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Matemática – Desvendando as pirâmides

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Quem são as pirâmides?

Em geometria, as pirâmides são sólidos (figuras em 3D) compostas por uma base poligonal e faces triangulares que se encontram em um ponto, chamado vértice

Imagem: canva.com/pirâmide_https://acesse.one/I58XW

Elementos

Os elementos de uma pirâmide incluem:

Imagem: canva.com/pirâmide_https://acesse.one/I58XW

  • Base: um polígono qualquer situado no plano inferior.
  • Vértice: um ponto no qual todas as arestas laterais se encontram.
  • Arestas Laterais: segmentos de reta que ligam a base ao vértice.
  • Altura: distância perpendicular do vértice ao plano da base. 
  • Faces: triângulos formados pelas arestas laterais e pela base.

Embora as pirâmides não sejam visualizadas com frequência no nosso cotidiano, elas podem ser encontradas, por exemplo, na arquitetura,  nas representações gráficas ( cadeia alimentar)  e em embalagens.

Imagem: canva.com/pirâmide_https://acesse.one/I58XW

A nomenclatura das pirâmides

Os nomes das pirâmides são baseados de acordo com o polígono da sua base. Segue alguns exemplos na tabela abaixo.

Observe que se somarmos o número de vértices(V) com o número de faces(F) obtemos o número de arestas(A) adicionado a 2.

V+F = A+2

Essa igualdade é conhecida como relação de Euler (Matemático e Físico suiço).

A planificação das pirâmides

Planificar uma pirâmide é o mesmo que desenhá-la em uma uma superfície plana, como uma folha de papel.

Veja alguns exemplos:

Pirâmide de Base Triangular

Imagem: canva.com/pirâmide_https://acesse.one/I58XW

Pirâmide de Base Quadrangular

Imagem: canva.com/pirâmide_https://acesse.one/I58XW

Ficamos por aqui, até o próximo.

QUESTÃO 01

Determine o número de vértices, arestas e faces de uma pirâmide de

A) Base Quadrangular.

B) Base Hexagonal.

C) Base Octogonal.

QUESTÃO 02

Desenhe a planificação das seguintes pirâmide:

Imagem: canva.com/pirâmide_https://acesse.one/I58XW

QUESTÃO 03

Observe as pirâmides abaixo.

Imagem: canva.com/pirâmide_https://acesse.one/I58XW

Podemos afirmar que os nomes das pirâmides I, II e III, são, respectivamente:

(A) Pirâmide de base triangular, Pirâmide de base pentagonal e Pirâmide de base octogonal.

(B) Pirâmide de base hexagonal, Pirâmide de base octogonal e Pirâmide de base octogonal.

(C) Pirâmide de base hexagonal, Pirâmide de base heptagonal e Pirâmide de base triangular.

(D) Pirâmide de base pentagonal, Pirâmide de base octogonal e Pirâmide de base triangular.

QUESTÃO 04

A única afirmação correta entre as seguintes é a

(A) O número de vértices de uma pirâmide é sempre maior que o número de arestas.

(B) As faces laterais das pirâmides são todas quadrangulares.

(C) O número de vértices de uma pirâmide é sempre igual ao número de faces.

(D) Uma pirâmide de base pentagonal possui 6 faces laterais.

SAIBA MAIS

Assista o vídeo, no canal do prof. Hélio, para saber mais um pouco sobre prismas e pirâmides.

Canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0622) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do polígono da base.
(EJAMA0623) Planificar prismas e pirâmides identificando seus elementos.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.