You are currently viewing História – Democracia? Para que? Origens e desafios

História – Democracia? Para que? Origens e desafios

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Aprendemos que história é a ciência que investiga os vestígios (fontes históricas) do passado, analisando as intervenções humanas ao longo do tempo e identificando as mudanças e permanências ocorridas, com a finalidade de fornecer referências para a compreensão do presente e essa compressão deve nos orientar em nossas perspectivas de futuro, no sentido de orientar nossa vida. Então, 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

https://www.tre-df.jus.br/imprensa/noticias-tre-df/2021/Maio/justica-eleitoral-celebra-os-25-anos-da-urna-eletronica

Questão 1

Sobre o papel da mulher ocupado hoje em nossa sociedade, quais as diferenças entre o papel da mulher na Grécia antiga? Anote suas conclusões.

Questão 2

Pensando nas transformações políticas ocorridas na pólis de Atenas, como você definiria democracia?

Questão 3

Exponha em um texto curto as diferenças entre democracia direta e democracia representativa.

Questão 4

Identifique quatro influências gregas presentes em nossa sociedade e faça comentários sobre cada uma delas.

      SAIBA MAIS

Aperte o play e se divirta com o conhecimento, descobertas e desafios propostos neste vídeo.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 9 para o 6° ano. Conhecer para defender: A Democracia”. Disponível em:<https://youtu.be/E8m9LM-kWCc>. Acesso em: 14, jun. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aquihttps://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6-ano/

Habilidade:(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da polis e nas transformações políticas, sociais e culturais..
Referencial teórico 
Funari, Pedro Paulo. Grécia e Roma / Paulo Pedro Funari. – 6 ed, – São Paulo : Contexto, 2018.
Reis, M. D. (2018). DEMOCRACIA GREGA: A ANTIGA ATENAS (séc. V a. C. ). Sapere Aude, 9(17), 45-66. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n17p45-66