You are currently viewing Educação Física: Diversidade Cultural no Contexto das Lutas

Educação Física: Diversidade Cultural no Contexto das Lutas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Diversidade Cultural no Contexto das Lutas

No Brasil, praticamos diversas lutas nacionais e muitas outras de outros países e culturas diferentes. Por isso, podemos afirmar que existe uma grande diversidade cultural no contexto das lutas no Brasil, pois elas são de diferentes culturas (africanas, europeias, indígenas e asiáticas) e são praticadas com diferentes objetivos.

Entre as diversas práticas corporais trazidas da África, foram trazidos também os movimentos e ritmos que levariam ao surgimento da capoeira entre os escravizados. Essa forma de luta precisou ser disfarçada de dança para poder se desenvolver nos porões das senzalas.

Atualmente a capoeira é reconhecida como importante elemento da nossa cultura, herança dos povos africanos. Faz parte da identidade nacional.

Os povos indígenas também contribuíram muito com a formação da nossa cultura, inclusive no contexto das lutas. Suas práticas corporais – danças, jogos e lutas – refletem suas características e valores. E apesar de existirem diferentes etnias que abrangem todo território brasileiro, todas elas possuem certas características comuns em suas práticas corporais, como:

• A ligação com  os elementos da natureza;
  • A cooperação entre os participantes;
  • E a ligação com diversas formas de cerimônias e celebrações.

Já os povos asiáticos são, com certeza, mundialmente conhecidos por suas diferentes formas e estilos de lutas. De lá vieram o judô, o karatê, o jiu jitsu, o muay thai, o taekwondo, o Aikidô, os diferentes estilos de kung fu, entre outras tantas lutas menos conhecidas.

Por fim, a cultura europeia chegou ao Brasil como cultura dominante e exploradora. Trazendo avanços e retrocessos em diferentes setores da sociedade. De lá vieram diferentes práticas corporais, em especial, práticas de ginástica e práticas esportivas, mas também de lutas, como por exemplo o boxe e a luta greco-romana.

Questão 1

No Brasil, praticamos

(A) apenas estilos de lutas nacionais.

(B) apenas estilos de lutas de outros países.

(C) estilos de lutas nacionais e de outros países.

(D) apenas as lutas esportivizadas.

Questão 2

As lutas desenvolvidas pelos povos indígenas e afrodescendentes no Brasil

(A) são inferiores às lutas desenvolvidas pelos povos europeus.

(B) não fazem parte da nossa cultura corporal de movimento.

(C) são super destacadas nas mídias como tv e internet.

(D) também fazem parte da cultura corporal de movimento.

Questão 3

Quais são as principais características das práticas corporais desenvolvidas pelos povos originários do Brasil (os povos indígenas)?

Questão 4

Por que a capoeira precisou ser disfarçada de luta na época da escravidão?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre diferentes formas de lutas praticadas no Brasil:

Diversidade Cultural no Contexto das Lutas

Canal Educação Física com professor Luciano – Diversidade Cultural no Contexto das Lutas. Disponível em: https://youtu.be/Y-h7YY_wVww
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0533) Vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022