You are currently viewing Língua Portuguesa – A metáfora em construção

Língua Portuguesa – A metáfora em construção

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Pxhere.com. Disponível em<https://pxhere.com/pt/photo/938037>. Acesso em: 15 de agosto de 2022.

A METÁFORA EM CONSTRUÇÃO

A metáfora é a figura de linguagem que consiste em uma comparação implícita, repleta de sugestividade e subjetividade.

Aquela jovem mulher é bela

Aquela jovem mulher é uma rosa ( metáfora)

A partir da palavra rosa é possível atribuir à jovem a qualidade da beleza.

A sala estava lotada.

A sala parecia um formigueiro. (metáfora)

A partir da palavra formigueiro é possível entender o estado da sala.

Considerada como uma figura de palavra ou semântica, a metáfora é também um recurso estilístico muito usado na literatura, na publicidade, no jornalismo e na pintura pois  alguns quadros remetem a metáforas visuais.

A metáfora está extremamente presente no cotidiano e de forma espontânea fazemos uso e nem sequer percebemos. Observe estes exemplos:

Falar pelos cotovelos” – uma pessoa que fala demais.

Manteiga derretida” – uma pessoa que chora facilmente.

Dar murro em ponta de faca” – insistir em algo que não tem solução.

Viajar na maionese” – falar algo que não tem sentido.

A metáfora é de fato uma comparação indireta que dispensa o uso dos elementos comparativos e o seu sentido é sugestivo. A comparação é direta e faz uso de elementos comparativos ou seja de conectivos que permitem ligar os termos comparados.

Observe os exemplos:

A cidade é uma fortaleza ( metáfora)

A cidade é como uma fortaleza (comparação)

As frases parecem idênticas, porém um pequeno detalhe difere uma da outra, o elemento comparativo “como”, este conectivo aponta a sútil diferença entre a metáfora e a comparação.

A metáfora, enquanto recurso expressivo apresenta um conhecimento  popular, é a mais conhecida das figuras de linguagem, e muito requisitada no âmbito da linguagem conotativa; por isso somos capazes de ver inúmeras interpretações em poemas, músicas e textos diversos.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

As metáforas são utilizadas pelas pessoas com base em diversos gêneros textuais, mas é no cotidiano a sua manifestação espontânea. Observe as expressões metafóricas abaixo e diga o que cada uma representa.

A) “Enxugar gelo”

B) “Deu um tiro no pé”

C) “Dedo duro “

D) “Luz no fim do túnel”

E) ” Menina dos olhos “

QUESTÃO 2

As metáforas facilitam a nossa forma de ver e perceber o mundo. Certa vez, um grande poeta chamado Camões definiu o amor com metáforas.

” O amor é fogo que arde e não se vê

É ferida que dói e não se sente

É um contentamento descontente,

É dor que desatina sem doer”

Agora chegou a sua vez! De forma metafórica faça uma breve definição do amor.

QUESTÃO 3

Tomando como base a presença de elementos comparativos. Classifique as frases abaixo em metáfora ou comparação

A) Meu coração é um diamante quebrado.

B) Agiu como um animal ao tomar aquela decisão.

C) Gastei rios de dinheiro e não vi resultados em meus cabelos.

D) A liberdade é como um pássaro inatingível.

 E) Ele tem a valentia de um leão!

F) A festa foi doce como um caramelo.

Fonte: Pexels.com. Disponível em<https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-close-up-da-cabeca-de-leao-2220336>. Acesso em: 15 de agosto de 2022.

QUESTÃO 4

Aponte a alternativa que melhor define uma metáfora:

(A) É uma substituição a partir de uma interdependência.

(B) É um exagero de ideias para definir algo.

(C) É uma comparação implícita, repleta de sugestividade.

(D) É uma suavização de ideias.

QUESTÃO 5

Selecone abaixo um exemplo acertivo de metáfora:

(A) Percorreu céus e mares.

(B) O sol enfureceu o céu com seu calor.

(C) Nada disse, silêncios e pensamentos.

(D) Naquele dia foi um animal em fúria.

SAIBA MAIS

Com o objetivo de abordar o assunto: a metáfora em construção, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre esta figura de linguagem.

CANAL REGINA CACIA “A metáfora em construção”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=hDYZTKzNUMM > Acesso em 15 ago. 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0422) Identificar o efeito de sentido produzido pelos elementos linguísticos, semióticos e estilísticos presentes nos diferentes gêneros textuais/discursivos
Referencial teórico: LAKOFF, L.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana [coord. de tradução Mara Sophia Zanotto]. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

 PAIVA, V. L. S. (Org.). Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998