You are currently viewing Língua Portuguesa : Gênero textual Aviso

Língua Portuguesa : Gênero textual Aviso

Esta atividade de Língua Portuguesa e Ciências é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

O GÊNERO TEXTUAL AVISO É UTILIZADO PARA COMUNICAR ALGUM TIPO DE INFORMAÇÃO E POSSUI AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: DESTINA-SE A MUITAS PESSOAS, É UTILIZADO PARA TRANSMITIR UMA INFORMAÇÃO E SUA LINGUAGEM É CLARA E OBJETIVA.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Fonte: imagem criada a partir do Canva cartaz

QUESTÃO 1

LEIA O AVISO E RESPONDA :

Fonte: imagem criada a partir do Canva cartaz

A) QUEM EMITIU O AVISO ?

B) A QUEM SE DESTINA O AVISO?

C) QUAL É O OBJETIVO DO AVISO?

D) EM QUANTAS PARTES ESTÁ DIVIDO O TEXTO?

QUESTÃO 2

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM AVISOS SOMENTE COM IMAGENS ? INDIQUE QUAL AVISO INFORMA QUE É PROIBIDO FOTOGRAFAR.

Fonte: Imagem feita com Canva elementos

QUESTÃO 3

PARA A MAIORIA DAS PESSOAS SE EXPOR À LUZ DO SOL MELHORA A SENSAÇÃO DE BEM ESTAR E O HUMOR. PORÉM, O RECOMENDADO É EVITAR FICAR SOB O SOL NOS HORÁRIOS MAIS QUENTES DO DIA (ENTRE 10 E 16 HORAS). INDIQUE QUAL DAS ORIENTAÇÕES DEVE SER SEGUIDA PARA EVITAR A INSOLAÇÃO.

A) USAR ROUPAS LEVES E CLARAS.

B) BEBER ÁGUA SOMENTE QUANDO SENTIR SEDE.

C) CONSUMIR ALIMENTOS GORDUROSOS.

D) PERMANECER DURANTE MUITO TEMPO EM UM AMBIENTE COM ALTA TEMPERATURA.

QUESTÃO 4

A INSOLAÇÃO ACONTECE QUANDO A PESSOA FICA POR MUITO TEMPO EXPOSTA AO SOL E/OU AO CALOR INTENSO. NESTA SITUAÇÃO, A TEMPERATURA DO CORPO AUMENTA RAPIDAMENTE, ATRAPALHANDO O MECANISMO DE TRANSPIRAÇÃO E DIFICULTANDO A CAPACIDADE DO CORPO DE SE RESFRIAR. SÃO SINTOMAS DA INSOLAÇÃO: DOR DE CABEÇA,TEMPERATURA DO CORPO ELEVADA, PELE QUENTE E SECA (NÃO HÁ SUOR), ENTRE OUTROS. A PALAVRA INSOLAÇÃO POSSUI QUANTAS SÍLABAS?

A) 6

B) 5

C) 3

D) 4

QUESTÃO 5

PARA ESCREVER UM TEXTO QUE SEJA COMPREENDIDO POR QUEM LÊ , É PRECISO FAZER O PLANEJAMENTO DA SUA ESCRITA. INDIQUE QUAIS QUESTÕES VOCÊ DEVE CONSIDERAR ANTES DE ESCREVER.

A) O QUE IRÁ ESCREVER

B) PARA QUEM IRÁ ESCREVER

C) O MOTIVO PELO QUAL IRÁ ESCREVER

D) TODAS AS ALTERNATIVAS


QUESTÃO 6

COM BASE NO QUE VOCÊ LEU NESTA ATIVIDADE SOBRE INSOLAÇÃO , CRIE UM AVISO INFORMANDO OS HORÁRIOS DE EXPOSIÇÃO AO SOL QUE PRECISAM SER EVITADOS. QUANDO SEU AVISO ESTIVER PRONTO, FOTOGRAFE E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES, UTILIZANDO UM APLICATIVO DE MENSAGENS . NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER O PLANEJAMENTO DA SUA ESCRITA!


ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CILCANDO AQUI:  https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR PARA APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE COMO FAZER O PLANEJAMENTO DE UM TEXTO ESCRITO.

Fonte: vídeo disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=iCcuJYtoqKg

Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Ciências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0267) Produzir textos com diferentes intenções e que circulam no campo da vida pública.   
(EAJACI0218) Reconhecer, no lazer e no trabalho, os horários adequados para exposição ao Sol e os horários de maior radiação que causam insolação, desidratação e estresse do corpo.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://bvsms.saude.gov.br/insolacao/