You are currently viewing MATEMÁTICA – Coletando dados e combinando valores

MATEMÁTICA – Coletando dados e combinando valores

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

ATRAVÉS DE UMA SIMPLES PESQUISA PODEMOS FAZER UMA COLETA DE DADOS. TAIS DADOS PODEM SER ORGANIZADOS EM TABELAS E TRANSFORMADOS EM GRÁFICOS, FACILITANDO A VISUALIZAÇÃO DOS MESMOS. ALÉM DISSO, É POSSÍVEL FAZER UMA COMBINAÇÃO COM DIFERENTES VALORES QUE RESULTEM NO MESMO NÚMERO.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

  Disponível em: https://cutt.ly/SZD3fiC acesso em 16,  jun. 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – Matemática – 2º Ano – 3º Bim – Videoaula 1 – Coletando dados, combinando valores e conhecendo pirâmides.

QUESTÃO 1

RAUL E STELA PERGUNTARAM A VÁRIOS AMIGOS QUAL ERA O ANIMAL PREFERIDO DE CADA UM. NA TABELA ABAIXO, AS CRIANÇAS USARAM TRAÇOS PARA REGISTRAR CADA VOTO.

A SEGUIR, COMPLETE A TABELA COM OS DADOS COLETADOS E OS NÚMEROS CORRESPONDENTES AOS VOTOS EM CADA ANIMAL.

AGORA DESENHE E PINTE O GRÁFICO DE ACORDO COM OS DADOS DA TABELA.

QUESTÃO 2

PEDRO QUER TROCAR SUAS MOEDAS POR CÉDULAS. LIGUE A COMBINAÇÃO CORRETA DE MOEDAS A CADA CÉDULA. 

QUANTO DINHEIRO PEDRO TEM AO TODO?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidade(EF02MA03-A) Explorar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção de objetos: contagem um a um, formação de pares, agrupamentos e estimativas.
(EF02MA20-C) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações no contexto da educação financeira.
(EF02MA22-A) Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples e gráficos de colunas ou barras em contextos diversos.
(EF02MA22-D) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima e seus desdobramentos.
(EF02MA22-C) Construir uma tabela de um gráfico e vice-versa, em situações do cotidiano.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.