Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.
Você já foi em algum?
Alguns tipos de museus que temos no Brasil:
- Museu Histórico: Em que prevalece a relevância histórica do seu acervo.
- Museu de Arte: Onde o seu acervo é constituído exclusivamente de obras de arte.
- Museus de Ciência: Onde o propósito é ensino da ciência e de suas formas de raciocínio.
- Museus Biográficos: Onde todo o acervo pertence ou foi produzido por uma só pessoa.
- Museus Comunitários/Ecomuseus: pretende preservar a região em que se encontra, (cultural, social e espacial) mais voltado para a comunidade do que para visitantes de fora.
- Museus Temáticos: Trabalha somente um tema, se utilizando de qualquer suporte de acervo para isso.
- Museu Militar: é depositário e expositor do espólio de interesse histórico-militar, com exposição e divulgação de objetivos militares ligados à ciência, educação e ludicidade, incluindo o acesso regular ao público.
- Museu de cera: um museu no qual existe a exposição de peças feitas de cera, usualmente retratando animais extintos ou celebridades.
- Museu Etnográfico: com um foco maior em objetos materiais produzidos por diferentes culturas como: ferramentas, utensílios domésticos, roupas, instrumentos musicais e obras de arte.
- Museu Antropológico: com uma abordagem mais ampla, englobando objetos materiais e aspectos como a linguagem, a religião, as crenças, as práticas sociais e as histórias de diversos povos.
Dos tipos de museus que acabou de ler, qual ficou curioso(a) em conhecer?
Temos ainda Museus em ambientes fechados e Museus ao ar livre, abertos, ambos são para todos. Em Goiânia temos dois Museus de Arte Abertos que se destacam pela beleza e fácil acesso, veja:
Beco da Codorna – Endereço: Av. Anhanguera, 5331 – St. Central, Goiânia – GO, Cep: 74040-010.
Inaugurado no ano de 2014, tornou-se reflexo da tendência do urbanismo, no ano de 2015 que o espaço caiu no gosto popular, representando uma verdadeira galeria a céu aberto prestigiando a cultura do grafite. O museu foi idealizado por alunos de Publicidade e Propaganda e os responsáveis por dar vida ao projeto foram artistas goianos, moradores e membros da Associação dos Grafiteiros de Goiânia.
Foto: Beco da Codorna (Goiânia, Brasil) – Fotografia de Veruska Bettiol e Eurim Pablo. 2022. Acervo pessoal cedido.
Museu Aberto De Esculturas – Endereço: Praça Universitária, 295, Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, Cep: 74605-220
O local abriga 26 esculturas produzidas em diversas técnicas, entre elas: bronze, argila e concreto, além de várias intervenções urbanas como grafites.
Na verdade se chama Praça Honestino Guimarães, foi projetada na década de 1930 por Attilio Corrêa Lima, mas sua construção se deu tardiamente, apenas em 1969. Aos domingos, fim de tarde a praça conta também com uma feira popular, outro patrimônio cultural.
Foto: Praça Universitária (Goiânia, Brasil) – Fotografia de Veruska Bettiol e Eurim Pablo. 2022. Acervo pessoal cedido.
Questão 1
É importante visitar um Museu pois
(A) neles estão registros de pessoas famosas
(B) neles estão as melhores comidas
(C) neles podemos ver nossos amigos
(D) podemos construir conhecimentos específicos
Foto: Museu Antropológico UFG, Goiânia – GO, 2023, Acervo pessoal.
Questão 2
Museus são espaços de:
(A) Brincar e comer
(B) Comer e Correr
(C) Aprender e observar
(D) Dormir e estudar
Questão 3
Depois de ler o texto quais são os tipos de museus que tem interesse em conhecer?
(A) Pesquise se há um perto de você
(B) Registre o nome do museu
(C) Qual horário de funcionamento e o endereço
Questão 4
Vamos visitar um museu?
Agora é sua vez, vimos tipos diferentes de museus e em especial dois a céu aberto, ao qual podemos visitar sempre a qualquer hora e de maneira gratuita.
Converse com seu responsável ou com os professores e colegas para visitar um museu, mas antes de ir, pesquise um pouco sobre o que irá encontrar nele, isso lhe ajudará a perceber e apreciar as obras/objetos que verá.
Por fim, com um celular e a ajuda de um adulto responsável por você registre um momento, obra ou objeto que lhe chamou a atenção.
Depois socialize com os colegas, familiares ou nas redes sociais seu registro, convidando-os a visitar o museu também.
Beco da Codorna (Goiânia, Brasil) – Fotografia de Veruska Bettiol e Eurim Pablo. 2022. Acervo pessoal cedido.
Saber Mais
Lista de Alguns Museus de Goiânia
– Museu de Zoologia
Endereço: Parque Zoológico de Goiânia – St. Oeste, Goiânia – GO, 74215-030
– Museu Antropológico da UFG
Endereço: Av. Universitária, 1166 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74605-010
– Museu de Arte Contemporânea de Goiás
Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, Qd. Gleba, n°4.490 – Setor Fazenda Gameleira, Goiânia – GO, 74884-801
– Memorial do Cerrado da PUC Goiás
Endereço: PUC Goiás – Campus II – Av. Engler, s/n – Jardim Mariliza, Goiânia – GO, 74885-460
– Centro Audiovisual / Museu do Índio
Endereço: Alameda Leopoldo de Bulhões, Rua L-1, 4 – s/n quadra 3 – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-060
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem: Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das artes visuais Artistas, artesãos e curadores Materialidades e Imaterialidades: Tecnologias e recursos digitais Arte e Web | Habilidades: (GO-EF05AR07-A) Reconhecer, explorar e habituar-se a frequentar espaços do sistema das artes visuais, tais como: museus, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas e artesãos, desenvolver o sentido de pertencimento a uma cultura, aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, ampliar o seu repertório imagético, estético, o pensamento crítico e sensível. (GO-EF05AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. |