You are currently viewing Língua Portuguesa : Pesquisar para escrever

Língua Portuguesa : Pesquisar para escrever

Esta atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

DE ACORDO COM PESQUISA REALIZADA PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE, NO ANO DE 2012, ERA GRANDE O NÚMERO DE PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS, QUE CONTINUAM TRABALHANDO. ELAS CONTINUAM NO MERCADO DE TRABALHO PELA NECESSIDADE DE COMPLEMENTAR A RENDA FAMILIAR OU PELO DESEJO DE SE MANTEREM ATIVAS E DE CONVIVEREM COM OUTRAS PESSOAS.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

VOCÊ CONHECE OU CONVIVE COM ALGUÉM QUE POSSUI 60 ANOS OU MAIS QUE AINDA QUE ESTEJA TRABALHANDO? VOCÊ SABE O MOTIVO PELO QUAL ESTA PESSOA AINDA TRABALHA?

QUESTÃO 2

DE ACORDO COM A SUA OPINIÃO, INDIQUE DOIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PESSOAS MAIS VELHAS NO TRABALHO.

A. PRECONCEITO DEVIDO A IDADE.

B. FALTA DE CONDIÇÕES PARA REALIZAR O TRABALHO.

C. PROBLEMAS DE SAÚDE.

D. MUITA COMPETIÇÃO ENTRE OS COLEGAS.

QUESTÃO 3

VOCÊ SABIA QUE AS PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS POSSUEM DIREITOS ESPECÍFICOS RELACIONADOS AO TRABALHO E À APOSENTADORIA? A PARTIR DE OUTUBRO DE 2003, OS IDOSOS BRASILEIROS PASSARAM A TER SEUS INTERESSES E GARANTIAS ASSEGURADOS EM LEI. INDIQUE O NOME DO DOCUMENTO QUE CONTÉM ESSES DIREITOS.

A. ESTATUTO DAS MULHERES.

B. ESTATUTO DOS TRABALHADORES.

C. ESTATUTO DO IDOSO.

D. ESTATUTO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.

QUESTÃO 4

COM BASE NO QUE VOCÊ LEU NESTA ATIVIDADE, CONVERSE COM UMA PESSOA DO SEU CONVÍVIO QUE POSSUÍ 60 ANOS OU MAIS E QUE AINDA TRABALHA, PARA SABER QUAIS SÃO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ELA EM SEU DIA A DIA. ESCREVA UM PEQUENO RELATO SOBRE O QUE CONVERSARAM.


ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CILCANDO AQUI:  https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


SAIBA MAIS

Para saber mais informações sobre o idoso no mercado de trabalho no Brasil, assista ao vídeo a seguir.

Fonte: vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KP3SDuRC7gU&t=23s

Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EAJALP0160) Reconhecer as etapas de uma pesquisa, visando a escrita. 
(EAJAGE0111) Entender a questão do idoso no mercado de trabalho, do emprego formal e informal, emprego e subemprego, bem como as leis trabalhistas que envolvem.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. 
https://www.rbmt.org.br/details/47/pt-BR/desafios-da-inclusao-do-idoso-no-mercado-de-trabalho
https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2018/marco/CartilhaUNISAL.pd