Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Diversidade Cultural no Contexto das Lutas
No Brasil, praticamos diversas lutas nacionais e muitas outras de outros países e culturas diferentes. Por isso, podemos afirmar que existe uma grande diversidade cultural no contexto das lutas no Brasil, pois elas são de diferentes culturas (africanas, europeias, indígenas e asiáticas) e são praticadas com diferentes objetivos.
Entre as diversas práticas corporais trazidas da África, foram trazidos também os movimentos e ritmos que levariam ao surgimento da capoeira entre os escravizados. Essa forma de luta precisou ser disfarçada de dança para poder se desenvolver nos porões das senzalas.
Atualmente a capoeira é reconhecida como importante elemento da nossa cultura, herança dos povos africanos. Faz parte da identidade nacional.
Os povos indígenas também contribuíram muito com a formação da nossa cultura, inclusive no contexto das lutas. Suas práticas corporais – danças, jogos e lutas – refletem suas características e valores. E apesar de existirem diferentes etnias que abrangem todo território brasileiro, todas elas possuem certas características comuns em suas práticas corporais, como:
- A ligação com os elementos da natureza;
- A cooperação entre os participantes;
- E a ligação com diversas formas de cerimônias e celebrações.
Já os povos asiáticos são, com certeza, mundialmente conhecidos por suas diferentes formas e estilos de lutas. De lá vieram o judô, o karatê, o jiu jitsu, o muay thai, o taekwondo, o Aikidô, os diferentes estilos de kung fu, entre outras tantas lutas menos conhecidas.
Por fim, a cultura europeia chegou ao Brasil como cultura dominante e exploradora. Trazendo avanços e retrocessos em diferentes setores da sociedade. De lá vieram diferentes práticas corporais, em especial, práticas de ginástica e práticas esportivas, mas também de lutas, como por exemplo o boxe e a luta greco-romana.
Questão 1
No Brasil, praticamos
(A) apenas estilos de lutas nacionais.
(B) apenas estilos de lutas de outros países.
(C) estilos de lutas nacionais e de outros países.
(D) apenas as lutas esportivizadas.
Questão 2
As lutas desenvolvidas pelos povos indígenas e afrodescendentes no Brasil
(A) são inferiores às lutas desenvolvidas pelos povos europeus.
(B) não fazem parte da nossa cultura corporal de movimento.
(C) são super destacadas nas mídias como tv e internet.
(D) também fazem parte da cultura corporal de movimento.
Questão 3
Quais são as principais características das práticas corporais desenvolvidas pelos povos originários do Brasil (os povos indígenas)?
Questão 4
Por que a capoeira precisou ser disfarçada de luta na época da escravidão?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre diferentes formas de lutas praticadas no Brasil:
Diversidade Cultural no Contexto das Lutas
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0533) Vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/ |