You are currently viewing Matemática – Números na reta numérica e sequências

Matemática – Números na reta numérica e sequências

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.


RETA NUMÉRICA E SEQUÊNCIAS

O QUE É UMA RETA NUMÉRICA?

A RETA NUMÉRICA É COMO UMA LINHA COMPRIDA ONDE NÓS COLOCAMOS TODOS OS NÚMEROS EM ORDEM. ELA NOS AJUDA A VER A POSIÇÃO DE CADA NÚMERO E COMO ELES ESTÃO RELACIONADOS ENTRE SI.

NA RETA NUMÉRICA, OS NÚMEROS MENORES FICAM À ESQUERDA E OS MAIORES À DIREITA.

COMO USAR A RETA NUMÉRICA?

SE QUEREMOS ENCONTRAR UM NÚMERO NA RETA NUMÉRICA, COMEÇAMOS DO ZERO E VAMOS ANDANDO PARA A DIREITA SE O NÚMERO FOR POSITIVO, POR EXEMPLO, SE QUEREMOS ENCONTRAR O NÚMERO 4 NA RETA NUMÉRICA, CONTAMOS 4 ESPAÇOS PARA A DIREITA A PARTIR DO ZERO.

O QUE SÃO SEQUÊNCIAS?

SEQUÊNCIAS SÃO CONJUNTOS DE NÚMEROS ORGANIZADOS EM ORDEM ESPECÍFICA, SEGUINDO UMA REGRA.

PODEMOS TER SEQUÊNCIAS DE NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE (DO MENOR PARA O MAIOR) OU EM ORDEM DECRESCENTE (DO MAIOR PARA O MENOR).

EXEMPLOS DE SEQUÊNCIAS:

SEQUÊNCIA DE NÚMEROS PARES: 2, 4, 6, 8, 10…

NESSA SEQUÊNCIA, OS NÚMEROS AUMENTAM DE 2 EM 2.

SEQUÊNCIA DE NÚMEROS ÍMPARES: 1, 3, 5, 7, 9…

AQUI, OS NÚMEROS TAMBÉM AUMENTAM DE 2 EM 2, MAS COMEÇAM DO 1.

SEQUÊNCIA DE NÚMEROS DE 5 EM 5: 5, 10, 15, 20, 25…

CADA NÚMERO É 5 MAIOR QUE O ANTERIOR.

COMO RECONHECER PADRÕES EM SEQUÊNCIAS?

PARA ENTENDER SEQUÊNCIAS, PRECISAMOS PROCURAR POR PADRÕES OU REGRAS QUE NOS AJUDAM A DESCOBRIR O PRÓXIMO NÚMERO.

POR EXEMPLO, SE TEMOS A SEQUÊNCIA 2, 4, 6, 8, PODEMOS PERCEBER QUE ESTAMOS SOMANDO 2 A CADA VEZ PARA ENCONTRAR O PRÓXIMO NÚMERO.

CONCLUSÃO:

A RETA NUMÉRICA E AS SEQUÊNCIAS SÃO FERRAMENTAS MUITO ÚTEIS NA MATEMÁTICA. COM ELAS, PODEMOS ENTENDER MELHOR A RELAÇÃO ENTRE OS NÚMEROS E IDENTIFICAR PADRÕES QUE NOS AJUDAM A RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA MAIS FÁCIL.


ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:

Aprender Sempre – Matemática – 3º Ano – 3º Bim – Videoaula 1 – NÚMEROS NA RETA NUMÉRICA E SEQUÊNCIAS

QUESTÃO 1

OBSERVE A RETA NUMÉRICA, OS OBJETOS FORAM COLOCADOS NOS NÚMEROS

A) 20, 35 E 45.
B) 25, 40 E 50.
C) 30, 45 E 55.
D) 20, 30 E 40.

QUESTÃO 2

NA SEQUÊNCIA: 3, 6, 12, 24, … O PADRÃO É

A) MULTIPLICAR POR 2.
B) MULTIPLICAR POR 3.
C) MULTIPLICAR POR 4.
D) MULTIPLICAR POR 5.

QUESTÃO 3

IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ REPRESENTANDO OS NÚMEROS DE 0 A 50 EM UMA RETA NUMÉRICA. EXPLIQUE COMO VOCÊ PODERIA USAR ESSA RETA NUMÉRICA PARA ENCONTRAR A SOMA DE DOIS NÚMEROS, POR EXEMPLO, 25 E 17. DESCREVA O PROCESSO PASSO A PASSO, DESDE A LOCALIZAÇÃO DOS NÚMEROS ATÉ A DETERMINAÇÃO DA SOMA.

QUESTÃO 4

DADA A SEGUINTE SEQUÊNCIA NUMÉRICA: 3, 6, 12, 24, 48, …

DESCREVA O PADRÃO OU A REGRA QUE GOVERNA ESTA SEQUÊNCIA. QUAL SERIA O PRÓXIMO NÚMERO NA SEQUÊNCIA? EXPLIQUE SEU RACIOCÍNIO.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF03MA04-A) Estabelecer relação entre os números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação e localização de números, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
(EF03MA06-B) Analisar soluções de problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
(EF03MA10-C) Determinar elementos faltantes ou seguintes em uma sequência ordenada de números naturais, resultante de adições ou subtrações sucessivas.
(EF03MA11-A) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 2 + 3 = 5 e 5 = 2 + 3, equivalência na igualdade, ou 20 – 10 = 30 – 20, são subtrações diferentes com resultados iguais.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2022 – 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.
BURITI MAIS MATEMÁTICA, 3º ano, Editora Moderna, 2021.