ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DA 1ª/2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ATIVIDADE
CERTAMENTE VOCÊ JÁ PRECISOU OU FEZ UMA PESQUISA DE PREÇOS DE ALGUM PRODUTO QUE QUERIA COMPRAR. SABER COMPARAR VALORES É UMA EXIGÊNCIA PARA TODOS. FREQUENTEMENTE, É PRECISO COMPARAR VALORES E IDENTIFICAR O QUE É “MAIS CARO” OU “MAIS BARATO”, SE O DINHEIRO É SUFICIENTE PARA PAGAR ALGO, SABER DE QUE FORMA É POSSÍVEL COMPOR UM VALOR USANDO AS CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO.
NESSAS ATIVIDADES, A PROPOSTA É QUE VOCÊ USE O SEU CONHECIMENTO SOBRE O DINHEIRO DO BRASIL PARA RESOLVÊ-LAS.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
ALFREDO FEZ PESQUISOU O PREÇO DE UM ANALGÉSICO EM TRÊS FARMÁCIAS.
AGORA RESPONDA:
A) EM QUAL FARMÁCIA O ANALGÉSICO ESTÁ MAIS BARATO?
B) COM UMA CÉDULA DE R$ 20,00, EM QUAL FARMÁCIA ALFREDO NÃO CONSEGUE COMPRAR O ANALGÉSICO?
QUESTÃO 2
OBSERVE O ENCARTE ABAIXO.
MARIA TEM R$ 50,00 NA CARTEIRA. COMPRANDO APENAS UM ITEM DE CADA, QUANTOS E QUAIS PRODUTOS DO ENCARTE MARIA CONSEGUE COMPRAR COM R$ 50,00?
QUESTÃO 3
DANILO É FEIRANTE E QUER TROCAR UMA CÉDULA DE R$ 20,00 POR OUTRAS DE R$ 10,00 E DE R$ 5,00. QUAL OPÇÃO DE TROCA ATENDE AO QUE DANILO QUER?
QUESTÃO 4
AO RECEBER SEU SALÁRIO, LIA RESERVA O VALOR PARA PAGAR A ENERGIA ELÉTRICA E A ÁGUA. ESSE MÊS, LIA SEPAROU R$ 170,00. A FATURA DE ENERGIA É DE R$ 67,00 E A DE ÁGUA, R$ 89,00. O VALOR QUE LIA RESERVOU É SUFICIENTE PARA PAGAR AS DUAS FATURAS? EXPLIQUE O PORQUÊ DA SUA RESPOSTA.
SAIBA MAIS
QUANDO COMPRAMOS OU PAGAMOS ALGO, AUTOMATICAMENTE ANALISAMOS SE O DINHEIRO É SUFICIENTE PARA PAGAR A CONTA. NO VÍDEO, “SISTEMA MONETÁRIO: A QUANTIA É SUFICIENTE?”, A PROFESSORA CRISTIANE SOUZA USA DE UMA SITUAÇÃO COMUM DE COMPRA PARA FAZER COMPARAÇÃO DE VALORES E ANALISAR O QUE ESTÁ “MAIS CARO” OU “MAIS BARATO”. ASSISTA AO VÍDEO E COMPARE COM O SEU COTIDIANO.
Acesse essa proposta didática (slides 19 e atividade 19) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/
COMPONENTE CURRICULAR | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0134) Comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato” em situações do cotidiano para verificar se é possível comprar ou não com determinados valores. (EAJAMA0228) Reconhecer em situações cotidianas de compra/venda e troca, a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar o troco. |
GEOGRAFIA | (EAJAGE0111) Entender a questão do idoso no mercado de trabalho, do emprego formal e informal, emprego e subemprego, bem como as leis trabalhistas que envolvem. |
REFERÊNCIAS | BRASIL, Agência IBGE Notícias. Quase 25% da renda de mais pobres vêm de aposentadorias e programas sociais. URL https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25608-quase-25-da-renda-de-mais-pobres-vem-de-aposentadorias-e-programas-sociais, consultado 08/08/2022. RODRIGUES, Régis. Escola Kids. O dinheiro. URL https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-dinheiro.htm, consultado em 08/08/2022. BRASIL, Moedas de Real. URL: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/moedas, consultado em 08/08/2022. |