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Educação Física – O que é luta?

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA  É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

O QUE É LUTA?

As lutas são práticas corporais organizadas, envolvendo movimentos de combate, regulamentadas por regras, conectadas a tradições e executadas em locais apropriados, onde a competição se desenvolve com respeito entre os envolvidos. Dentre elas, destacam-se o boxe, esgrima, jiu-jitsu, krav maga, muay thai, karatê, judô e outras.

Elas têm uma longa história, remontando aos primórdios da humanidade, presentes tanto na natureza, com os animais, quanto na vida humana. Suas origens refletem a necessidade de sobrevivência, o treinamento militar, a autodefesa e o ataque pessoal, conectados a tradições culturais, religiosas e filosóficas. Com o tempo, adquiriram novos significados, expandindo-se para pessoas não intimamente associadas a esses contextos.

É importante ressaltar que as lutas, independentemente de sua origem, não devem ser associadas à injustiça, violência, delinquência, covardia, briga ou agressão. Embora possam compartilhar significados semelhantes no dicionário, seu uso no cotidiano demonstra distinções claras. Uma briga configura-se como um confronto entre duas ou mais pessoas, podendo resultar em embate físico, com ou sem o uso de objetos, como armas brancas ou de fogo. Essa ação é violenta, ilegal, irracional, imoral e ineficaz na resolução de conflitos. Muitas vezes motivada pela raiva, não segue regras e pode causar desde ferimentos leves até a morte.

Já a agressão diferencia-se da briga por sua desigualdade; enquanto na briga há um embate mútuo, na agressão frequentemente há um agressor e uma vítima, sendo esta última incapaz de revidar ou se defender. Existem diferentes formas de agressão, prejudiciais às vítimas e capazes de causar sofrimento mais intenso e duradouro do que os golpes de uma briga. Essas diferentes formas de agressão são categorizadas como: física, psicológica, moral, sexual, econômica e social.

QUESTÃO 1

O que caracteriza as lutas são

( A ) atividades individuais.

( B ) ações ritmadas.

( C ) movimentos de combate.

( D ) práticas desregulamentadas.

QUESTÃO 2

É exemplo de luta enquanto prática corporal o/a

( A ) futebol.

( B ) boxe.

( C ) amarelinha.

( D ) forró.

QUESTÃO 3

Sobre as lutas, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.

( ) Durante a vivência é permitido vários tipos de agressões.

( ) São atitudes de violência que visam unicamente o lazer.

( ) Não possuem regras e são movidas pela raiva.

( ) São práticas corporais com regras estabelecidas.

QUESTÃO 4

Leia as situações abaixo e identifique qual é briga, agressão e luta:

( A ) A brasileira Gabriela Chibana foi punida por pisar fora da área de combate e acabou perdendo o duelo para a Distria Krasniqi, de Kosovo. Ela chorou muito e saiu da disputa por medalhas na modalidade judô nas Olimpíadas de Tóquio.

( B ) Durante um campeonato de Taekwondo, a disputa por medalhas teve que ser interrompida pois estava acontecendo um conflito corpo a corpo, muito violento, entre as torcidas.

( C ) Durante um duelo de boxe, um dos atletas desferiu vários socos na cabeça do árbitro, até deixá-lo desacordado, por não concordar com sua atuação.


SAIBA MAIS

Para saber mais sobre a diferença entre luta, briga e agressão, assista o vídeo abaixo;

Canal Lélis Filho. Diferenças entre luta, briga e agressão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZqXCW5czgwY

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0325) Compreender o conceito, a origem, as normas, os objetivos e os fundamentos das diferentes lutas. 
(EJAEF0327) Dialogar sobre a diferença entre luta, briga e agressão, reconhecendo a luta como prática corporal organizada.
Referências SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.