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Matemática – Explorando Expressões Algébricas: Monômios, Polinômios e Seus Elementos

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5º Períodos (da 7ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Expressões algébricas, o que são e para que servem?

As expressões algébricas (EA) são combinações de números, variáveis e operações matemáticas. Em uma linguagem mais simples, podemos dizer que as EA são como “fórmulas matemáticas” que tornam mais fácil trabalhar com números e variáveis em contextos do mundo real.

Imagem: canva.com/polinômios_https://l1nk.dev/C74ps

Elas servem para representar relações, resolver problemas e entender padrões em várias áreas, desde a física até as finanças. 

Monômios (Definição)

Os monômios são expressões algébricas simples, compostas por um único termo. Podem ser formados por constantes, variáveis ou o produto de ambas. Eles são compostos por 3 elementos:

  • Coeficiente: é o fator numérico que multiplica a parte literal e pode ser positivo, negativo ou zero.
  • Parte Literal:  é a parte que contém as variáveis, se houver e representa a incógnita na expressão.
  • Grau: é um valor que indica o expoente associado à parte literal. Ele é dado pela soma dos dos expoentes de suas variáveis.

Por exemplo:

  • 3x: 3 é o coeficiente, x é a parte literal e 1 é o grau.
  • – 4xy: – 4 é o coeficiente, xy é a parte literal e 2 (1+1) é o grau.
  • – 2a3b2 c: -2 é o coeficiente, abc é a parte literal e 6 (3+2+1) é o grau.

Polinômios (definição)

Os polinômios são expressões algébricas que consistem na soma de vários monômios. 

Por exemplo:

  • ax² + by + 3
  • 5c³d – 4ab + 3c²
  • -2ab + b – 3xa”

Classificação dos polinômios

Os polinômios podem ser classificados pelo número de termos:

  • Monômio: polinômio com um termo.
  • Binômio: polinômio com dois termos.
  • Trinômio: polinômio com três termos.
  • Polinômio: polinômio com mais de 3 termos.

Por exemplo:

  • Binômio: 2xy + 7
  • Trinômio: 3a – 2b + c
  • Polinômio: – 9x + 7y – 9z + 8 

Grau de um polinômio

O grau de um polinômio é dado pelo maior grau de seus monômios.

Por exemplo:

  • O polinômio 2xy + 4x²y³ – 5y4  tem grau 5 pois
    • xy tem grau 2 (1+1)
    • x²y³  tem grau 5 (2+3) – Maior grau
    • y4  tem grau 4
  • O polinômio 8a²b – ab + 2a²b² tem grau 4 pois
    • a²b tem grau 3 (2+1)
    • ab tem grau 2 (1+1)
    • a²b² tem grau 4 (2+2) – Maior grau.

Um problema para finalizar

Considere o polinômio P(x) = 3x3 – 2x2 + 5x – 1. Pede-se:

A) Identificar os monômios presentes no polinômio P(x), indicando seus coeficientes, partes literais e graus.

B) Classificar P(x) de acordo com o número de termos, indicando se é um monômio, binômio, trinômio, etc. 

C) Determinar o grau do polinômio P(x).

Respostas:

A) P(x) = 3x3 – 2x2 + 5x – 1

  • 3x3 : tem coeficiente 3, parte literal x3 e grau 3.
  • – 2x2 : tem coeficiente – 2, parte literal x2 e grau 2.
  • 5x: tem coeficiente 5, parte literal x e grau.
  •  1: tem coeficiente 1, não tem parte literal e nem grau.

B) Como o polinômio possui 4 termos, ele é classificado como polinômio.

C) Esse polinômio possui grau 3.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Considere a expressão 5x3+2y2-3z-7,

A) Qual é o coeficiente do termo 2x2?

B) Quais são as partes literais presentes na expressão?

C) Qual é o grau total da expressão?

D) Classifique a expressão quanto ao número de termos, identificando se é um monômio, binômio, trinômio ou polinômio.

QUESTÃO 02

Paula utiliza a expressão algébrica 3a-2b-5c para analisar suas despesas mensais, onde a, b e c representam gastos com alimentação, transporte e lazer, respectivamente.

A) Identifique os coeficientes, as partes literais e os graus associados a cada termo na expressão.

B) Classifique a expressão quanto ao número de termos e explique como isso reflete nas diferentes áreas de despesas mensais, facilitando o entendimento de onde estão concentrados seus gastos.

QUESTÃO 03

Maria está planejando uma festa de aniversário para seu filho, e ela está avaliando o custo total envolvido na organização do evento. Ao considerar diferentes gastos, ela utiliza um modelo matemático para calcular os custos totais associados ao tempo de preparação. O modelo é expresso pelo polinômio C(d)=20d2+50d+100, onde d representa o número de dias antes do aniversário, e C(d) é o custo total em reais. 

Ao analisar o modelo matemático, podemos afirmar que o termo do polinômio que reflete os custos fixos independentes do número de dias de preparação é o

(A) 20.

(B) 100.

(C) 50d.

(D) 20d2.

QUESTÃO 04

João está estudando para uma prova de matemática e se depara com um problema relacionado a polinômios enquanto revisa os conceitos. Ele se depara com o polinômio R(x)=4x3 -2x2 +7x-1 e busca entender mais sobre suas características.

Considerando o polinômio R(x), podemos afirmar que ele possui grau igual a

(A) 3.

(B) 2.

(C) 1.

SAIBA MAIS

Assista o vídeo, do canal do prof. Hélio, e aprenda sobre expressões algébricas calculando o I.M.C.

Canal do Prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAMA0510) Reconhecer e compreender uma expressão algébrica, destacando dentre elas os monômios e polinômios (binômio, trinômio, etc.), bem como os seus elementos: coeficientes, partes literais e respectivos graus.
Referências BibliográficasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.