Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Ao escrever um texto, é importante organizar seus parágrafos de uma maneira lógica, clara, bem amarrada. Nesse sentido, a progressão textual é imprescindível, pois possibilita a relação entre cada um dos parágrafos anteriores àqueles que ainda serão lidos.
No processo de organização de uma sequência de ideias, cada parágrafo precisa ser estruturado de maneira que dialogue com um parágrafo escrito anteriormente. Também é importante atentar-se aos parágrafos seguintes para que cada parágrafo no texto articule-se um ao outro num processo progressivo, seguindo lógica em relação ao que foi e ainda não foi dito. Desse modo, o texto fará sentido ao leitor.
Ao produzir um texto, o autor constrói uma linha de raciocínio que deverá ter suas ideias organizadas, distribuídas nos parágrafos. Essas ideias são amarradas por termos que promovem a articulação dos parágrafos. Esses elementos promovem a coerência e coesão do texto.
A coesão diz respeito à ligação entre palavras e frases que interligam as partes de um texto. A coerência diz respeito à ligação lógica das ideias, a amarração entre elas para a progressão e sentido do texto.
Há uma série de recursos da língua que colaboram com a coerência e coesão do texto.
Conjunções
Elas podem relacionar orações ou termos semelhantes da mesma oração. Veja os exemplos:
A política e a economia se complementam, mas não da mesma forma.
A nota da avaliação não ficou disponível, pois os cálculos ainda não foram concluídos.
Advérbios
O advérbio acompanha o verbo, adjetivo e outros advérbios, bem como locuções adverbiais. Observe:
Para refletir a respeito do papel da mulher na sociedade, primeiramente, é aconselhável que, na escola, sejam realizados debates sobre obras literárias que reflitam acerca dessa temática. Em seguida, o poder público deve criar e fiscalizar a execução de medidas que fiscalizem a desigualdade de salários entre homens e mulheres nas empresas. Por fim, a mídia pode veicular informações sobre a importância de uma sociedade igualitária por meio de campanhas televisivas.
Pronomes
Eles podem retomar uma informação, termo ou ideia. Leia o exemplo a seguir:
As pesquisadoras Luana e Paula estão realizando um estudo com o título “A eficácia da vacina contra a Covid-19”. Elas já estão na fase de testes deste estudo e pretendem divulgá-lo assim que concluí-lo.
Figuras de linguagem
As figuras de linguagem podem realizar a omissão de orações ou termos ditos em um período ou frase.
Elipse: omite um termo no enunciado, contudo, esse termo pode ser subentendido pelo contexto:
Ele fez isso e eu: “Você é muito corajoso”
No exemplo, há a omissão do verbo “disse”.
Ele fez isso e eu disse: “Você é muito corajoso”
Zeugma: omite um termo no enunciado que já apareceu antes, evitando uma repetição e promovendo uma equivalência semântica:
Maria gosta de vôlei. Pedro, basquete.
No exemplo, há a omissão do verbo “gosta”. Sem a omissão, poderia ser:
Maria gosta de vôlei. Pedro gosta de basquete.
Maria gosta de vôlei e Pedro gosta de basquete.
Paralelismo
O paralelismo é utilizado para dar valor de igualdade semântica na construção de alguma oração.
Paralelismo sintático: ligação existente entre as funções sintáticas ou morfológicas dos elementos da oração. Observe o exemplo:
O que espero das férias de julho: viagens, praia e visitar lugares diferentes.
A presença do verbo “visitar”, ao invés de continuar a sequência morfológica com substantivos, quebra a estrutura da oração.
O que espero das férias de julho: viagens, praia e lugares diferentes.
Paralelismo semântico: observa a correspondência de valores presentes no discurso.
Sem paralelismo: Ora faz os deveres, mas não faz tudo.Com paralelismo: Ora faz os deveres, ora não faz.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Reescreva o seguinte parágrafo adicionando a ele recursos que possibilitem sua progressão.
Para refletir a respeito do papel da mulher na sociedade é aconselhável que, na escola, sejam realizados debates sobre obras literárias que reflitam essa temática. O poder público deve criar e fiscalizar a execução de medidas que fiscalizem a desigualdade de salários entre homens e mulheres nas empresas. A mídia pode veicular informações a importância de uma sociedade igualitária de campanhas televisivas.
QUESTÃO 2
Leia o parágrafo a seguir e explique como os elementos em destaque atuam na progressão textual.
As estudantes Carla e Lúcia estão preparando um seminário com o tema “Desafios da educação brasileira no contexto pós-pandemia”. Elas já estão na fase de revisão deste material e pretendem apresentá-lo assim que concluí-lo.
QUESTÃO 3
Reescreva as sentenças a seguir realizando as correções necessárias para garantir a coesão e coerência do texto.
A) Cleiton gosta de cantar, Luisa gosta de jogar futebol e Frederico gosta de cozinhar. Qual dos três precisa estudar? Todos eles.
B) Luan estava lendo um romance de aventura: ora lia, mas dormia. Quando acordava, precisava voltar para o início do capítulo.
QUESTÃO 4
O paralelismo sintático pode ser observado na repetição da estrutura sintática, com verbos no mesmo tempo verbal, estabelecendo um paralelismo entre as ações expressas. Dentre as opções a seguir, assinale aquela em que não há um paralelismo sintático.
(A) O professor ensina, explica e tira dúvidas durante as aulas.
(B) Ela gosta de cantar, dançar e atuar no teatro.
(C) Mariana gosta de futsal e Kaio de basquete.
(D) O escritor pesquisou, escreveu e revisou o livro com cuidado.
QUESTÃO 5
Dentre os exemplos a seguir, assinale aquele em que há elisão.
(A) O projeto requer planejamento, mas nem todos do grupo planejam.
(B) Keila está estudando inglês, Douglas espanhol.
(C) Penélope recebeu um prêmio. Ela ficou radiante.
(D) O atleta treina intensamente, se alimenta adequadamente e descansa o suficiente.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.). |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022. https://criteriorevisao.com.br/afinal-o-que-e-progressao-textual/ Acesso em: 09, mai. 22 https://descomplica.com.br/d/vs/aula/coesao-coerencia-e-progressao-textual/ Acesso em: 09, mai. 22 https://quintcoach.com.br/progressao-textual-bom-texto/ Acesso em: 09, mai. 22 https://blog.flaviarita.com/conectores-textuais-quais-sao-e-como-usa-los/#.YnpLvOjMKUk Acesso em: 09, mai. 22 https://www.portugues.com.br/gramatica/elipse.html Acesso em: 09, mai. 22 https://www.significados.com.br/coesao-e-coerencia/ Acesso em: 09, mai. 22 https://www.todamateria.com.br/dica-de-redacao-uso-do-paralelismo/ Acesso em: 09, mai. 22 |