ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
A escravidão no Brasil durou mais de 300 anos e gera inúmeros impactos sociais até os dias atuais. Os negros escravizados eram obrigados a abandonar sua cultura, família e modo de vida na África para se submeter a trabalhos exaustivos e degradantes. A resistência dos próprios negros e as pressões dos movimentos abolicionistas foram fundamentais para que a escravidão fosse extinta.
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
A abolição da escravatura no Brasil ocorreu em 13 de maio de 1888, através da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel. Historicamente, o contexto dessa abolição foi marcado por pressões internas e externas, como o movimento abolicionista, a pressão econômica internacional contra a escravidão e a resistência das pessoas escravizadas.
O processo de abolição foi gradual, ou seja, aconteceu como resultado de diversas etapas, com a aprovação de leis antiescravistas ao longo do século XIX, culminando com a Lei Áurea, que declarou a libertação de todos os escravizados no Brasil.
As pessoas escravizadas eram trazidas da África nos navios negreiros. Esses navios transportavam africanos capturados, que eram vendidos como escravos nas Américas. Essa prática foi amplamente condenada e é considerada um dos períodos mais sombrios da história da humanidade.
Os Quilombos
Os Quilombos eram comunidades formadas por pessoas negras fugitivas do sistema escravista durante o período colonial no Brasil. Elas buscavam a liberdade e a autonomia, estabelecendo assentamentos autônomos em áreas de difícil acesso, como mata ou regiões montanhosas.
Os quilombos representaram um importante espaço de resistência contra a escravidão. Alguns dos mais conhecidos quilombos brasileiros são o Quilombo dos Palmares e o Quilombo do Jabaquara. A Constituição brasileira reconhece a importância histórica e cultural dos quilombos e garante aos seus descendentes direitos territoriais e culturais.
Agora é com você, vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Observe uma representação em pintura do transporte de africanos escravizados nos navios negreiros:
Disponível em: https://picryl.com/media/navio-negreiro-by-johann-moritz-rugendas-1830-no-borders-85691c. Acesso em 13 jun. 2022
Após a observação da imagem, registre as suas impressões sobre como eram as condições que essas pessoas enfrentavam no transporte até o desembarque no Brasil.
QUESTÃO 2
A luta pela liberdade fortaleceu o movimento abolicionista, causando pressões econômicas e políticas no Brasil.
Qual lei foi aprovada no Brasil responsável pela abolição da escravatura?
a) Lei Octogenária.
b) Lei Áurea.
c) Lei da Liberdade.
d) Lei Abolicionista.
QUESTÃO 3
Os quilombos foram importantes símbolos da resistência das pessoas negras contra a escravidão e negação às condições de vida e de trabalho digno.
Faça uma pesquisa sobre o quilombo Kalunga, existente em Goiás e registre as informações que você obteve. Não se esqueça de informar quais são as condições de vida dos quilombolas Kalungas atualmente.
QUESTÃO 4
As pessoas escravizadas desempenhavam atividades em setores produtivos diversos, a depender das demandas da localidade e dos movimentos econômicos.
No início da colonização, na região litorânea do Brasil, qual era a principal atividade desenvolvida pelas pessoas escravizadas?
a) Trabalho nos engenhos de açúcar.
b) Trabalho na pecuária.
c) Trabalho nas minas de ouro.
d) Trabalho no comércio.
SAIBA MAIS
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF04HI11-A) Identificar os processos de imigração europeia, na segunda metade do século XIX, o processo abolicionista relacionando com a ocupação do território goiano e a formação do povo brasileiro. (GO-EF04HI10-A) Refletir sobre a presença de povos/etnias indígenas no território brasileiro, a chegada de europeus, via expansão marítima e a diáspora forçada de africanos para a constituição da sociedade brasileira, comparando semelhanças e diferenças no passado e no presente. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. AGÊNCIA BRASIL. Quilombo dos palmares é reconhecido patrimônio cultural do Mercosul . Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-11/regiao-do-quilombo-dos-palmares-se-tornara-patrimonio-cultural-do-mercosul. Acesso em 13 jun. 2022. BRASIL ESCOLA. Abolição da escravatura. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-abolicao-escravatura.htm. Acesso em: 13 jun. 2022. EBC NA REDE. Série “A Verdade sobre a escravidão negra no Brasil” – Primeira Reportagem. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=5azumXP_-gc. Acesso em 13 jun. 2022. SENADO FEDERAL. Lei áurea: Conheça os antecedentes da lei que proibiu a escravidão no país. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mj1yjc6xfJY. Acesso em 13 jun. 2022. |