You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos do campo da vida pública:  traduzindo opiniões em palavras

Língua Portuguesa – Textos do campo da vida pública: traduzindo opiniões em palavras

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

  Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-fazendo-diferentes-atividades-ilustracao_1169245.htm#page=14&query=CRIAN%C3%87A%20COMPUTADOR%20DESENHO&position=24&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – TEXTOS DO CAMPO DA VIDA PÚBLICA: T

Textos do campo da vida pública: traduzindo opiniões em palavras

OLÁ ESTUDANTE!

O QUE VOCÊ SABE SOBRE RESENHAS, CARTAS DE LEITOR E DE RECLAMAÇÃO?

RESENHA É A SÍNTESE DE UMA OBRA, É O RESUMO ACOMPANHADO POR ANÁLISES OU OBSERVAÇÕES ADICIONAIS.

A RESENHA TEM COMO OBJETIVO DIVULGAR A OBRA, COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES SOBRE ELA E ORIENTAR O LEITOR, FORNECENDO INSIGHTS E OPINIÕES PARA AJUDÁ-LO A DECIDIR SE DESEJA LER A OBRA OU NÃO.

AS INFORMAÇÕES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM UMA RESENHA, SÃO:

  • IDENTIFICAÇÃO OBRA E DO AUTOR.
  • SÍNTESE OBJETIVA DO CONTEÚDO DA OBRA.
  • OPINIÕES SOBRE A QUALIDADE DA OBRA.
  • PÚBLICO-ALVO E RECOMENDAÇÃO.
  • CONCLUSÃO QUE RESUME OS PONTOS PRINCIPAIS DA RESENHA E REFORÇA A OPINIÃO GERAL DO AUTOR SOBRE A OBRA.

VEJA O EXEMPLO DE RESENHA:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

A CARTA DO LEITOR É UMA CORRESPONDÊNCIA FREQUENTEMENTE PUBLICADA EM JORNAIS E REVISTAS, NA QUAL OS LEITORES TÊM A OPORTUNIDADE DE EXPRESSAR SUAS OPINIÕES E PONTOS DE VISTA.

ESTE ESPAÇO PARA OS LEITORES OPORTUNIZA A INTERAÇÃO COM O VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, COMPARTILHANDO PONTOS DE VISTA SOBRE NOTÍCIAS, REPORTAGENS, PESQUISAS OU QUALQUER OUTRO TEMA ATUAL.

A CARTA DE RECLAMAÇÃO É EMPREGADA QUANDO ALGUÉM EXPRESSA UM PROBLEMA, A UM PRODUTO, AÇÃO, OU ATITUDE, DIRECIONANDO-A A UM DESTINATÁRIO ESPECÍFICO, QUE TEM A CAPACIDADE DE RESOLVER A SITUAÇÃO.

AS INFORMAÇÕES QUE  NÃO PODE FALTAR NA CARTA DE RECLAMAÇÃO, SÃO:

  • IDENTIFICAÇÃO DO REMETENTE, QUEM ESCREVE A CARTA.
  • IDENTIFICAÇÃO DO DESTINATÁRIO, QUEM RECEBERÁ A CARTA.
  • DESCRIÇÃO CLARA DO PROBLEMA.
  • DOCUMENTAÇÃO OU EVIDÊNCIAS.
  • IMPACTO DA RECLAMAÇÃO E EXPECTATIVAS DE RESOLUÇÃO.
  • DESPEDIDA FORMAL E ASSINATURA COM ALGUM DADO DO REMETENTE.

E VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE RESUMO E RESENHA?

O RESUMO É UMA REDUÇÃO DO TEXTO ORIGINAL, TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL CONDENSAR AS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS DE UMA OBRA, DESTACANDO OS PONTOS PRINCIPAIS DO CONTEÚDO.

A RESENHA VAI ALÉM DO SIMPLES RESUMO AO INCLUIR UMA ANÁLISE CRÍTICA E UMA AVALIAÇÃO PESSOAL SOBRE A OBRA.

Atividades

QUESTÃO 1

HÁ VÁRIOS TIPOS DE CARTA E, PARA CADA TIPO, EXISTE UMA FINALIDADE. TEMOS CARTAS PESSOAIS, CARTA DE SOLICITAÇÃO, CARTA COMERCIAL, CARTA DE RECLAMAÇÃO, DENTRE OUTRAS. A CARTA DE RECLAMAÇÃO É EMPREGADA QUANDO ALGUÉM EXPRESSA UM PROBLEMA. LEIA A CARTA ABAIXO:

A) APÓS A LEITURA DA CARTA, OBSERVE COM ATENÇÃO E IDENTIFIQUE CADA UM DOS ELEMENTOS:

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-usando-um-adesivo-de-personagem-de-desenho-animado-de-laptop_16851299.htm#page=5&query=CRIAN%C3%87A%20COMPUTADOR%20DESENHO&position=33&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022

B) O QUE VOCÊ FARIA SE ESTE FATO RELATADO NA CARTA DE RECLAMAÇÃO TIVESSE ACONTECIDO COM VOCÊ?

_______________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

A CARTA DO LEITOR É 

(A) UMA COMUNICAÇÃO PRIVADA TROCADA ENTRE AMIGOS PRÓXIMOS PARA DISCUTIR EVENTOS SOCIAIS.

(B) UMA CORRESPONDÊNCIA ESCRITA POR JORNALISTAS EXPRESSANDO SUAS OPINIÕES SOBRE ASSUNTOS ATUAIS.

(C) UMA CORRESPONDÊNCIA FREQUENTEMENTE PUBLICADA EM JORNAIS E REVISTAS, NA QUAL OS LEITORES TÊM A OPORTUNIDADE DE EXPRESSAR SUAS OPINIÕES E PONTOS DE VISTA.

(D) UMA CARTA FORMAL ENVIADA POR EMPRESAS A SEUS CLIENTES EM RESPOSTA A RECLAMAÇÕES OU SUGESTÕES.

QUESTÃO 3

VOCÊ SABE O QUE É UMA RESENHA? A RESENHA É A SÍNTESE DE UMA OBRA, É O RESUMO ACOMPANHADO POR ANÁLISES OU OBSERVAÇÕES ADICIONAIS. LEIA A RESENHA SEGUINTE:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

O PRINCIPAL OBJETIVO DA RESENHA DO LIVRO “DA MINHA JANELA” É:

(A) CRITICAR.

(B) RESUMIR.

(C) ARGUMENTAR.

(D) CONVENCER.

QUESTÃO 4

QUE TAL PRODUZIR UMA RESENHA DE UM LIVRO QUE VOCÊ LEU? ESCOLHA UM LIVRO E FAÇA O SEU TEXTO. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR TODOS OS ELEMENTOS DA RESENHA.


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF12LP08-B) Reconhecer o tema/assunto de textos do campo da vida pública, como: fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil.
(EF12LP08-C) Compreender a situação comunicativa, locutor, interlocutor, informação e esfera de circulação, em textos do campo da vida pública.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda doprofessor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.