You are currently viewing Educação Física: Violência no Contexto das Lutas

Educação Física: Violência no Contexto das Lutas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Image by macrovector on Freepik

Violência no Contexto das Lutas

As lutas são práticas corporais compostas de técnicas de ataque e defesa centradas no corpo do adversário, onde são desenvolvidas ações com o objetivo de imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o adversário de um determinado espaço, conforme as regras de cada estilo de luta.

Muitos estilos de luta surgiram ainda na antiguidade como forma de defesa pessoal ou até mesmo como forma de desenvolvimento espiritual. Atualmente, grande parte das lutas foi esportivizada, ou seja, agora suas técnicas não são mais usadas em combates reais de vida e morte, mas sim em competições com regras que visam uma disputa justa e a preservação da integridade física dos atletas.

Além das técnicas de ataque e defesa de cada estilo de luta, muitas dessas práticas possuem tradições e conhecimentos filosóficos que vão sendo incorporados ao modo de vida dos praticantes.

Infelizmente, muitas pessoas associam as práticas de lutas com violência, o que não é verdade.

Existem diferentes formas de violência, física, verbal, psicológica, preconceitos, homofobia, racismo etc. E ao contrário das lutas, a violência é um comportamento que não respeita regras nem o adversário.

Nas lutas, é ensinado que as técnicas de cada estilo não devem ser usadas para quebrar regras, ter vantagem sobre os outros ou oprimir o próximo, pelo contrário, os conhecimentos filosóficos de cada estilo de luta, geralmente ensinam que a luta deve ser sempre a última opção para se resolver um conflito, que as técnicas devem ser usadas para garantir a justiça e projeção aos mais fracos, e sempre respeitar o adversário.

Nas competições, os combates são organizados conforme o peso dos atletas para garantir disputas justas, muitos golpes não são aceitos para se garantir a integridade física dos lutadores, existem períodos longos de recuperação de uma competição para outra, e todo combate é supervisionado por juízes, além disso existem muitos equipamentos de segurança usados especialmente pelas categorias de base.

Questão 1

Na relação das lutas com a violência podemos afirmar que

(A) as lutas reforçam o comportamento violento.

(B) as lutas também são compostas por códigos morais que ensinam a não violência.

(C) os praticantes de lutas transferem a agressividade dos treinos para suas vidas sociais, tornando-se pessoas mais violentas.

(D) não existem regras nem respeito na prática de lutas.

Questão 2

As lutas são compostas por técnicas de ataque e defesa centradas no corpo do adversário que têm como objetivo

(A) matar ou ferir gravemente o adversário.

(B) imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o adversário de um espaço específico.

(C) humilhar e desrespeitar o adversário.

(D) não ter contato com o adversário.

Questão 3

Existem diferentes formas de violência. Quais tipos de violência você já sofreu ou reconhece que existe?

Questão 4

Por que podemos afirmar que nas competições de lutas não existe violência?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre as diferenças entre briga, luta e agressão.

Quem Luta não Briga

Canal Educação Física com professor Luciano – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7A1MSbSh7t0
Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAEF0731) Analisar a diferença entre luta, briga e agressão, em contexto educacional e profissional.
(EAJAEF0732) Analisar as questões sociais, morais, econômicas e culturais que despertam o interesse pela disputa e violência no contexto das lutas.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022