You are currently viewing Arte – Explorando Museus

Arte – Explorando Museus

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE MUSEUS?

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – Tomaz Silva/Agência Brasil, 2015. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Museu_do_Amanh%C3%A3_em_sua_inaugura%C3%A7%C3%A3o_01.jpg
Acesso em 19/07/2022.

INCLUSIVE MUSEUS SOBRE O FUTURO, TECNOLOGIA E OBRAS DE ARTE CRIADOS POR MEIO DO GRAFITE?

EM GOIÂNIA TEMOS O BECO DA CODORNA, VEJA:

Beco da Codorna, Goiânia. Outubro de 2016. Fronteira, Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Beco_da_Codorna_%281%29,_Goi%C3%A2nia,_outubro_de_2016.jpg. Acesso em 16/02/2024.

ENDEREÇO: AV. ANHANGUERA, 5331 – ST. CENTRAL, GOIÂNIA – GO, CEP: 74040-010.

O MUSEU FOI IDEALIZADO POR ALUNOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA E ARTISTAS GOIANOS, MORADORES E MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO DOS GRAFITEIROS DE GOIÂNIA.

O BECO PASSOU POR UMA REFORMA RECENTE EM 2022 E NOVAS OBRAS ESTÃO EXPOSTAS. A FOTOGRAFIA ABAIXO É DA EXPOSIÇÃO ANTERIOR. COMO SERÁ QUE O BECO ESTÁ ATUALMENTE?

Acervo pessoal do Beco da Codorna, Goiânia – Ariadiny Morais, 2019
Av. Anhanguera, 5331 – St. Central, Goiânia – GO, 74040-010

MUSEU ABERTO DE ESCULTURAS

ENDEREÇO: PRAÇA UNIVERSITÁRIA, 295, SETOR LESTE UNIVERSITÁRIO, GOIÂNIA – GO, CEP: 74605-22

SÃO 26 ESCULTURAS PRODUZIDAS EM DIVERSAS TÉCNICAS, ENTRE ELAS: BRONZE, ARGILA E CONCRETO, ALÉM DE VÁRIAS INTERVENÇÕES URBANAS COMO GRAFITES. A PRAÇA HONESTINO GUIMARÃES, FOI CONSTRUÍDA EM 1969. O MUSEU É TOMBADO PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE GOIÁS. POR LOCALIZAR-SE NO SETOR UNIVERSITÁRIO ESTÁ PRÓXIMO A OUTROS MUSEUS E PRÉDIOS LIGADOS À CULTURA, CIÊNCIA E POLÍTICA DE GOIÂNIA E GOIÁS.

Praça Universitária (Goiânia, Brasil) – Júlio Valente – Venus 2000 – bronze fundido. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_Universit%C3%A1ria_%28Goi%C3%A2nia,_Brasil%29_-_Julio_Valente_-_V%C3%AAnus_2000_-_bronze_fundido_02.jpg. Acesso em: 20/07/2022.

QUESTÃO 1

O QUE O BECO DA CODORNA E O MUSEU ABERTO DE ESCULTURAS TÊM COMUM?

A) SÃO LUGARES FECHADOS

B) SÃO LUGARES FECHADOS E RESTRITOS

C) SÃO LUGARES ABANDONADOS

D) SÃO LUGARES PÚBLICOS E GRATUITOS

QUESTÃO 2

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

A) MUSEU É UM LUGAR FECHADO

B) MUSEU É PARA GUARDAR OBJETOS

C) EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE MUSEUS

D) MUSEUS SÃO LUGARES TRISTES

QUESTÃO 3

VAMOS AO MUSEU?

AGORA É SUA VEZ, ESCOLHA UM DESTES DOIS MUSEUS A CÉU ABERTO QUE ACABAMOS DE VER PARA VISITAR, A QUALQUER HORA DO DIA DE MANEIRA GRATUITA.

VÁ SEM PRESSA!

COM UM CELULAR E A AJUDA DE UM RESPONSÁVEL REGISTE UM MOMENTO, OBRA OU OBJETO QUE LHE CHAMOU A ATENÇÃO.

QUESTÃO 4

COMO FOI O PASSEIO?

  • DEPOIS SOCIALIZE COM OS COLEGAS, FAMILIARES OU NAS REDES SOCIAIS, SUA EXPERIENCIA E REGISTROS.
  • APROVEITE E CONVIDE-OS A VISITÁ-LO TAMBÉM!

SABER MAIS

Conectarte #20 – O Museu de Esculturas a Céu Aberto da Praça Universitária de Goiânia (GO)
Portal Conexão Escola
  • LISTA DE ALGUNS MUSEUS EM GOIÂNIA:

MUSEU DE ZOOLOGIA 

ENDEREÇO: PARQUE ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA – ST. OESTE, GOIÂNIA – GO, 74215-030

MUSEU ANTROPOLÓGICO DA UFG

ENDEREÇO: AV. UNIVERSITÁRIA, 1166 – SETOR LESTE UNIVERSITÁRIO, GOIÂNIA – GO, 74605-010

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE GOIÁS

ENDEREÇO: AV. DEPUTADO JAMEL CECÍLIO, QD. GLEBA, N°4.490 – SETOR FAZENDA GAMELEIRA, GOIÂNIA – GO, 74884-801

MEMORIAL DO CERRADO DA PUC GOIÁS

ENDEREÇO: PUC GOIÁS – CAMPUS II – AV. ENGLER, S/N – JARDIM MARILIZA, GOIÂNIA – GO, 74885-460

CENTRO AUDIOVISUAL / MUSEU DO ÍNDIO

ENDEREÇO: ALAMEDA LEOPOLDO DE BULHÕES, RUA L-1, 4 – S/N QUADRA 3 – ST. PEDRO LUDOVICO, GOIÂNIA – GO, 74820-060


Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação
Componente Curricular:Arte
Objetivos:

Contextos e Práticas:
Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais
Habilidades:

(GO-EF02AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo as noções de alteridade, reconhecimento e respeito à diversidade.
Referências:Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018.