Esta atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA
DE ACORDO COM PESQUISA REALIZADA PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE, NO ANO DE 2012, ERA GRANDE O NÚMERO DE PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS, QUE CONTINUAM TRABALHANDO. ELAS CONTINUAM NO MERCADO DE TRABALHO PELA NECESSIDADE DE COMPLEMENTAR A RENDA FAMILIAR OU PELO DESEJO DE SE MANTEREM ATIVAS E DE CONVIVEREM COM OUTRAS PESSOAS.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
VOCÊ CONHECE OU CONVIVE COM ALGUÉM QUE POSSUI 60 ANOS OU MAIS QUE AINDA QUE ESTEJA TRABALHANDO? VOCÊ SABE O MOTIVO PELO QUAL ESTA PESSOA AINDA TRABALHA?
QUESTÃO 2
DE ACORDO COM A SUA OPINIÃO, INDIQUE DOIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PESSOAS MAIS VELHAS NO TRABALHO.
A. PRECONCEITO DEVIDO A IDADE.
B. FALTA DE CONDIÇÕES PARA REALIZAR O TRABALHO.
C. PROBLEMAS DE SAÚDE.
D. MUITA COMPETIÇÃO ENTRE OS COLEGAS.
QUESTÃO 3
VOCÊ SABIA QUE AS PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS POSSUEM DIREITOS ESPECÍFICOS RELACIONADOS AO TRABALHO E À APOSENTADORIA? A PARTIR DE OUTUBRO DE 2003, OS IDOSOS BRASILEIROS PASSARAM A TER SEUS INTERESSES E GARANTIAS ASSEGURADOS EM LEI. INDIQUE O NOME DO DOCUMENTO QUE CONTÉM ESSES DIREITOS.
A. ESTATUTO DAS MULHERES.
B. ESTATUTO DOS TRABALHADORES.
C. ESTATUTO DO IDOSO.
D. ESTATUTO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
QUESTÃO 4
COM BASE NO QUE VOCÊ LEU NESTA ATIVIDADE, CONVERSE COM UMA PESSOA DO SEU CONVÍVIO QUE POSSUÍ 60 ANOS OU MAIS E QUE AINDA TRABALHA, PARA SABER QUAIS SÃO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ELA EM SEU DIA A DIA. ESCREVA UM PEQUENO RELATO SOBRE O QUE CONVERSARAM.
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
Para saber mais informações sobre o idoso no mercado de trabalho no Brasil, assista ao vídeo a seguir.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0160) Reconhecer as etapas de uma pesquisa, visando a escrita. (EAJAGE0111) Entender a questão do idoso no mercado de trabalho, do emprego formal e informal, emprego e subemprego, bem como as leis trabalhistas que envolvem. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://www.rbmt.org.br/details/47/pt-BR/desafios-da-inclusao-do-idoso-no-mercado-de-trabalho https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2018/marco/CartilhaUNISAL.pd |