Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Modais de transporte
Os deslocamentos de cargas, pessoas ou serviços ocorrem pelas redes de transporte, que possibilitam a circulação entre cidades, estados, países e continentes. A eficiência na integração entre diversas regiões ocorre pela utilização de diferentes modais de transportes que podem ser entendidos como modo ou tipo de transporte utilizado para realizar a movimentação de cargas, pessoas, entre outros.
A escolha do modal leva em consideração as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte. O transporte rodoviário é o principal modal de transporte brasileiro utiliza vias municipais, estaduais e federais. No início do século XX as rodovias serviam para complementar as ferrovias, porém o rodoviarismo foi incentivado por diversos governos, entre eles o Washington Luís (1926 – 1930), Juscelino kubitschek (1956- 1961) e o regime militar (1964 – 1985)
Em 1960 o rodoviarismo substitui as ferrovias no transporte de longa distância, segundo a Confederação Nacional de Transporte (CNT) 79% do valor gasto pela união com meios de transporte ficam para ampliação e manutenção do transporte rodoviário. O transporte rodoviário apresenta baixo custo de implementação e elevado custo de manutenção.
O transporte aeroviário é o modal mais rápido, porém tem o maior custo operacional para realizar o transporte. Esse modal é utilizado especialmente para cargas frágeis, com alto valor agregado ou perecíveis. A Zona Franca de Manaus impulsionou a utilização desse modal entre Amazonas e São Paulo, atualmente existem aeroportos exclusivos para aviões cargueiros.
As primeiras linhas férreas brasileiras foram construídas com capital privado e não tinham por objetivo promover a integração de todo território nacional. O transporte ferroviário brasileiro sempre foi carente em malha ferroviária, em 1954 o Brasil contava com 38 mil km de linhas férreas, em 2017 havia 30 mil km. Esse modal apresenta alto custo de implantação, mas com baixo custo de manutenção, o que gera uma boa relação custo x benefício.
Por fim, destacamos que não é vantajoso utilizar apenas um modal de transporte. O ideal é utilizar as potencialidades de cada sistema de transporte e não ter dependência exclusiva de um modelo, plataformas multimodal (intermodal) permite maior integração do território nacional e com outras nações.
Questão 01
O transporte rodoviário movimenta aproximadamente 58% das cargas no Brasil, sendo o principal meio de transporte brasileiro. Sabendo disso, descreva quais são as principais desvantagens desse modal.
Questão 02
Observe o mapa e a tabela da movimentação aérea de cargas e passageiros pelo transporte aéreo:
a) De acordo com o mapa de cargas transportadas pelo modal aeroviário, qual região brasileira apresenta maior ligações aéreas?
b) Quais foram as quatro cidades com maior movimentação de cargas pelo modal aeroviário? As cidades que mais movimentaram cargas também foram as que mais movimentaram passageiros?
c) Procure no mapa e na tabela a movimentação de cargas entre São Paulo (SP) e Manaus (AM), quais fatores justificam o alto fluxo entre as cidades?
Questão 03
Uma empresa de comércio internacional precisa transportar produtos de alto valor agregado e sensíveis ao tempo de entrega. Considerando a segurança e a rapidez como critérios primordiais, qual modal de transporte seria mais recomendado?
(A) Marítimo
(B) Ferroviário
(C) Aéreo
(D) Rodoviário
Questão 04
Em um contexto onde a sustentabilidade é uma prioridade, qual benefício seria mais provável de ser associado à utilização de uma plataforma multimodal de transporte?
(A) Redução das emissões de gases poluentes
(B) Aumento do consumo de combustíveis fósseis
(C) Aumento da poluição sonora
(D) Maior consumo de recursos naturais
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curte esse vídeo!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/
Habilidade: | (EF07GE07-A) Compreender a importância e a função das redes de transporte e comunicação no desenvolvimento do território brasileiro e suas implicações socioeconômicas, ambientais e culturais. (GO-EF07GE15) Identificar e analisar a desigual distribuição de redes de transportes e de comunicação, bem como suas implicações no processo de integração do território brasileiro. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. CASTILHO, D. Modernização territorial e redes técnicas em Goiás. 2014. 224 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em:<https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3500>. Acesso em: 01, ago. 22. CNT- Confederação Nacional do Transporte. Transporte de cargas no Brasil: Ameaças e oportunidades para o desenvolvimento do país. Disponível em:<https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/transporte-de-cargas-no-brasil-ameacas-e-oportunidades-para-o-desenvolvimento-do-pais.htm>. Acesso em: 01, ago. 22. COLAVITE, A. S; KONISHI, F. A matriz do transporte no Brasil: uma análise comparativa para a competitividade. Disponível em:<https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/802267.pdf>.Acesso em: 01, ago. 22. IMB – Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Atlas do Estado de Goiás – 2014. Disponível em:<http://dados.sieg.go.gov.br/Sieg/rgg/atlas/index.html>. Acesso em: 01, ago. 22. SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998. |