You are currently viewing Ciências da Natureza – Seres vivos e não vivos

Ciências da Natureza – Seres vivos e não vivos

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


SERES VIVOS E NÃO VIVOS

OI, CRIANÇADA! TUDO BEM?

HOJE ESTUDAREMOS SOBRE OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS. SABIA QUE O NOSSO PLANETA ESTÁ REPLETO DELES?!

PARA SER CONSIDERADO UM SER VIVO, É NECESSÁRIO QUE ESSE SER NASÇA E SEJA FORMADO POR ESTRUTURAS BEM PEQUENAS, CHAMADAS CÉLULAS.

ELES, TAMBÉM, UM DIA MORRERÃO, ASSIM COMO ACONTECE COM AS PESSOAS, OS ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS, AS PLANTAS, OS FUNGOS E BACTÉRIAS.

JÁ OS SERES NÃO VIVOS, NÃO POSSUEM VIDA, COMO EXEMPLOS: CANETINHAS, ÁGUA, MORADIAS, CELULARES, LUA, BRINQUEDOS, PEDRAS, DENTRE OUTROS.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/chapeuzinho-vermelho-vermelho-pouco-1130258/>. Acesso em: 30, jun de 2022.

QUESTÃO 1

O  LINDO CONTO DA CHAPEUZINHO VERMELHO É SOBRE UMA MENINA DE CAPUZ VERMELHO QUE CAMINHOU PELA FLORESTA PARA LEVAR DOCINHOS PARA SUA VOVOZINHA. DURANTE ESSA AVENTURA PERIGOSA, ELA OBSERVOU VÁRIOS SERES VIVOS E NÃO VIVOS.

ENCONTRE ALGUNS SERES VIVOS E NÃO VIVOS NO CAÇA-PALAVRAS.

QUESTÃO 2

OBSERVE NA ILUSTRAÇÃO ACIMA A CESTA CAÍDA NO CHÃO.

FAÇA UMA LISTA COM EXEMPLOS DE SERES NÃO VIVOS QUE CHAPEUZINHO PODERIA TER LEVADO DE PRESENTE PARA A SUA VOVOZINHA.

QUESTÃO 3

PRODUZA UM DESENHO QUE RETRATE A PARTE DO CONTO QUE VOCÊ MAIS GOSTOU. NÃO DEIXE DE DESENHAR E EVIDENCIAR OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS. BOM TRABALHO!

QUESTÃO 4

RELEIA O TEXTO. MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA COM UM X, PARA RESPONDER: QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS QUE DEFINEM UM SER VIVO?

A) NASCER E TER UMA ESTRUTURA BEM PEQUENA CHAMADA CÉLULA.

B) NÃO TER DATA DE VALIDADE E NÃO MORRER.

C) SER NUVENS FLUTUANTES E BEM CARREGADAS.

D) SER DURO COMO UMA PEDRA OU UMA ROCHA.

QUESTÃO 5

QUAIS SÃO OS EXEMPLOS DE SERES NÃO VIVOS MENCIONADOS NO TEXTO? SUBLINHE A FRASE CORRETA.

A) PESSOAS, ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS, PLANTAS, FUNGOS E BACTÉRIAS.

B) CANETINHAS, ÁGUA, MORADIAS, CELULARES, LUA, BRINQUEDOS E PEDRAS.

C) SERES FORMADOS POR CÉLULAS.

D) SERES QUE NUNCA MORREM.


SAIBA MAIS

APRENDA MAIS SOBRE O MAIOR SER VIVO QUE EXISTE CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Canal Danielle Assis “Ciências da Natureza: Seres Vivos e Não Vivos”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jipvTOz8eYI>. Acesso 05, jul. 2022.


Autoria:Profª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e graduanda em Jornalismo

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem.
Referências:BUNDE, Mateus. Seres Vivos e Seres não Vivos. Todo Estudo, 2022. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/seres-vivos-e-seres-nao-vivos. Acesso em: 29 de Jun. de 2022.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS, Brasil Escola, 2022. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/biologia/caracteristicas-dos-seres vivos.htm#:~:text=As%20principais%20caracter%C3%ADsticas%20dos%20seres,de%20reprodu%C3%A7%C3%A3o%20e%20a%20evolu%C3%A7%C3%A3o.&text=Quando%20vemos%20um%20animal%2C%20sabemos,ser%20como%20um%20organismo%20vivo%3F >.Acesso em: 30 de Jun. de 2022

CIÊNCIA, Meio Ambiente. Escola Kids, 2022. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/meio-ambiente.htm>.Acesso em: 30 de Jun. de 2022.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “O que é um ser vivo?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-um-ser-vivo.htm. Acesso em 29 de junho de 2022.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)