ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DA 1ª/2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ATIVIDADE
O TEMPO PODE SER MEDIDO DE VÁRIAS FORMAS. POR EXEMPLO: INTERVALO DE TEMPO PARA ENTREGAR UM TRABALHO DA ESCOLA, PODE SER CONTADO EM DIAS. JÁ O TEMPO PARA PAGAMENTO DE UM FINANCIAMENTO PODE SER MEDIDO EM MESES, ANOS OU ATÉ DÉCADAS.
NESTA ATIVIDADE, APLIQUE OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE TRANSFORMAÇÕES DE MEDIDAS DE TEMPO E CÁLCULO DE INTERVALO DE TEMPO.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
O DIA 07 DE SETEMBRO DE 2022 MARCA A COMEMORAÇÃO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
AGORA RESPONDA:
A) USANDO A MEDIDA DE TEMPO SÉCULO, 200 ANOS EQUIVALEM A QUANTOS SÉCULOS?
B) USANDO UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA E OS DADOS ACIMA, COMO CALCULAR O ANO DA DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL?
QUESTÃO 2
SAMUEL AGENDOU UMA CONSULTA MÉDICA PARA DAQUI A 45 DIAS. SE HOJE É DIA 03 DE AGOSTO, EM QUE DIA E MÊS SERÁ A CONSULTA DE SAMUEL?
QUESTÃO 3
JOSUÉ FOI CONTRATADO PARA TRABALHAR NUMA EMPRESA E O PERÍODO DE EXPERIÊNCIA COMEÇOU DIA 05/07/2022 E TERMINARÁ DIA 03/10/2022.
A) O PERÍODO DE EXPERIÊNCIA TERÁ QUANTOS DIAS?
B) O PERÍODO DE EXPERIÊNCIA TERÁ QUANTOS MESES?
C) QUE OUTRA UNIDADE DE MEDIDA DE TEMPO PODE SER USADA PARA CONTAR O PERÍODO DE EXPERIÊNCIA?
QUESTÃO 4
UM PROGRAMA DE GOVERNO PARA FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA, TINHA COMO PRAZOS DE FINANCIAMENTO:
- MÍNIMO 120 MESES;
- MÁXIMO 420 MESES.
A PARTIR DAS INFORMAÇÕES ACIMA, RESPONDA:
A) QUAIS SÃO OS PRAZOS DE FINANCIAMENTO MÍNIMO E MÁXIMO EM ANOS?
B) QUAL É O PRAZO MÁXIMO DE FINANCIAMENTO EM DÉCADAS?
SAIBA MAIS
DIA, SEMANA, QUINZENA, MÊS, BIMESTRE, SEMESTRE, ANOS, SÃO ALGUMAS DAS MEDIDAS DE TEMPO. REGISTRAR O TEMPO É UMA NECESSIDADE HUMANA, POR ISSO, IMPORTANTE COMPREENDER AS MEDIDAS DE TEMPO. ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E VEJA COMO A PROFESSORA CRISTIANE SOUZA APRESENTA “MEDIDAS DE TEMPO: DIA, MÊS, ANO E OUTRAS”.
Acesse essa proposta didática (slides 21 e atividade 21) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido, tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos. |
História | (EAJAHI0106) Reconhecer o seu pertencimento a um grupo social, família, comunidade, trabalho e conscientizar-se de sua identidade social. |
Referências | ARAÚJO, Felipe. Calendários. InfoEscola Navegando e Aprendendo. URL https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-admin/post.php?post=148303&action=edit, consultado em 24/08/2022. OLIVEIRA, Raul Rodrigues. Escola Kids. Medidas de tempo. URL https://pt.khanacademy.org/math/pt-2-ano/grandezas-e-medidas-2ano/tempo/v/relao-de-tempo-e-o-cotidiano-parte-ii, consultado em 19/08/2022. É bom aprender: língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e artes. Volume 1: Educação de Jovens e Adultos – EJA – 1ª Edição, São Paulo – FTD, 2009. KHAN Academia Brasil, Relação de tempo e o cotidiano – Parte II. URL https://pt.khanacademy.org/math/pt-2-ano/grandezas-e-medidas-2ano/tempo/v/relao-de-tempo-e-o-cotidiano-parte-ii, consultado em 19/08/2022. |