A atividade evidencia uma realidade no mundo do trabalho e na sociedade contemporânea: o uso das Redes Sociais como o Facebook e o Mundo Virtual que estão muito presentes no nosso cotidiano, interferindo nas nossas atitudes, nas relações sociais e até em nossa saúde.
Atividade 1
Leia o texto Homo digitalis, do autor Roberto Dias e imagine a cena e o local onde ocorre o diálogo. Depois registre no caderno a sua opinião sobre o uso das redes sociais no ambiente de trabalho.
Homo digitalis
Cena de escritório:
– No Facebook de novo, Agnelo? Cadê meu relatório?
– (olhos fixos na tela) Aqui.
– E por que esse relatório não estava mais cedo na minha mesa? Vou ter que regular a internet de todo mundo por sua causa? O que é isso?
–Isso o quê?
– Isso que você postou no Facebook.
– Eu posto várias coisas no Facebook. Não sei do que está falando. – (lendo post) ´´ Chegou a gentalha para estragar a minha felicidade.
#naomexenaminhainternet.“
Personagem de um esquete […] de humor, o tal chefe significa muito da vida real. Está cada vez mais difícil capturar a atenção das pessoas. O impacto da tecnologia, sobre o ser humano é brutal.
O Facebook reina no tempo gasto on-line, um pedaço cada vez maior da vida humana- um internauta brasileiro navega cerca de 30 horas por mês.
Sutil e rapidamente, a maneira de enxergar o mundo muda. […]
Fonte: DIAS, Roberto. Homodigitalis. Folha de S. Paulo
São Paulo, 19 jul. 2014. A -2
Atividade 2
Acesse o link:
E leia o texto com atenção. A seguir, pesquise no dicionário as palavras que você desconhece seus significados.
Atividade 3
Agora você vai refletir e registrar no caderno sua resposta:
As mercadorias e as tecnologias que são resultados dos recentes avanços tecnológicos são acessíveis a todos? Por quê?
Atividade 4
Acesse o link abaixo e preste muita atenção na letra da música e nas imagens. Agora responda baseado no vídeo e registrando a resposta para a seguinte questão: O aumento da população das cidades acarretou, de modo geral uma série de problemas. Você consegue e numerar alguns deles?
Link: https://www.youtube.com/watch?v=j0OCVXZ9a7A
Saiba Mais | Referências:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/servicos/53515-o-perigo-das-fake-news-para-nossa-saude
Componente(s) Curricular(res) | Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAGEO0604): Entender questões vinculadas ao direito territorial do cidadão. É possível fazer uma integração com Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, conforme os objetivos abaixo: (EAJALP0658): Planejar e apresentar cenas curtas dramáticas. (EAJACI0620): Analisar os impactos (positivos e negativos) do desenvolvimento científico e dos recursos tecnológicos na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida. |
Professor: | Gilda de Assis Correia |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Izabel Esperidião Jorge |
CRE: | Maria Thomé Neto |
EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries