Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Paisagem geográfica: Goiânia
A paisagem é uma das categorias de análise da Geografia, o seu conceito, dentro dessa ciência, contribui para compreensão do espaço geográfico. Ainda que seja uma palavra polissêmica, que apresenta vários sentidos, precisamos entender o seu significado nas abordagens geográficas.
Para o geógrafo Milton Santos (1998, p.22) a paisagem é “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem (…). Não apenas formada de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc.”. Sendo assim, a paisagem é tudo o que podemos apreender e nos relacionar pelos nossos sentidos: tato, paladar, olfato, visão e audição.
Se você estivesse em uma praia e fosse solicitado para que descrevesse a paisagem desse lugar, provavelmente você iria relatar o que os seus olhos enxergam como a cor da areia, água do oceano, as características da orla, dentre outros. Porém, a mesma paisagem praiana poderia ser descrita pelo tato, com o contato dos pés com a areia ou pelo sentir a brisa do mar tocando o seu corpo, pela audição seria possível perceber os sons provocados pelas ondas do mar e pelas pessoas que estão se divertindo na praia, o paladar seria acionado quando a brisa trouxesse também um pouco do sal presente na água.
Compreendemos que as paisagens são formadas ao longo do tempo com acréscimos e substituições, sendo determinadas pela lógica de uma época, considerando os fatores econômicos, culturais e sociais dessa sociedade. Por exemplo, a cidade de Goiânia surgiu em 1933 com projeto arquitetônico no estilo Art Déco, projetado por Attilio Corrêa Lima, foi planejada para 50 mil pessoas e em 1960 já abrigava 150 mil habitantes, hoje somos 1.437.366 habitantes segundo o IBGE (2022).
Ao longo do tempo as paisagens de Goiânia passaram por diversos acréscimos e substituições, houve a expansão da área urbana e novos modelos arquitetônicos foram incorporados a cidade que ainda guarda, em algumas estruturas, a memória de outras épocas.
Questão 01
Asa Branca
Quando oiei’ a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação?
Eu perguntei a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação?
Que braseiro, que fornaia’
Nenhum pé de prantação’
Por farta’ d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta’ d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Composição: Luiz Gonzaga e Luiz Ramalho
Após observar o trecho da canção Asa Branca de Luiz Gonzaga, aponte qual espaço geográfico está sendo representado na música.
Questão 02
Goiânia surge em 1933 diante do ousado projeto do interventor de Goiás Pedro Ludovico Teixeira. A cidade foi planejada para 50 mil habitantes, com projeto arquitetônico de Attilio Corrêa Lima no estilo arquitetônico conhecido como:
(A) Modernismo
(B) Art Déco
(C) Barroco
(D) Gótico
Questão 03
A imagem representa a paisagem da praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Como você poderia descrever essa paisagem utilizando todos os sentidos do corpo humano com exceção da visão?
Questão 04
Considerando o campo da geografia, qual definição melhor caracteriza as paisagens geográficas?
(A) São áreas puramente naturais, não influenciadas pelas atividades humanas.
(B) São formadas ou alteradas pela relação entre o homem e a natureza, incluindo aspectos físicos e culturais do ambiente.
(C) Limitam-se a espaços urbanos modernos, excluindo ambientes rurais e naturais.
(D) São exclusivamente determinadas pelas características climáticas, ignorando outros fatores ambientais.
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curte esse vídeo!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/
Habilidade: | (EF06GE01-A) Comparar modificações das paisagens em diferentes lugares, com ênfase no seu município. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNIO, A. C. (Org.). Práticas e textualizações no cotidiano. 6° ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008, p. 83-134. CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolas e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2012. Goiânia. História de Goiânia. Disponível em:<https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/historia-de-goiania/>. Acesso em 01, ago. 22. IBGE. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico>. Acesso em 01, ago. 22. SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998. |