You are currently viewing Educação Física – Conhecendo o Basquete

Educação Física – Conhecendo o Basquete

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Basquete. Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/colecao-de-elementos-de-basquete_1231764.htm#query=BASQUETE%20DESENHO&position=3&from_view=search&track=ais&uuid=8b7d2643-4d85-4b1b-954c-75035fe78cad > acesso em 15, jun. 22.

CONHECENDO O BASQUETE

O BASQUETE É UMA MODALIDADE ESPORTIVA MUITO DINÂMICA E INTENSA. SUAS PARTIDAS SÃO DISPUTADAS ENTRE DUAS EQUIPES COMPOSTAS POR CINCO JOGADORES CADA UMA.

DURANTE O JOGO, O OBJETIVO É FAZER PONTO OU CONVERTER A CESTA, IMPEDINDO QUE A OUTRA EQUIPE MARQUE PONTOS.

Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/alunos-jogando-basquete-no-ginasio-de-esportes-da-escola-com-professor-do-sexo-masculino-observando-os-ilustracao-vetorial-isometrica-3d_39115137.htm#page=10&query=BASQUETE%20DESENHO&position=6&from_view=search&track=ais&uuid=fe694296-134e-48c0-b941-3ad9c1069bc2 > acesso em 15, jun. 22.

É UM ESPORTE DE INVASÃO OU TERRITORIAL, QUE SE CARACTERIZA PELA CAPACIDADE DE UMA EQUIPE LEVAR A BOLA AO SETOR DA QUADRA DEFENDIDA PELOS ADVERSÁRIOS E CONSEGUIR FAZER A CESTA.

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS O NOME DE 5 FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO BASQUETE:

ARREMESSOPASSEDRIBLELANCE-LIVREREBOTE
ALANCELIVRE
RASDFGHJKAS
RZPASSEXCSD
EPOIUYTRWYC
MSDFGHJKLBK
EWYDRIBLEBN
SSRHKLEWVZG
SXFNMHFSCEV
OCVREBOTEXC

DEPOIS QUE ACHAR AS PALAVRAS, ESCOLHA UM DOS FUNDAMENTOS PARA EXPLICAR COM ELE ACONTECE.

QUESTÃO 2

EM UM JOGO DE BASQUETE, QUAL É O MAIOR OBJETIVO E O QUE A EQUIPE PRECISA FAZER PARA VENCER A PARTIDA?

QUESTÃO 3

OS ESPORTES SÃO CLASSIFICADOS SEGUINDO ALGUNS CRITÉRIOS E CARACTERÍSTICAS, A PARTIR DESSES AS MODALIDADES ESPORTIVAS FORAM DIVIDIDAS EM OITO CATEGORIAS. CITE PELO MENOS 4 E EXPLIQUE EM QUAL SE ENCAIXA O BASQUETE E POR QUE.

SAIBA MAIS

https://youtu.be/BbXSSdbqQiM
Componente Curricular:EDUCAÇÃO FÍSICA
Habilidade:(GO-EF03EF05) Vivenciar e fruir algumas modalidades de esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. 
ReferênciasRONDINELLI, Paula. “Você sabe o que é esporte?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/voce-sabe-que-esporte.htm. Acesso em 01 de agosto de 2022.

Site CBB- https://www.cbb.com.br/ – Acesso em 29/06/2022.

Darido, Suraya Cristina: Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Darido, Suraya Cristina . Práticas corporais: educação física: 3º ao 5º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.