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História – As organizações políticas, sociais e culturais no tempo e espaço.

Esta é uma proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Questão 1

Faça uma pesquisa em seu livro didático e anote quais as diferenças entre o papel da mulher na Grécia antiga e em nossa sociedade atual em relação:

  1. a participação política.
  2. ao casamento.

Questão 2

Leia com atenção a letra da música “Mulheres de Atenas”, de Chico Buarque e em seguida faça o que se pede.

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas

Quando amadas, se perfumam

Se banham com leite, se arrumam

Suas melenas

Quando fustigadas* não choram

Se ajoelham, pedem, imploram […]

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas

Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas

Elas não têm gosto ou vontade

Nem defeito nem qualidade

Têm medo apenas

Não têm sonhos, só têm presságios […]

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45150/>. Acesso em: 07 ago. 2022

  1. Caracterize as mulheres atenienses partindo da letra da música.
  2. Existem diferenças de como as mulheres são tratadas hoje em dia? Exemplifique.

Questão 3

Defina o cargo Tribuno da Plebe existente na Roma Antiga, explicando como ele foi criado e porque.

Questão 4

Explicite em um texto quais as diferenças existentes entre a democracia que vivenciamos hoje e a democracia em Atenas. Você pensa ser importante a Democracia? Por quê?

Questão 5

A democracia ateniense, embora reconhecida como uma precursora importante do autogoverno, enfrentou desafios significativos que ressaltam suas limitações. Uma análise crítica dessas limitações é essencial para entender a evolução do conceito de democracia ao longo da história.

Quais são algumas das limitações fundamentais da democracia ateniense?

(A) Exclusividade de participação, restrição de cidadania a uma minoria masculina, adulta e ateniense.

(B) Liderança hereditária e centralizada, sem espaço para participação popular.

(C) Um sistema representativo complexo, com representantes eleitos para tomar decisões em nome dos cidadãos.

(D) Forte ênfase na proteção dos direitos individuais, sem margem para restrições coletivas.

Questão 6

A democracia ateniense, modelo pioneiro de autogoverno, difere substancialmente da democracia brasileira atual, moldada por contextos históricos, sociais e políticos distintos. Ao comparar esses sistemas, é possível identificar contrastes marcantes que refletem a evolução do conceito democrático ao longo dos séculos.

Quais são algumas das principais diferenças entre a democracia ateniense e a democracia brasileira contemporânea?

(A) A exclusividade de participação, com cidadania restrita em Atenas, contrasta com a inclusão abrangente de cidadãos no Brasil, independentemente de gênero, origem étnica ou status social.

(B) Ambos os sistemas compartilham a característica de democracia direta, permitindo que os cidadãos participem diretamente das decisões políticas.

(C) A centralização do poder em Atenas contrasta com a descentralização observada na democracia brasileira, com divisões de poder entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

(C) A ausência de um sistema jurídico formal em Atenas é semelhante à estrutura legal robusta e à proteção dos direitos individuais na democracia brasileira contemporânea.

   SAIBA MAIS

Aperte o play e se divirta com o conhecimento, descobertas e desafios propostos neste vídeo.

Canal Uilson Duarte “Atividade 10 6° Ano – As invisíveis da história. Disponível em:<https://youtu.be/WVcurBQSOp0>. Acesso em: 28 ago. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6-ano/

Autoria:Prof. Esp. Uilson Silva Duarte
Formação:Licenciado em História e Pedagogia
Componente Curricular:História
Habilidade:(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da polis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Referências:Anderson, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. – São Paulo: Brasiliense, 2000.
Funari, Pedro Paulo. Grécia e Roma. – 6. ed. – São Paulo: Contexto, 2018.
Guarinello, Norberto Luiz. História Antiga. 1. ed.,3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018.