Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
A história analisa e interpreta as ações humanas no tempo e espaço, buscando produzir sentido e compreensão no presente sobre o passado estudado. Nesta atividade abordaremos as instituições representativas dos diferentes grupos sociais na Roma Antiga e estabeleceremos relações com o presente no Brasil. Então …
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Sobre o Poder Legislativo leia a definição abaixo:
“O Poder Legislativo Federal é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe de duas casas legislativas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. São funções típicas do Poder Legislativo legislar e fiscalizar. […]
Determine o significado de legislar e fiscalizar e dê exemplos dessas ações por parte do Poder Legislativo federal. Anote em seu caderno.
Questão 2
Faça a tabela abaixo em seu caderno e complete-a.
O que foram as Secessios plebis? | Elas tiveram consequências? | Quais? |
Questão 3
Observe as tabelas e os gráficos abaixo e em seguida faça o que se pede:
Disponível em:<https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html>. Acesso em: 17 ago. 2022.
Disponível em:<https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/10/09/apenas-4-dos-candidatos-eleitos-para-cargos-de-senador-e-deputado-estadual-e-federal-sao-pretos.ghtml>. Acesso em: 17 ago. 2022.
Disponível em:<https://medium.com/mulheres-de-produto/talk-cultura-empresarial-diversidade-inclusao-a70f9f56b267>. Acesso em: 17 ago. 2022.
Diponível em:<https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/saiba-tudo-sobre-a-nova-composicao-da-camara-e-do-senado-federal>. Acesso em: 17 ago. 2022.
Observando os gráficos e suas respectivas representações, reflita e responda. Os pretos, pardos e as mulheres têm representatividade no Senado Brasileiro? Explique.
SAIBA MAIS
perte o play e se divirta com o conhecimento, descobertas e desafios propostos neste vídeo.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6-ano/
Habilidade: | (GO-EF06HI11-A) Conhecer as configurações sociais e políticas, bem como os conflitos no período monárquico e republicano da Roma Antiga, relacionando tais configurações à organização social e política brasileira na contemporaneidade. (EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas. |
Referencial teórico | Senado Federal. Disponível em:<https://www12.senado.leg.br/institucional/sobre-atividade>. Acesso em: 17 ago. 2022. CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em: <www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2022. MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em:<www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF>. Acesso em: 17 ago. 2022. |