ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DA 1ª/2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ATIVIDADE
NOS ÚLTIMOS ANOS, A CRISE ECONÔMICA SE AGRAVOU E O BRASILEIRO PRECISOU MANTER “AS CONTAS NA PONTA DO LÁPIS”. PARA GARANTIR O SUSTENTO, MUITOS PRECISARAM BUSCAR POR OUTRAS FONTES DE RENDA, INCLUSIVE PARA COMPLEMENTAR O SALÁRIO QUE RECEBE DE UM EMPREGO FORMAL. COMPARAR VALORES, CALCULAR QUANTO FALTA OU TROCO, SÃO ALGUMAS DAS HABILIDADES EXIGIDAS.
USE O SEU CONHECIMENTO SOBRE OPERAÇÕES COM VALORES EM DINHEIRO NAS ATIVIDADES A SEGUIR.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
CARMEM VENDE COMÉSTICOS QUE SÃO APRESENTADOS EM CATÁLOGOS. SUA VIZINHA COMPROU 1 KIT DE SABONETES E 1 SHAMPOO.
AGORA RESPONDA:
A) QUAL É O VALOR TOTAL DA COMPRA FEITA PELA VIZINHA?
B) A VIZINHA PAGOU A DESPESA COM UMA NOTA DE R$ 100,00. QUANTO CARMEM DEVE VOLTAR DE TROCO?
QUESTÃO 2
ADRIANO FEZ A LISTA DAS DESPESAS DO MÊS QUE PRECISAM SER PAGAS ATÉ O FINAL DA SEMANA.
O SALDO DA CONTA BANCÁRIA DE ADRIANO É R$325,00.
RESPONDA:
A) QUAL É O TOTAL DAS DESPESAS QUE PRECISAM SER PAGAS ATÉ O FINAL DA SEMANA?
B) O SALDO DA CONTA É SUFICIENTE PARA AS DESPESAS DA SEMANA?
C) QUANTO FALTA PARA ADRIANO QUITAR AS DESPESAS DA SEMANA?
QUESTÃO 3
NAS HORAS VAGAS DE MARISA, ELA FAZ DIÁRIAS NAS RESIDÊNCIAS. ELA COBRA R$ 110,00 PELA DIÁRIA. PARA ESSE MÊS, ELA JÁ TEM 4 DIÁRIAS AGENDADAS. QUAL É O TOTAL QUE MARISA VAI GANHAR NESSAS DIÁRIAS JÁ AGENDADAS?
QUESTÃO 4
O FILHO DE JORDANA QUER SE INSCREVER EM APLICATIVO DE ENTREGA PARA GARANTIR UMA RENDA EXTRA. ELE PREENCHE TODOS OS REQUISITOS, COMO POR EXEMPLO: SER MAIOR DE IDADE, TEM HABILITAÇÃO E VEÍCULO. ELE ESTÁ ANALISANDO OS VALORES PAGOS POR ENTREGA EM 2 (DUAS) PLATAFORMAS PARA DECIDIR EM QUAL SE INSCREVER.
SABENDO QUE EM TODAS ESSAS PLATAFORMAS, OS LIMITES DE DISTÂNCIA PARA ENTREGA SÃO OS MESMOS, EM QUAL DELAS O FILHO DE JORDANA TEM CONDIÇÕES DE GANHAR MAIS?
QUESTÃO 5
AUGUSTA É MANICURE E LEONOR FAZ CANECAS PERSONALIZADAS. AUGUSTA COMPROU UMA CANECA DE LEONOR E A PAGARÁ COM SEU TRABALHO. OS PREÇOS COBRADOS PELAS DUAS POR SEUS SERVIÇOS ESTÃO NA IMAGEM ABAIXO.
AGORA RESPONDA: DE QUE FORMA AUGUSTA PODE QUITAR A DÍVIDA COM LEONOR SEM QUE A TRANSAÇÃO ENVOLVA DINHEIRO?
SAIBA MAIS
TROCO É O VALOR EM DINHEIRO QUE É DEVOLVIDO AO CONSUMIDOR QUANDO É ENTREGUE COMO PAGAMENTO UM VALOR MAIOR QUE O PREÇO QUE ESTÁ SENDO COBRADO. ENTÃO, HORA DE CALCULAR O TROCO. NO VÍDEO A SEGUIR, “SISTEMA MONETÁRIO: HORA DO TROCO”, A PROFESSORA CRISTIANE SOUZA MOSTRA COMO EFETUAR ESSE CÁLCULO. CONFIRA!
Acesse essa proposta didática (slides 20 e atividade 20) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0228) Reconhecer em situações cotidianas de compra/venda e troca, a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar o troco. (EAJAMA0229) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. |
História | (EAJAHI0214) Conceituar o trabalho como uma categoria em que a condição humana seja valorizada e identificar suas contradições em uma sociedade desigual. |
Referências | BRASIL, Ministério da Educação. Coleção de Cadernos EJA – Qualidade de vida, consumo e trabalho. 2007. URL http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/09_cd_al.pdf, consultado em 15/08/2022. Globoplay, Bom dia GO. Metade dos brasileiros tem que fazer bico para complementar a renda. Exibido em 12/08/2022. URL https://globoplay.globo.com/v/10842503/, consultado 15/08/2022. |