You are currently viewing História – Revolução Russa

História – Revolução Russa

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


REVOLUÇÃO RUSSA

Antecedentes

No início do século XX, a Rússia vivia uma monarquia chefiada pelo Czar e uma sociedade estamental, com grupos privilegiados e mais de 85% da população vivendo em condições precárias.

Em 1898, foi criado o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) por vários intelectuais. Este grupo iniciou o processo de organização e luta dos trabalhadores.

A legitimidade do poder do Czar definhava e a crise aumentou em 1905 com o episódio conhecido como Domingo Sangrento, quando a polícia atirou contra uma multidão de 200 mil operários em protesto.

A Revolução

Em fevereiro de 1917 um grupo liberal-democrata liderou uma revolução que derrubou o governo do Czar e instaurou a república. Iniciou-se um regime parlamentar. Os operários e os soldados criaram um soviete liderado por Leon Trotsky, que aderiu ao Partido Bolchevique.

Os soldados queriam o fim da guerra e abandonavam o campo de batalha, os camponeses tomavam as terras dos grandes proprietários, operários grevistas exigiam melhores condições de vida.

Em outubro, outra revolução aconteceu. Na noite de 24 de outubro de 1917, o Comitê Militar Revolucionário do soviete de Petrogrado, liderado por Trotsky, tomou o Palácio de Inverno, sede do governo russo. Lênin assumiu o poder.

O governo socialista

De imediato, o governo socialista retirou a Rússia da Primeira Guerra Mundial; estatizou grandes empresas como bancos, seguradoras, estradas de ferro, siderúrgicas e empresas de comércio exterior; adotou medidas autoritárias – dominou os sovietes e sindicatos de trabalhadores, criou uma polícia política para vigiar e prender os opositores do regime, dissolveu a Assembleia Nacional Constituinte em 1918; na área rural, o governo passou a tabelar os preços dos produtos agrícolas impondo preços baixos.

Os setores privilegiados da sociedade criaram o exército branco. O governo comunista criou o exército vermelho. Países como a Inglaterra, França e Estados Unidos, tremendo a disseminação do comunismo, apoiaram o exército branco. 

Durante a guerra, o governo adotou medidas duras – era o comunismo de guerra. Em 1921, o exército vermelho saiu vencedor, mas o país estava destruído. Lênin instituiu o regime de partido único.

A Nova Política Econômica (NEP)

Como solução para a crise, Lênin propôs a suspensão do comunismo de guerra e a adoção de algumas medidas capitalistas. Os camponeses podiam vender seus produtos nas feiras, algumas empresas estatizadas foram devolvidas a seus donos. A produção agrícola elevou-se, mas a recuperação industrial foi pequena.

A construção do socialismo

Com a morte de Lênin, em 1924, Stalin assumiu o governo. Iniciou um plano para a construção do comunismo baseado em duas medidas: acabar com a propriedade camponesa da terra e industrializar o país.

Em 1930, começou a coletivização do campo. As terras dos camponeses foram tomadas à força. Cerca de 100 milhões de camponeses passaram a viver em fazendas coletivas.

Depois, o governo investiu na industrialização. Contratou técnicos e engenheiros e importou tecnologia. Stalin privilegiou a indústria pesada de petróleo, aço, hidrelétricas, aviões, turbinas, tratores, etc. No final da década de 1930, a União Soviética tornou-se um país industrializado.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Marque a alternativa correta quanto ao que motivou a Revolução Russa.

(A) Condições de vida precárias da população e crise de legitimidade do poder do Czar.

(B) O partido Bolchevique que buscava romper com a ordem capitalista e instaurar o socialismo.

(C) A retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial, que provocou a revolta da população.

(D) O episódio conhecido como Domingo Sangrento, que levou a população a depor o Czar.

QUESTÃO 2

Logo após a revolução de outubro, setores privilegiados da sociedade russa organizaram o exército branco e iniciaram uma guerra contra o novo governo. Nesta guerra, eles contaram com o apoio de outros países. Esse apoio externo ao exército branco se explica porque:

(A) Inglaterra e França visavam a conquista de partes do território russo.

(B) Os Estados Unidos queriam ampliar sua área de influência comercial.

(C) Os países ocidentais temiam a disseminação do comunismo.

(D) As forças armadas estavam ociosas e precisavam exercitar-se.

QUESTÃO 3

Escreva um parágrafo analisando a Nova Política Econômica.

QUESTÃO 4

A campanha contra o comunismo foi uma prática marcante nos países ocidentais ao longo do século XX. No Brasil, o discurso anticomunismo construiu um imaginário sobre os comunistas. Faça uma pesquisa e registre no caderno algumas ideias que circulam sobre o comunismo no Brasil. Discuta-as com seus colegas e professor.

Saiba mais

Revolução

Canal Anísio Filho. Revolução. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-07JiT5qPhY> acesso em 24, jun. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0620) Caracterizar o processo revolucionário socialista na Rússia.
Referencial teórico:MACHADO, Fernando. Socialismo: filósofos criticam o capitalismo e imaginam transformação. Disponível em <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/socialismo-filosofos-criticam-o-capialismo-e-imaginam-transformacao.htm> acesso em 28 de abril de 2021.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.