You are currently viewing MATEMÁTICA – MULTIPLICAÇÃO: NOÇÃO DE PROPORÇÃO
Fonte: CANVA.COM

MATEMÁTICA – MULTIPLICAÇÃO: NOÇÃO DE PROPORÇÃO

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

Uma receita culinária é um texto com instruções sobre quantidades, ingredientes e procedimentos para a preparação de um prato. Se seguidas corretamente as instruções, as chances de receber bons elogios para o resultado, são grandes. Muitas vezes, quando é preciso aumentar a receita, para que nada desande, é necessário ajustar proporcionalmente todas as quantidades de ingredientes. E nesse caso, a Matemática ajuda a não perder o ponto. 

Nessa proposta de atividade, coloque em prática o seu conhecimento sobre a operação matemática da multiplicação. 

Bom estudo!

Fonte: CANVA.COM

QUESTÃO 1

Daniele faz pizzas para vender. Ela segue a receita que está abaixo.

Fonte: CANVA.COM

Agora responda:

A) Com 1kg de farinha, Daniele faz 6 pizzas médias. Para fazer 12 pizzas médias, quantos kg de farinha Daniele precisará?

B) Com 300ml de água morna, Daniele faz 6 pizzas médias. Para fazer 18 pizzas médias, quantos ml de água morna Daniele precisará?

QUESTÃO 2

Norma encontrou uma promoção de produtos de limpeza no supermercado. Cada pacote contém 3 produtos de limpeza. Quantos produtos Norma levará se comprar 5 pacotes?

Fonte: CANVA.COM

QUESTÃO 3

Para facilitar o transporte da produção de bolos de pote para venda numa feira, uma confeiteira organizou seus produtos numa caixa térmica. Os bolos de pote foram empilhados, num total de 18 pilhas com 6 bolos de pote em cada uma. 

Usando uma multiplicação, escreva o total de bolos de pote colocados na caixa térmica. 

QUESTÃO 4

No rótulo de uma lata de tinta a base de água, traz a seguinte informação: contém 18 litros de tinta que deve ser diluída em 5 litros de água. 

A partir dessa informação, complete a tabela:

Fonte: Dados hipotéticos

SAIBA MAIS

A receita culinária traz um equilíbrio entre ingredientes e suas quantidades para ter um bom resultado. Aumentar ou reduzir uma receita, também exige que esse equilíbrio se mantenha, então, não é só “colocar mais água no feijão”, como diz o ditado. Para entender melhor esse assunto, assista ao vídeo “Multiplicação – noção de proporção”, do canal da professora Cristiane Souza, no YouTube.

Fonte: Multiplicação – noção de proporção, professora Cristiane Souza

Acesse essa proposta didática (slides 9 e atividade 9) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-4a-serie/

COMPONENTE CURRICULAROBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA(EAJAMA0309) Resolver e elaborar situações-problema, envolvendo diferentes significados da multiplicação, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
LÍNGUA PORTUGUESA(EAJALP0303) Antecipar informações sobre o conteúdo do texto e realizar inferências nos textos.
REFERÊNCIASGIOVANNI Júnior, José Ruy. A conquista da matemática, 4º ano, componente curricular matemática, ensino fundamental, anos iniciais. 1ª edição, São Paulo – FTD, 2018. 

PARMEGIANI, Roselice. Ensinando Multiplicação nos Anos Iniciais. Ensinando Matemática. URL https://www.ensinandomatematica.com/ensinando-multiplicacao-anos-iniciais, consultado em 04/08/2022.