Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Biodiversidade e recursos naturais
Desenvolvimento sustentável diz respeito ao desenvolvimento que é possível se sustentar por longos períodos, levando em consideração que vivemos em uma sociedade consumista, que relaciona a felicidade ao consumo e aquisição de bens materiais, a pressão sobre os recursos naturais tornam- se cada vez maior. Considerando que parte dos recursos são finitos, podemos chegar a escassez ou total ausência dos recursos naturais.
Os recursos naturais são elementos da natureza necessários para a manutenção da vida na Terra, por exemplo, a água, solo, relevo, minérios, vegetação, energia solar, dentre outros. Ao longo do tempo os seres humanos aprenderam a transformar esses recursos, gerando produtos comercializados com valor monetário. A maior parte dos recursos não são infinitos e por isso precisamos pensar na gestão consciente desses recursos.
Cada região do globo apresenta características próprias de elementos naturais que ao serem apropriadas pelos seres humanos, tornam- se recursos indispensáveis para manutenção da nossa sociedade. As ocupações humanas sempre foram influenciadas pela oferta de recursos, grandes cidades surgiram margeando cursos d’água e povos nômades migram em busca de alimentos e lugares que oferecem condições de manutenção da vida.
Porém, a ação antrópica pode levar a extinção da biodiversidade, que compreendemos, de acordo com (WWF- BRASIL, 2022) como “a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.”
Em síntese, urge a necessidade de preservar a biodiversidade e garantir que haja recursos para atender as demandas das gerações futuras. Nesse sentido, o desenvolvimento sustentável se apresenta como uma alternativa viável para a preservação dos recursos naturais, alinhado ao desenvolvimento social e econômico.
Questão 01
Entrando no vermelho: planeta está prestes a esgotar os recursos naturais que tinha para 2021
É dia de Ano Novo, você abre o aplicativo do banco e se depara com a seguinte cena: na conta corrente, um montante de dinheiro estabelece o quanto será possível gastar no ano seguinte e, em poupança, um dinheiro que deve permanecer intocado, já que garantirá seus planos futuros. Meses se passam e, sem conseguir injetar dinheiro na conta, você segue gastando até mais do que previa. Até que chega o dia 29 de julho e, ao verificar o saldo, você percebe que a conta está zerada, com quase metade do ano ainda pela frente.
É um processo semelhante a esse que se depara o Planeta hoje. Através de cálculos da Pegada Ecológica, uma metodologia ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais, instituições globais conseguem medir qual deveria ser o nosso padrão de consumo ideal. Teríamos recursos para um ano todo se soubéssemos usar, repor ou até gastar nas proporções previstas, mas não foi isso que aconteceu em 2021 e não é isso que tem acontecido há décadas.
BRUMATTI, G. Entrando no vermelho: planeta está prestes a esgotar os recursos naturais que tinha para 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2021/07/28/entrando-no-vermelho-planeta-esta-prestes-a-esgotar-os-recursos-naturais-que-tinha-para-2021.ghtml>. Acesso em: 10, jun. 22.
O texto apresenta a necessidade de pensar a utilização dos recursos naturais de forma mais consciente. Considerando que esses não são finitos, quais atitudes podemos adotar para preservar os recursos do planeta Terra?
Questão 02
Devastação – Fonte: www.canva.com
Descreva qual é a crítica presente na imagem e aponte como o desmatamento tem capacidade de reduzir a biodiversidade.
Questão 03
Ao observar a imagem podemos concluir que o desenvolvimento sustentável
(A) é o desenvolvimento capaz de atender as demandas da atual geração, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das próximas gerações.
(B) é o desenvolvimento pensando apenas nas questões ambientais, onde o foco é preservar o ambiente a qualquer custo.
(C) é o desenvolvimento centrado nas demandas econômicas, priorizando sempre as demandas relacionadas ao crescimento econômico.
(D) crescimento econômico e social andam juntos, são pensadas políticas capazes de atender os anseios econômicos e o desenvolvimento social sem pensar nas questões ambientais.
Questão 04
Preservar a biodiversidade é um ato de cidadania. Sendo assim, contribui para degradação ambiental
(A) a prática da pesca e caça sustentável.
(B) o aquecimento global moderado.
(C) a expansão de áreas de preservação ecológica.
(D) a destruição de habitats naturais.
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente curricular: | Geografia |
Habilidade: | (EF06GE11-A) Analisar as diversas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local, nacional e mundial, com ênfase nas relações capitalistas. |
Referências: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. BARBIERI, J. C; SILVA, D. Desenvolvimento Sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/ram/a/DSKVmHs8qLRFRrGcGqTKh7H/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10, jun. 22. GUIMARÃES, R. FONTOURA, Y. Desenvolvimento sustentável na Rio+20: discursos, avanços, retrocessos e novas perspectivas. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/cebape/a/zgc38BzxyVtgM4Trbps57xC/abstract/?lang=pt#>. Acesso em: 10, jun. 22. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 10, jun. 22. ROMA, J. C. Os objetivos de desenvolvimento do milênio e sua transferência para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Cienc. Culto., São Paulo, v. 71, n. 1, pág. 33-39, janeiro de 2019. Disponível em <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252019000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10, jun. 22. WWF. O que é desenvolvimento sustentável?. Disponível em:<www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: 10, jun. 22. WWF. O que é biodiversidade?. Disponível em: < https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/#:~:text=O%20termo%20biodiversidade%20-%20ou%20diversidade,industrial%20consumida%20pelo%20ser%20humano.>. Acesso em: 10, jun. 22. |