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Ciências da Natureza – Cerrado brasileiro

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Fonte: Mariana Araguaia (acervo pessoal).

CERRADO BRASILEIRO

O Cerrado é o segundo maior domínio morfoclimático do Brasil e a savana com a maior biodiversidade do mundo. Essa vasta extensão territorial se concentra nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí e São Paulo – além do Distrito Federal. Essa região é conhecida como o “Berço das Águas”,  devido à sua importância na formação de várias bacias hidrográficas, contribuindo significativamente para a disponibilidade de recursos hídricos no Brasil.

A vegetação do Cerrado, adaptada à sazonalidade climática da região central do Brasil, exibe uma paisagem caracterizada por árvores de pequeno porte, arbustos e gramíneas resistentes. 

Raízes profundas buscam água em camadas mais profundas durante períodos de seca, troncos resistentes ao fogo protegem contra incêndios, e folhas apresentam adaptações xeromórficas, reduzindo a perda de água por transpiração.

Essas plantas contribuem para evitar a erosão do solo, regulam a umidade do ar, promovem a biodiversidade e resistência a pragas, participam do ciclo de nutrientes do solo e sustentam ecossistemas.

O potencial hídrico do Cerrado é notável, desafiando a associação com a seca. Com uma complexa rede hidrográfica, o bioma contribui crucialmente para o abastecimento de água em diferentes regiões do Brasil, revelando sua inter-relação com os recursos hídricos nacionais.

O clima sazonal, marcado por seca prolongada, altas temperaturas e incêndios naturais, favorece a sobrevivência e reprodução das plantas. 

As características climáticas do Cerrado variam conforme as estações, com a estação seca apresentando elevadas temperaturas, baixa umidade e chuvas escassas. Já a estação chuvosa mantém temperaturas elevadas, aumenta a umidade e traz chuvas intensas e regulares.

Infelizmente, a expansão agrícola, desmatamento e atividades humanas ameaçam a integridade do Cerrado. A falta de conhecimento e de iniciativas com a intencionalidade de cuidar desse bioma resulta em práticas prejudiciais.

Assim, a conservação do Cerrado é vital não apenas para proteger sua biodiversidade, mas também para manter a qualidade do solo e a estabilidade climática regional e global, destacando a importância de medidas de proteção para evitar impactos adversos nesse ecossistema. Afinal, com riqueza biológica e potencial hídrico, o Cerrado é um tesouro natural a ser valorizado e protegido.

QUESTÃO 1

O ipê-amarelo é uma árvore típica do Cerrado, cuja encantadora floração ocorre geralmente entre os meses de julho a setembro.

ROCHA, Heris Luiz Cordeiro. Ipê Amarelo. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ip%C3%AA_Amarelo.jpg>. Acesso em 27/11/2023.

As plantas típicas do Cerrado apresentam determinadas especificidades, tais como

(A) folhas grandes, largas e brilhantes.
(B) raízes curtas, grossas e aparentes.
(C) “casca grossa” e troncos retorcidos.
(D) floração durante os meses do ano.


Analise, a seguir, as informações referentes à temperatura, umidade e pluviosidade em um determinado dia, na cidade de Goiânia – Goiás. Elas serão importantes para responder às questões 2 a 4:

The Weather Channel. Goiânia, Goiás, Brazil. Weather today. Disponível em <https://weather.com/weather/today/l/-16.69,-49.26?par=google>. Acesso em 27/11/2023.

The Weather Channel. Goiânia, Goiás, Brazil. Weather today. Disponível em <https://weather.com/weather/today/l/-16.69,-49.26?par=google>. Acesso em 27/11/2023.

QUESTÃO 2

As características típicas do Cerrado, identificadas nos gráficos, são

(A) alta umidade e pouca chuva.
(B) baixas temperatura e umidade.
(C) alta temperatura e baixa umidade.
(D) muitas chuvas e ventos constantes.

QUESTÃO 3

As características referentes à temperatura, umidade e pluviosidade apresentadas nos gráficos são características de qual estação do ano, no Cerrado? Ela tende a ocorrer em quais meses do ano?

QUESTÃO 4

Leia abaixo um texto adaptado do site “Coisas do Cerrado”, do site da Universidade Estadual Paulista (Unesp):

Fogo!

No Cerrado, o fogo desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade, apesar de parecer contraditório. O clima quente e seco, aliado ao acúmulo de biomassa seca, propicia incêndios naturais e provocados pelo homem. A temperatura durante as queimadas pode atingir 800ºC no ar, mas no solo, ela é momentânea, alcançando apenas 5 cm de profundidade. Isso protege os sistemas radiculares e caules subterrâneos, permitindo a sobrevivência da vegetação.

O rebrotamento após as queimadas renova a paisagem, e o fogo facilita a germinação de sementes impermeáveis à água, ao causar fissuras. As cinzas resultantes da queima disponibilizam nutrientes de volta ao solo, anteriormente indisponíveis, e impedem a perda de minerais por causa da lixiviação (remoção de nutrientes pela água). 

As queimadas também transformam a paisagem, reduzindo a densidade de árvores e arbustos sensíveis ao fogo, abrindo espaço para espécies arbustivas. Após algumas décadas, as árvores crescem novamente, mantendo a diversidade de fisionomias e espécies no Cerrado.

MARTIN, José Guilherme P. Fogo! Coisas do Cerrado. Disponível em <https://www2.ibb.unesp.br/departamentos/Educacao/Trabalhos/coisasdecerrado/FOGO/fogodocerrado.htm>. Acesso em 27/11/2023.

O texto lido por você indica os benefícios do fogo para o Cerrado. Entretanto, é também sabido que as queimadas estão entre os principais fatores que comprometem a conservação do Cerrado. Qual seria, então, a diferença entre esses eventos para que um possa ser considerado benéfico e o outro, maléfico à biodiversidade do Cerrado?

SAIBA MAIS

A qualidade de vida humana e a qualidade ambiental estão intimamente relacionadas. Afinal, a espécie humana não só faz parte da natureza como tem significativa capacidade de modificar os ambientes naturais e urbanizados. No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia abordará sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Que tal conhecê-los?

Canal Mariana Araguaia “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Disponível em https://youtu.be/-QuwK2LdH14. Acesso em ago. 2022.
AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Habilidade(EF07CI07-A) Identificar as características do Cerrado, destacando seu predomínio em Goiás e seu potencial hídrico.
ReferênciasBRASIL. Biomas. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em <https://antigo.mma.gov.br/biomas.html>. Acesso em 02/02/2024.

______. Exposição Cerrado Patrimônio dos Brasileiros – Clima. Universidade de Brasília. Disponível em <http://cerrado.museuvirtual.unb.br/index.php/meios/clima>. Acesso em 05/02/2024.

______. Patrimônio Mundial Cultural e Natural. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/29>. Acesso em 02/02/2024.

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

DREWS, Yana Marull; GARDA, Angela Barbara; MORITA, João Paulo; BERLINCK, Christian Niel. O Fogo e o Cerrado. Brasília . ICMBio . 2016. Disponível em <https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/educacao_ambiental/livro-o_fogo_e_o_cerrado-vfmenor.pdf>. Acesso em 05/02/2024.

EBC. Florada de ipês-amarelos começa a colorir o Distrito Federal. Agência Brasil. Disponível em <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-07/florada-de-ipes-amarelos-comeca-colorir-o-distrito-federal#:~:text=A%20flora%C3%A7%C3%A3o%20do%20ip%C3%AA%2Damarelo,influenciada%20pela%20intensidade%20da%20esta%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em 02/02/2024.

FIDELIS. Alessandra Tomaselli. O fogo pode ser um importante aliado na conservação do Cerrado. Jornal da Unesp. Disponível em <https://jornal.unesp.br/2022/11/29/o-fogo-pode-ser-um-importante-aliado-na-conservacao-do-cerrado>. Acesso em 05/02/2024.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 02/02/2024.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 02/02/2024.

GRANDO, Carolina; OLIVEIRA, Giancarlo Conde Xavier. As adaptações das plantas às condições do cerrado brasileiro. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS LGN 5799 – Seminários em Genética e Melhoramento de Plantas. Disponível em <http://www.esalq.usp.br/departamentos/lgn/pub/seminar/CGrando-200801-Resumo.pdf>. Acesso em 02/02/2024.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

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UNESP. Fogo! Coisas do Cerrado. Disponível em <https://www2.ibb.unesp.br/departamentos/Educacao/Trabalhos/coisasdecerrado/FOGO/fogodocerrado.htm>. Acesso em 02/02/2024.