You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos artístico-literários: um patrimônio cultural

Língua Portuguesa – Textos artístico-literários: um patrimônio cultural

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-pensando-com-muitos-textos-explicativos_24781669.htm#page=2&query=crian%C3%A7a%20PENSANDO%20DESENHO&position=7&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022

 ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 3º Bim – Videoaula 1 – TEXTOS ARTÍSTÍCOS-LITERÁRIOS: UM P

 TEXTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS: UM PATRIMÔNIO CULTURAL

OLÁ ESTUDANTE!

O QUE VOCÊ SABE SOBRE TEXTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS E CANTIGAS?

A PARLENDA É UM GÊNERO TEXTUAL TRADICIONAL E POPULAR, CARACTERIZADO POR VERSINHOS CURTOS E RIMADOS. É APRESENTADA DE FORMA ORAL E POSSUI UMA ESTRUTURA SIMPLES, COM A REPETIÇÃO DE PALAVRAS OU FRASES. AS PARLENDAS FAZEM PARTE DO FOLCLORE E DA CULTURA DE DIVERSOS PAÍSES, TRANSMITINDO TRADIÇÕES E VALORES AO LONGO DAS GERAÇÕES.

TRAVA-LÍNGUAS SÃO FRASES OU VERSOS DIFÍCEIS DE FALAR RAPIDAMENTE SEM ERRAR. ELES APRESENTAM UMA COMBINAÇÃO DE PALAVRAS COM SONORIDADES SEMELHANTES. SÃO FREQUENTEMENTE UTILIZADOS COMO BRINCADEIRAS LÚDICAS, DESAFIANDO AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS E PROPORCIONANDO DIVERSÃO.

CANTIGAS DE RODA SÃO UM TIPO DE CANÇÃO POPULAR, GERALMENTE ACOMPANHADAS DE GESTOS E DANÇAS EM CÍRCULO. PODEM SER CHAMADAS DE CIRANDAS. ABORDAM TEMAS DIVERSOS, COMO BRINCADEIRAS, PERSONAGENS FOLCLÓRICOS, ANIMAIS, NATUREZA E HISTÓRIAS INFANTIS.

OS TEXTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS SÃO EXPRESSÕES CULTURAIS POPULARES ANTIGAS, PRESERVADAS POR MEIO DA TRADIÇÃO ORAL.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

OS TEXTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO PATRIMÔNIO CULTURAL. CONHEÇA AGORA, UM POUCO MAIS DO FOLCLORE BRASILEIRO E AMPLIE O SEU REPERTÓRIO CULTURAL COMPREENDENDO SOBRE ESTES TEXTOS.

TEXTO 1

TEXTO 2

TEXTO 3

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
A) O QUE OS TEXTOS TÊM EM COMUM?
B) EM QUE ELES SE DIFEREM?
C) QUAL TEXTO É UMA PARLENDA?
D) QUAL TEXTO É UMA CANTIGA?
E) QUAL TEXTO É UM TRAVA-LÍNGUA?
F) VOCÊ CONHECIA ESSES TEXTOS?
G) QUAL TEXTO VOCÊ MAIS GOSTOU?

QUESTÃO 2

VOCÊ SABIA QUE AS PARLENDAS FORAM  TRAZIDAS DE PORTUGAL, ONDE SÃO CONHECIDAS COMO CANTILENA OU LENGA-LENGA? NO BRASIL, AS PARLENDAS PASSARAM POR MODIFICAÇÕES QUE REFLETEM A CULTURA DE CADA REGIÃO. SURGIRAM COM O INTUITO DE ENTRETER AS CRIANÇAS E TRANSMITIR CONHECIMENTOS.

A) ORGANIZE A PARLENDA “HOJE É DOMINGO” NA SEQUÊNCIA CORRETA DOS FATOS:

Disponível em: <hhttps://br.freepik.com/vetores-gratis/grupo-de-pessoas-alegres_3518830.htm#page=2&query=CRIAN%C3%87AS%20BRINCANDO&position=26&from_view=searchh> Acesso em 7, junho de 2022.

B) E VOCÊ? O QUE GOSTA DE FAZER AOS DOMINGOS?  FAÇA UMA LISTA DE COISAS LEGAIS QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA FAZEM AOS DOMINGOS:

Disponível em: <br.freepik.com/fotos-gratis/post-it-papeis-isolados-sobre-o-fundo_6049413.htm#query=BILHETE&position=25&from_view=search> Acesso em 7, junho de 2022.

QUESTÃO 3

AS CANTIGAS DE RODA TAMBÉM PODEM SER CHAMADAS DE

(A) CIRANDAS.

(B) PARLENDAS.

(C) TRAVA-LÍNGUAS.

(D) POEMAS.

QUESTÃO 4

LEIA AS AFIRMAÇÕES E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

I- AS PARLENDAS SÃO TEXTOS COM VERSOS LONGOS E NÃO RIMADOS QUE POSSUEM ESTRUTURA COMPLEXA E ELABORADA.

II- OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO TEXTOS LITERÁRIOS COM FRASES OU VERSOS DIFÍCEIS DE FALAR RAPIDAMENTE SEM ERRAR E AS CANTIGAS DE RODA SÃO CONHECIDAS COMO CHARADAS.

III- OS TEXTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS SÃO EXPRESSÕES CULTURAIS ANTIGAS PRESERVADAS POR MEIO DA TRADIÇÃO ORAL. 

(A) APENAS A AFIRMAÇÃO I ESTÁ CORRETA.

(B) APENAS A AFIRMAÇÃO II ESTÁ CORRETA.

(C) APENAS A AFIRMAÇÃO III ESTÁ CORRETA.

(D) TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO CORRETAS.


Autoria: 
Gabriele Leandro Dias
Formação:Prof. Pedagoga, Psicóloga e mestranda.
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantigas, quadrinhas, parlendas, trava línguas e canções, entre outros, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e a melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF12LP07-A) Reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível reproduzi-los em atividades de escrita e reescrita, assim como de cria-los em atividades de produção de textos. 
(EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas.
(GO-EF01LP40) Reconhecer, a partir de textos como quadrinhas, cantigas, parlendas, entre outros gêneros as características do sistema de escrita: letras e palavras; relação entre fala e escrita.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.