Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
SERES VIVOS: CARACTERÍSTICAS DO SER HUMANO
OS SERES HUMANOS FAZEM PARTE DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS. ALÉM DELES, INCLUEM-SE OS ANIMAIS, AS PLANTAS, OS PROTOZOÁRIOS, OS FUNGOS E AS BACTÉRIAS. HOJE, ESTUDAREMOS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS EXTERNAS DOS SERES HUMANOS.
O CORPO HUMANO ESTÁ DIVIDIDO EM: CABEÇA, TÓRAX, ABDÔMEN, MEMBROS SUPERIORES (OMBROS, BRAÇOS, ANTEBRAÇOS E MÃOS) E MEMBROS INFERIORES (CINTURA PÉLVICA, COXAS, JOELHOS, PERNAS E PÉS).
NA CABEÇA, EXTERNAMENTE, OBSERVAM-SE: OLHOS, ORELHAS, NARIZ E BOCA.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/silhueta-a-constru%c3%a7%c3%a3o-do-corpo-3276824/>. Acesso em: 09, ago. 2023.
QUESTÃO 1
VOCÊ ESTUDOU QUE CADA PARTE DO CORPO HUMANO TEM SUAS FUNÇÕES. DESCREVA AS FUNÇÕES DAS PARTES DESTACADAS ABAIXO:
Disponível em: < https://pixabay.com/pt/vectors/homem-das-cavernas-caverna-homem-1460898/>. Acesso em 15, jul. 2022
QUESTÃO 2
O NARIZ E A BOCA TRABALHAM JUNTOS. IDENTIFIQUE NO DIAGRAMA, PALAVRAS QUE LHE AJUDARÃO A ELABORAR UMA FRASE, EXPLICANDO ESSA AFIRMAÇÃO.
QUESTÃO 3
LEIA OS CÓDIGOS ABAIXO PARA ASSOCIAR ÀS CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS NAS FRASES:
QUESTÃO 4
COMO VOCÊ ESTÁ CUIDANDO DO SEU CORPO? RESPONDA ATRAVÉS DE UMA BELA ILUSTRAÇÃO. CAPRICHE, HEIN!
QUESTÃO 5
DE ACORDO COM O TEXTO, QUAIS SÃO AS PARTES QUE COMPÕEM O CORPO HUMANO? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.
(A) CABEÇA, TRONCO E MEMBROS.
(B) CABEÇA, TÓRAX, ABDÔMEN E MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES.
(C) CABEÇA, TÓRAX, ABDÔMEN, PERNAS E BRAÇOS.
(D) CABEÇA, TÓRAX, ABDÔMEN, OMBROS E PÉS.
QUESTÃO 6
SEGUNDO A AUTORA, QUAL DAS ALTERNATIVAS A SEGUIR NÃO É UM DOS GRUPOS DE SERES VIVOS MENCIONADOS NO TEXTO? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
(A) ANIMAIS.
(B) PLANTAS.
(C) VÍRUS.
(D) FUNGOS.
SAIBA MAIS
PARA APRENDER MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ESPORTES E OUTRAS DICAS PARA DEIXAR O CORPO HUMANO SAUDÁVEL, CLIQUE NO PLAY.
Canal Danielle Assis “Ciências da Natureza – Prática de Esporte”. Disponível em: <https://youtu.be/dGBx1uKmzAI>. Acesso 09, ago. 2023.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e graduanda em Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Neuropedagogia Aplicada à Educação; – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidades | (EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem. (EF02CI09) Identificar características próprias dos seres vivos. |
Referências | CARACTERÍSTICAS de um ser vivo, Brasil Escola, 2023. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/caracteristicas-um-ser-vivo.htm>. Acesso em: 09, ago. 2023. CARACTERÍSTICAS Gerais dos Seres Vivos, Brasil Escola, 2023. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/biologia/caracteristicas-dos-seres-vivos.htm#:~:text=As%20principais%20caracter%C3%ADsticas%20dos%20seres, de%20reprodu%C3%A7%C3%A3o%20e%20a%20evolu%C3%A7%C3%A3o. >. Acesso em: 09, ago. 2023. PARTES DO CORPO, Turminha, 2022. Disponível em: <https://www.turminha.com.br/atividade-educativa/partes-do-corpo-tracado-e-musica>. Acesso em: 09, ago. 2023. SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “O que é um ser vivo?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-um-ser-vivo.htm. Acesso em: 09, ago. 2023. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |