Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Ciências é destinada a estudantes do 1º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS PARA ÁUDIO
NO ANO DE 2013, AS MENSAGENS DE VOZ INAUGURARAM UM CAPÍTULO NA ROTINA DE INÚMERAS PESSOAS. IMPULSIONADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19, APLICATIVOS DE MENSAGENS QUE VIABILIZAM O COMPARTILHAMENTO DE ÁUDIOS, COMO WHATSAPP E TELEGRAM, GANHARAM DESTAQUE AO PERMITIR QUE TRABALHADORES CONTINUASSEM SUAS RESPONSABILIDADES E FUNÇÕES.
DE ACORDO COM PESQUISAS RECENTES E DA CONFIRMAÇÃO DO TRABALHO REMOTO, ESSAS FERRAMENTAS MANTERÃO SEU LUGAR NO DIA A DIA DE INÚMEROS PROFISSIONAIS.
PARA CRIAR BOAS MENSAGENS DE ÁUDIOS DE TRABALHO É PRECISO: PLANEJAR O QUE IRÁ DIZER, ORGANIZAR SUAS IDEIAS, ESCOLHER UM LOCAL ADEQUADO PARA A GRAVAÇÃO, TESTAR O EQUIPAMENTO QUE IRÁ UTILIZAR, FALAR COM CORDIALIDADE E OUVIR O ÁUDIO ANTES DE ENCAMINHÁ-LO.
QUESTÃO 1
A FUNCIONALIDADE DE ENVIO DE MENSAGENS DE VOZ PERMITE:
A) MAIOR COMPLEXIDADE NA COMUNICAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS.
B) UMA CONEXÃO MAIS FRÁGIL ENTRE OS UTILIZADORES.
C) UMA CONEXÃO MAIS SEGURA E ÁGIL ENTRE OS UTILIZADORES.
D) UM AUMENTO NA DIFICULDADE DE ENVIAR MENSAGENS.
QUESTÃO 2
SEGUNDO A PLATAFORMA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA, EM 2021 O BRASIL REGISTROU 423.217 ACIDENTES DE TRABALHO, MÉDIA DE 1.159 REGISTROS POR DIA. INDIQUE QUAIS ALTERNATIVAS O (A) TRABALHADOR(A) DEVE SEGUIR PARA EVITAR ACIDENTES NO TRABALHO.
A) ENTENDER A IMPORTÂNCIA DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPIs E USÁ-LOS.
B) PRESTAR ATENÇÃO NO TRABALHO QUE ESTÁ REALIZANDO.
C) SEGUIR AS REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DE SUA ATIVIDADE.
D) IGNORAR OS RISCOS DA ATIVIDADE QUE REALIZA.
QUESTÃO 3
VOCÊ CONHECE O ABRIL VERDE?
O DIA 28 DE ABRIL É CONHECIDO COMO O DIA MUNDIAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. A CAMPANHA ABRIL VERDE FOI CRIADA PARA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE OS RISCOS DOS ACIDENTES DE TRABALHO, DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS E FORMAS DE PREVENÇÃO.
EM SUA OPINIÃO, COMO SERIA PARA O TRABALHADOR SE NÃO EXISTISSEM LEIS PARA AMPARÁ-LO EM CASOS DE ACIDENTES DE TRABALHO?
QUESTÃO 4
LEIA A TABELA A SEGUIR PARA CONHECER ALGUMAS DICAS DE COMO FAZER ÁUDIOS PARA SE COMUNICAR MELHOR NO TRABALHO.
QUESTÃO 5
É A IMPORTANTE ESCOLHER UM LOCAL SILENCIOSO E LIVRE DE DISTRAÇÕES AO PRODUZIR UM ÁUDIO DE TRABALHO PARA:
A) TER UM FUNDO SONORO INTERESSANTE NA GRAVAÇÃO.
B) TORNAR A GRAVAÇÃO MAIS LONGA E DETALHADA.
C) EVITAR PROBLEMAS DE CLAREZA E QUALIDADE DO ÁUDIO.
D) ADICIONAR UM TOQUE PESSOAL À MENSAGEM.
QUESTÃO 6
IMAGINE QUE VOCÊ É UM MEMBRO DA CIPA DO LOCAL ONDE TRABALHA E PRECISA COMPARTILHAR COM SEU GRUPO, UMA MENSAGEM SOBRE NOVA MEDIDA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES.
UTILIZE OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ APRENDEU NESTA ATIVIDADE, CRIE UMA MENSAGEM DE ÁUDIO PARA SER COMPARTILHADA VIA WHATSAPP E ENCAMINHE COMO TESTE PARA SEU COLEGA DE CLASSE.
QUER MELHORAR A QUALIDADE DOS SEUS ÁUDIOS QUE COMPARTILHA NO GRUPO DE TRABALHO? ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR.
Fonte: Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=yyWiXpOQWUg
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0273) Produzir textos orais em áudio e vídeo de temas da vida cotidiana. (EAJACI0206) Discutir e propor dicas e hábitos de prevenção de acidentes domésticos e do trabalho. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://blog-pt.checklistfacil.com/prevencao-de-acidentes/ – acesso em 18/08/2022 http://segmedcampos.com/blog/10-dicas-para-prevenir-acidentes-e-doencas-ocupacionais/ – 17/08/2022 |