Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
LUZ E CORES
De forma geral, a espécie humana apresenta a capacidade de interpretar e distinguir cores através da luz circundante. Assim, nossa percepção visual é capaz de apreender parte do espectro eletromagnético, revelando-nos o mundo em uma variedade de cores que fascinam e encantam.
As ondas eletromagnéticas são formadas pela oscilação de cargas elétricas – como os elétrons. Elas são longitudinais, já que a perturbação e a oscilação têm a mesma direção.
Tais ondas, no vácuo, se deslocam “à velocidade da luz”. Assim, elas não dependem de meio material para propagação. Nas situações em que há esse meio, elas podem refletir de maneira regular (em superfícies lisas e planas) ou difusa (em superfícies irregulares). Já quando uma onda eletromagnética se propaga de um meio para outro, alterando a sua velocidade, dizemos que ocorreu a refração.
Em todo o espectro eletromagnético, o espectro visível, que é a faixa em que a espécie humana pode ver, é significativamente pequeno. Ele inclui sete cores principais, cada uma correspondendo a um comprimento de onda específico: vermelho (700 nm), laranja (600 nm), amarelo (580 nm), verde (550 nm), azul (475 nm), anil (450 nm) e violeta (400 nm)
Dessa maneira, a compreensão das cores está diretamente relacionada às ondas eletromagnéticas, especialmente a luz. Assim, a cor de um objeto é determinada pelos comprimentos de onda nos quais ele reflete, através de impulsos nervosos gerados por células chamadas cones, presentes na retina dos nossos olhos.
Eles detectam as cores vermelha, verde e azul, sendo as demais cores formadas pelas suas combinações. Na retina, há também outras células, denominadas bastonetes, que auxiliam na percepção da luminosidade e, portanto, na formação das imagens formadas pelos olhos.
Ao compreendermos a relação entre a cor de um objeto e a cor da luz que o ilumina, apreciamos melhor a beleza que a luz e os núcleos conferem à nossa existência.
QUESTÃO 1
A dispersão das cores do espectro visível de luz é um fenômeno óptico. Sobre ele, pode-se afirmar que, quando a luz do Sol atravessa gotas d’água da atmosfera
(A) ocorrem outros dois outros fenômenos: os relâmpagos e os trovões.
(B) há a refração da água atmosférica, formando o alaranjado do pôr-do-sol.
(C) ocorre a decomposição da cor branca, formando as cores do arco-íris.
(D) formam-se cores, em ordem aleatória, de acordo com a hora do dia.
QUESTÃO 2
Marcela, recentemente, resolveu comercializar camisetas com estampas no estilo tie-dye.
Inicialmente, Marcela tem pouco recurso para arcar com as mais diversas cores de tinta para os pedidos de seus clientes. Nesse sentido, as cores essenciais para o início desse novo projeto são
(A) verde, azul e vermelho, que são cores primárias.
(B) vermelho, azul e amarelo, que são cores primárias.
(C) laranja, roxo e verde, que são cores secundárias.
(D) vermelho, o azul e o amarelo, que são cores secundárias.
QUESTÃO 3
Márcio gosta muito de rock n’ roll e, conforme muitos integrantes das bandas que ele curte, a cor preta é a sua preferida ao se vestir. Ao estudar sobre as cores nas aulas de Ciências, ele perguntou ao professor se a cor de sua vestimenta poderia interferir em algo no seu dia a dia, como o conforto ou mesmo o aprendizado. O professor indicou a leitura do artigo a seguir, da BBC News Brasil:
Link texto: https://www.bbc.com/portuguese/geral-40448655
Que explicações poderiam ser dadas pelo professor? Desenvolva o raciocínio com suas próprias palavras.
QUESTÃO 4
Ana Catarina é uma excelente fotógrafa. Ao retratar uma a imagem abaixo, muitas pessoas perguntaram a ela por que os limões aparecem “distorcidos” atrás do copo. Elabore essa explicação, com base no que aprendeu sobre as ondas eletromagnéticas.
SAIBA MAIS
Por que será que o eletrodoméstico “micro-ondas” tem esse nome? Será que existe alguma relação com o que tem estudado? Encontre essas respostas no vídeo abaixo, da professora Mariana Araguaia.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 16/06/2023. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 16/06/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. OLIVEIRA, Carlos L. Fenômenos Ondulatórios. Disponível em <http://www.lief.if.ufrgs.br/~cloliveira/introducao.html>. Acesso em ago. 22. |