Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
SERES VIVOS E NÃO VIVOS
OI, CRIANÇADA! TUDO BEM?
HOJE ESTUDAREMOS SOBRE OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS. SABIA QUE O NOSSO PLANETA ESTÁ REPLETO DELES?!
PARA SER CONSIDERADO UM SER VIVO, É NECESSÁRIO QUE ESSE SER NASÇA E SEJA FORMADO POR ESTRUTURAS BEM PEQUENAS, CHAMADAS CÉLULAS.
ELES, TAMBÉM, UM DIA MORRERÃO, ASSIM COMO ACONTECE COM AS PESSOAS, OS ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS, AS PLANTAS, OS FUNGOS E BACTÉRIAS.
JÁ OS SERES NÃO VIVOS, NÃO POSSUEM VIDA, COMO EXEMPLOS: CANETINHAS, ÁGUA, MORADIAS, CELULARES, LUA, BRINQUEDOS, PEDRAS, DENTRE OUTROS.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O LINDO CONTO DA CHAPEUZINHO VERMELHO É SOBRE UMA MENINA DE CAPUZ VERMELHO QUE CAMINHOU PELA FLORESTA PARA LEVAR DOCINHOS PARA SUA VOVOZINHA. DURANTE ESSA AVENTURA PERIGOSA, ELA OBSERVOU VÁRIOS SERES VIVOS E NÃO VIVOS.
ENCONTRE ALGUNS SERES VIVOS E NÃO VIVOS NO CAÇA-PALAVRAS.
QUESTÃO 2
OBSERVE NA ILUSTRAÇÃO ACIMA A CESTA CAÍDA NO CHÃO.
FAÇA UMA LISTA COM EXEMPLOS DE SERES NÃO VIVOS QUE CHAPEUZINHO PODERIA TER LEVADO DE PRESENTE PARA A SUA VOVOZINHA.
QUESTÃO 3
PRODUZA UM DESENHO QUE RETRATE A PARTE DO CONTO QUE VOCÊ MAIS GOSTOU. NÃO DEIXE DE DESENHAR E EVIDENCIAR OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS. BOM TRABALHO!
QUESTÃO 4
RELEIA O TEXTO. MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA COM UM X, PARA RESPONDER: QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS QUE DEFINEM UM SER VIVO?
A) NASCER E TER UMA ESTRUTURA BEM PEQUENA CHAMADA CÉLULA.
B) NÃO TER DATA DE VALIDADE E NÃO MORRER.
C) SER NUVENS FLUTUANTES E BEM CARREGADAS.
D) SER DURO COMO UMA PEDRA OU UMA ROCHA.
QUESTÃO 5
QUAIS SÃO OS EXEMPLOS DE SERES NÃO VIVOS MENCIONADOS NO TEXTO? SUBLINHE A FRASE CORRETA.
A) PESSOAS, ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS, PLANTAS, FUNGOS E BACTÉRIAS.
B) CANETINHAS, ÁGUA, MORADIAS, CELULARES, LUA, BRINQUEDOS E PEDRAS.
C) SERES FORMADOS POR CÉLULAS.
D) SERES QUE NUNCA MORREM.
SAIBA MAIS
APRENDA MAIS SOBRE O MAIOR SER VIVO QUE EXISTE CLICANDO NO LINK ABAIXO:
Autoria: | Profª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e graduanda em Jornalismo Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem. |
Referências: | BUNDE, Mateus. Seres Vivos e Seres não Vivos. Todo Estudo, 2022. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/seres-vivos-e-seres-nao-vivos. Acesso em: 29 de Jun. de 2022. CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS, Brasil Escola, 2022. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/biologia/caracteristicas-dos-seres vivos.htm#:~:text=As%20principais%20caracter%C3%ADsticas%20dos%20seres,de%20reprodu%C3%A7%C3%A3o%20e%20a%20evolu%C3%A7%C3%A3o.&text=Quando%20vemos%20um%20animal%2C%20sabemos,ser%20como%20um%20organismo%20vivo%3F >.Acesso em: 30 de Jun. de 2022 CIÊNCIA, Meio Ambiente. Escola Kids, 2022. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/meio-ambiente.htm>.Acesso em: 30 de Jun. de 2022. SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “O que é um ser vivo?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-um-ser-vivo.htm. Acesso em 29 de junho de 2022. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |