Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A METÁFORA EM CONSTRUÇÃO
A metáfora é a figura de linguagem que consiste em uma comparação implícita, repleta de sugestividade e subjetividade.
Aquela jovem mulher é bela
Aquela jovem mulher é uma rosa ( metáfora)
A partir da palavra rosa é possível atribuir à jovem a qualidade da beleza.
A sala estava lotada.
A sala parecia um formigueiro. (metáfora)
A partir da palavra formigueiro é possível entender o estado da sala.
Considerada como uma figura de palavra ou semântica, a metáfora é também um recurso estilístico muito usado na literatura, na publicidade, no jornalismo e na pintura pois alguns quadros remetem a metáforas visuais.
A metáfora está extremamente presente no cotidiano e de forma espontânea fazemos uso e nem sequer percebemos. Observe estes exemplos:
“Falar pelos cotovelos” – uma pessoa que fala demais.
“Manteiga derretida” – uma pessoa que chora facilmente.
“Dar murro em ponta de faca” – insistir em algo que não tem solução.
“Viajar na maionese” – falar algo que não tem sentido.
A metáfora é de fato uma comparação indireta que dispensa o uso dos elementos comparativos e o seu sentido é sugestivo. A comparação é direta e faz uso de elementos comparativos ou seja de conectivos que permitem ligar os termos comparados.
Observe os exemplos:
A cidade é uma fortaleza ( metáfora)
A cidade é como uma fortaleza (comparação)
As frases parecem idênticas, porém um pequeno detalhe difere uma da outra, o elemento comparativo “como”, este conectivo aponta a sútil diferença entre a metáfora e a comparação.
A metáfora, enquanto recurso expressivo apresenta um conhecimento popular, é a mais conhecida das figuras de linguagem, e muito requisitada no âmbito da linguagem conotativa; por isso somos capazes de ver inúmeras interpretações em poemas, músicas e textos diversos.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
As metáforas são utilizadas pelas pessoas com base em diversos gêneros textuais, mas é no cotidiano a sua manifestação espontânea. Observe as expressões metafóricas abaixo e diga o que cada uma representa.
A) “Enxugar gelo”
B) “Deu um tiro no pé”
C) “Dedo duro “
D) “Luz no fim do túnel”
E) ” Menina dos olhos “
QUESTÃO 2
As metáforas facilitam a nossa forma de ver e perceber o mundo. Certa vez, um grande poeta chamado Camões definiu o amor com metáforas.
” O amor é fogo que arde e não se vê
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente,
É dor que desatina sem doer”
Agora chegou a sua vez! De forma metafórica faça uma breve definição do amor.
QUESTÃO 3
Tomando como base a presença de elementos comparativos. Classifique as frases abaixo em metáfora ou comparação
A) Meu coração é um diamante quebrado.
B) Agiu como um animal ao tomar aquela decisão.
C) Gastei rios de dinheiro e não vi resultados em meus cabelos.
D) A liberdade é como um pássaro inatingível.
E) Ele tem a valentia de um leão!
F) A festa foi doce como um caramelo.
QUESTÃO 4
Aponte a alternativa que melhor define uma metáfora:
(A) É uma substituição a partir de uma interdependência.
(B) É um exagero de ideias para definir algo.
(C) É uma comparação implícita, repleta de sugestividade.
(D) É uma suavização de ideias.
QUESTÃO 5
Selecone abaixo um exemplo acertivo de metáfora:
(A) Percorreu céus e mares.
(B) O sol enfureceu o céu com seu calor.
(C) Nada disse, silêncios e pensamentos.
(D) Naquele dia foi um animal em fúria.
SAIBA MAIS
Com o objetivo de abordar o assunto: a metáfora em construção, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre esta figura de linguagem.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0422) Identificar o efeito de sentido produzido pelos elementos linguísticos, semióticos e estilísticos presentes nos diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referencial teórico: | LAKOFF, L.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana [coord. de tradução Mara Sophia Zanotto]. Campinas: Mercado das Letras, 2002. PAIVA, V. L. S. (Org.). Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998 |