Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Elementos da narrativa é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O texto narrativo
O texto narrativo é aquele que conta uma história, apresenta uma sequência de fatos e uma estrutura quase linear em princípio, meio e fim. Os textos narrativos são marcados por acontecimentos reais ou ficcionais.
O gênero narrativo sempre apresenta uma voz enunciativa, ou seja, a voz que conta a história: o narrador. Geralmente escrito em prosa o texto narrativo é estruturado com os seguintes elementos:
Espaço: trata-se do local onde se passa as ações, elas podem ocorrer em um espaço físico, em um espaço social ou em um espaço psicológico.
Tempo: relacionado a duração das ações e desenrolar dos fatos na história. Ele pode ser cronológico, quando se trata de acontecimentos marcados pelas horas de relógio ou em dias, meses, anos por um calendário, ou pode ser psicológico, quando se refere às lembranças e a imaginação das personagens.
Enredo: é a trama onde as ações ocorrem. O enredo é formado pelos acontecimentos desencadeados em determinado espaço e tempo, integrado a vivência das personagens.
Personagens: parte essencial e vital de uma narrativa. Elas podem ser protagonistas que desejam, tentam, conseguem algo, também vistas como principais. Elas podem ser antagonistas que dificultam, atrapalham e impedem que algo aconteça. Elas podem ser personagens secundárias que desempenham papéis menores, podendo ser coadjuvantes, quando ajudam as personagens principais em ações secundárias, ou figurantes que ajudam na caracterização de um espaço social.
Narrador é quem conta a história. Existem três tipos de narrador: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente. Narrador observador – narra os fatos em 3ª pessoa e mantém uma narrativa imparcial e neutra. Ele conhece os fatos, mas não participa das ações. Narrador onisciente – pode narrar tanto em 3ª pessoa quanto em 1ª pessoa. Há momentos na narrativa em que a voz do narrador se confunde com a voz dos personagens, pois esse tipo de narrador conhece as personagens e o enredo como um todo, nos mínimos detalhes, sua característica de onisciência se assemelha ao comportamento de Deus, lendo pensamentos e prevendo o futuro.
Os elementos estruturais de uma narrativa são fundamentais para desenvolver uma história interessante e criativa. Expor um enredo, apresentar personagens, compor tempo e espaço não é uma tarefa fácil para o arranjo de uma narrativa, requer engenho e maestria para que o resultado final de um texto seja compressivo.
QUESTÃO 1
O texto narrativo é um engenho literário, sua estrutura depende da criação de elementos fundamentais para sua compressão. Tomando como princípio a característica dos elementos narrativos, qual o elemento da narrativa é responsável em apresentar o conteúdo e a trama do texto?
a) Personagem.
b) Narrador.
c) Desfecho.
d) Enredo.
QUESTÃO 2
O narrador exerce um papel extraordinário ao contar uma história, suas marcas enunciativas revelam o seu potencial. Que narrador apresenta a função de desvendar pensamentos e prever o futuro?
QUESTÃO 3
As personagens são essenciais para o desenrolar dos fatos, e toda trama passa a ser vivência para elas. Considerando os tipos de personagens, qual delas apresenta um papel menor e pode ser coadjuvante?
SAIBA MAIS
Com o objetivo de abordar o assunto elementos da narrativa assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre o texto narrativo e sua estrutura.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0715) Identificar os elementos da narrativa: espaço, tempo, personagens, conflito, clímax, foco narrativo, desfecho. |
Referencial teórico: | FÁVERO, Leonor Lopes Coesão e Coerência Textuais. 9ª edição, São Paulo: Ática, 2002. KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os Segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto, 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007. |