You are currently viewing Geografia – Oriente e Ocidente

Geografia – Oriente e Ocidente

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Com objetivo de facilitar a administração do território, os romanos foram os primeiros a regionalizar seus domínios em ocidente e oriente. Ao longo dos anos os europeus se apropriaram dessa possibilidade de regionalização e estabeleceram critérios diversos de acordo com os seus interesses para denominar terras ocidentais e orientais.

Palácio Chinês – Fonte: Terra – Fonte: https://pxhere.com/pt/photo/20104

Questão 01

Guerra fria. Disponível em: <https://moisescartuns.wordpress.com/2018/01/12/guerra-fria/>. Acesso em 05, ago. 22.

Após a Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra Fria, quais critérios de regionalização definiam países ocidentais e orientais?

Questão 02

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/09/24/brasil-nao-e-pais-ocidental.htm

Meridiano de Greenwich é uma linha longitudinal imaginária que cruza o planeta de Norte a Sul e divide a Terra em dois hemisférios oeste (ocidental) e leste (oriental). Sobre a visão eurocêntrica assinale a alternativa correta. 

a) Conferência Internacional do Meridiano definiu o Meridiano de Greenwich como 0°, fazendo com que a ideia de ocidente o oriente geográfico também seja pautada pela visão eurocêntrica 

b) Ainda que a europa abrigasse as maiores potências mundiais da época, a definição do Meridiano de Greenwich não sofre influência europeia. 

c) Pautada apenas por princípios estéticos a definição do Meridiano de Greenwich utilizou regiões que permitiriam a melhor visualização da linha quando traçada em mapas sobre os continentes.  d) O continente africano é o que mais recebe a linha do Meridiano de Greenwich em seu território, essa homenagem foi estabelecida para que o mundo nunca se esquecesse das atrocidades do período escravagista.

Questão 03

A cultura brasileira sofre forte influência do mundo ocidental na arquitetura, dança, religião, vestimentas, dentre outros. Pesquise aspectos da cultura oriental e descreva no seu caderno os pontos mais curiosos ou que chamou sua atenção.

SAIBA MAIS

Canal Geo Power “Atividade 10 – Oriente e Ocidente – 9° Ano. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MrsbHQszx7k>. Acesso em: 12, ago.22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-9o-ano/

Habilidade:(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
DECICINO, R. União Européia – Bloco político e econômico reúne 27 países.Disponível em:<https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/uniao-europeia-bloco-politico-e-economico-reune-27-paises.htm>. Acesso em: 05, ago. 22.
DORÉ, A. Relações entre oriente e ocidente (Séc. XIII-XVII): Mercadores, missionários e homens de armas. Disponível em:<https://brapci.inf.br/index.php/res/download/56257>. Acesso em: 05, ago. 22.