Esta atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 4ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Na linguagem escrita, os sinais de pontuação são utilizados para demonstrar sentimentos, emoções, intenções de quem escreve, e também a entonação da voz que está sendo registrada. Em um diálogo, utiliza-se com frequência; o ponto final [ . ] dois pontos [ : ], o ponto de exclamação [ ! ], o ponto de interrogação [ ? ] e o travessão [ _ ] . No processo de comunicação, também são utilizados alguns símbolos que transmitem mensagens que são universais. Nesta atividade, você aprenderá sobre sinais de pontuação utilizados em diálogos e símbolos que são usados como legenda.
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
No cotidiano, convive-se com símbolos, palavras e sinais gráficos que contribuem para que a comunicação humana aconteça. Os símbolos abaixo são utilizados como legendas. Espera-se que ao vê-los, o leitor compreenda imediatamente a mensagem que eles comunicam. Observe cada um deles e responda as questões a seguir.
A) As imagens que você vê estão acompanhadas de algum tipo de texto?
B) Você consegue compreender as mensagens que estes símbolos comunicam?
C) Em quais lugares você encontra estes símbolos?
Questão 2
Agora, observe novamente os símbolos que funcionam como legenda e seus significados. Confira se você acertou as mensagens que eles transmitem.
Questão 3
Leia a tabela a seguir para saber mais sobre os sinais de pontuação e seus usos.
Questão 4
Leia, em voz alta, o trecho da crônica De areia, de autoria de Luis Fernando Veríssimo e observe como os sinais de pontuação representam a entonação da voz.
De areia
O homem estava caminhando na praia e passou por um garoto que fazia uma construção de areia. Parou para olhar. Lembrou-se do seu tempo de garoto, quando também gostava de fazer aquilo.
_ Bonito, o seu castelo de areia – disse o homem para o garoto.
O garoto olhou para o homem. Depois falou:
_ Não é castelo.
_ O que é então?
_ Condomínio fechado. (…)
Veríssimo, Luis Fernando. Ironias do tempo/Luis Fernando Veríssimo; organização Adriana Falcão e Isabel
Falcão. _ 1ª ed. _ Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
Questão 5
A partir do que você leu sobre os sinais de pontuação na tabela da questão 3 , crie um pequeno diálogo utilizando os sinais de pontuação e as informações comunicadas pelas legendas.
Questão 6
As orações abaixo estão pontuadas corretamente, mas tem significados diferentes. Explique.
a) Ele comeu?
b) Ele comeu.
c) Ele comeu!
Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 10) para impressão ) clicando aqui: ttps://drive.google.com/drive/folders/1gn9kot4rGQg4PKuVPALVNbfmquq16VWm?usp=sharing
Saiba mais
Assista ao vídeo para compreender na prática o uso dos sinais de pontuação.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0359) Estudar o uso dos dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e travessão em diálogos (discurso direto). (EAJAGE0312) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano (acessibilidade, inclusão, trânsito e outros) como tipos de legendas. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. Veríssimo, Luis Fernando. Ironias do tempo/Luis Fernando Veríssimo; organização Adriana Falcão e Isabel. Falcão. _ 1ª ed. _ Rio de Janeiro: Objetiva, 2018. |