You are currently viewing Ciências da Natureza – Quais são os indicadores de saúde pública?
Group of happy and diverse volunteers

Ciências da Natureza – Quais são os indicadores de saúde pública?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Saúde e bem-estar são conceitos complexos, que vão além da ausência de doenças, relacionam-se ao autocuidado, mas extrapolam o individual. Fatores sociais, culturais, econômicos e temporais podem influenciar tanto positivamente quanto negativamente nesses parâmetros. Como você se sente? Você avaliaria de que forma a sua qualidade de vida e a das pessoas que vivem próximas a você?

Vamos responder algumas questões?

Adulto. Disponível em <https://pxhere.com/pt/photo/1450839>. Acesso em jun. 2022.

QUESTÃO 1

Conhecer e analisar as informações referentes à qualidade de vida de uma população auxilia na elaboração de políticas públicas. Nesse sentido, na década de 1950, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou 12 componentes que auxiliam nessa identificação:

A) Dos 12 componentes acima, qual deles você acredita que o país necessita de mais atenção?

B) Escolha três desses componentes e indique como eles se relacionam à sua vida e à da sua família.

QUESTÃO 2

Em grupos, com base nos indicadores apontados na questão anterior, analisem como a escola e seus arredores têm se apresentado. Para cada componente, escrevam a sua situação, possíveis soluções e se elas dependem da população, do poder público ou de ambos. Dica: para facilitar na organização das ideias, vocês podem apresentar as informações em forma de tabela.

QUESTÃO 3

Com a pandemia da Covid-19, foi evidenciada a resistência de muitas pessoas em relação à vacinação contra essa doença e, tão grave quanto, o risco de retorno de doenças que até então estavam controladas – tal como o sarampo e a poliomielite. Na sua opinião, o que é ou seria necessário para que esse cenário fosse diferente? Que tipo de abordagem ou medida poderia ser eficaz para o aumento da cobertura vacinal da população, especialmente considerando que esse ato protege não somente a pessoa vacinada, mas a população em geral?

QUESTÃO 4

Como a conservação do meio ambiente pode influenciar positivamente na qualidade de vida da população? Como pode ser possível um maior contato do ser humano com a natureza, nas cidades?

QUESTÃO 5

Em relação às suas respostas da questão 01, na sua opinião, quais providências poderiam ser tomadas pelo poder público para saná-las ou amenizá-las? Elabore uma carta de reivindicação direcionada a um ente público, expondo as dificuldades que você percebe em relação aos componentes que indicou.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6a-serie/


SAIBA MAIS

Você conhece ou já ouviu falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia aborda esse tema. Conheça os dezessete ODS e saiba como eles podem influenciar na qualidade de vida da população!

Canal Mariana Araguaia. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em <https://youtu.be/WeY9ZvgUXYo>. Acesso em jun. 2022.

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0614) Identificar, interpretar e relacionar as condições de saúde e bem-estar da comunidade local com base na análise dos indicadores de saúde pública.
(EAJACI0615) Relacionar a qualidade do meio ambiente com a saúde e o bem-estar da comunidade. 

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.