Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 4º período (5ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Relembrando a definição de Porcentagem
Porcentagem é uma maneira de representar uma parte de algo em relação ao todo, utilizando a escala de 0 a 100. O símbolo utilizado é o %.
Imagem: canva.com/porcentagem_https://acesse.one/LrHH4
Como calcular a porcentagem?
- Divida a porcentagem por 100 (todo) e
- Multiplique o resultado pelo valor em questão.
Por exemplo:
- 20% de 80 reais = 20 : 100 x 80 = 16 reais.
Outras maneiras de se calcular a porcentagem
10% de um valor
Calcular 10% de um valor é o mesmo que encontrar a décima parte desse valor, ou seja, dividir o valor por 10.
Por exemplo:
- 10% de 100 reais é igual a 100 : 10 = 10 reais.
- 10% de 90 reais é igual a 90 : 10 = 9 reais.
5% de um valor
Calcular 5% de um valor é o mesmo que encontrar a metade de 10% desse valor.
Por exemplo:
- 5% de 200 reais é igual a 200 : 10 : 2 = 20 : 2 = 10 reais.
- 5% de 300 reais é igual a 300 : 10 : 2 = 30 : 2 = 15 reais.
25% de um valor
Calcular 25% de um valor é o mesmo que encontrar um quarto desse valor, ou seja, dividir o valor por 4.
Por exemplo:
- 25% de 500 reais é igual a 500 : 4 = 125 reais.
- 25% de 1200 reais é igual a 1200 : 4 = 300 reais.
50% de um valor
Calcular 50% de um valor é o mesmo que encontrar a metade desse valor, ou seja, dividir o valor por 2.
Por exemplo:
- 50% de 150 reais é igual a 150 : 2 = 75 reais.
- 50% de 320 reais é igual a 320 : 2 = 160 reais.
75% de um valor
Calcular 75% de um valor é o mesmo que determinar o triplo da quarta parte desse valor, ou seja, dividir o valor por 4 e multiplicar o resultado por 3.
Por exemplo:
- 75 % de 800 reais é igual a 800 : 4 x 3 = 200 x 3 = 600 reais.
- 75% de 2000 reais é igual a 2000 : 4 x 3 = 500 x 3 = 1500 reais.
Existem outras maneiras de determinar a porcentagem, essas foram algumas. Espero que tenham gostado.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Como calcular 10% de uma determinada quantia? Veja como João Paulo fez.
“Divido 300 reais em 10 partes e pronto, ou seja, 300 : 10 = 30 reais”.
Seguindo o raciocínio do João Paulo, calcule:
A) 10% de 400 reais.
B) 10% de 800 reais.
C) 10% de 250 reais.
D) 10% de 980 reais.
QUESTÃO 02
Leia a afirmação da Paula Cristina.
“Se 10% de 120 reais é igual a 12 reais, então 20% de 120 reais é igual a 2×12 reais, ou seja, 24 reais”.
Seguindo o raciocínio da Paula Cristina, determine.
A) 30% de 120 reais.
B) 40% de 120 reais.
C) 50% de 120 reais.
D) 100% de 120 reais.
QUESTÃO 03
Como calcular 25% de alguma quantidade? É fácil! Veja como Maria Cândida calculou 25% de 600 reais.
“Dividi o 600 reais por 4, ou seja, 600 : 4 = 150 reais”
Seguindo o raciocínio da Maria Cândida, 25% de 800 reais é igual a:
(A) 100 reais.
(B) 150 reais.
(C) 200 reais.
(D) 250 reais.
QUESTÃO 04
Quando fez o cálculo de 75% de 700 reais, Paulo encontrou
(A) 725 reais.
(B) 625 reais.
(C) 525 reais.
(D) 425 reais.
SAIBA MAIS
Como calcular o valor a ser pago em um boleto vencido
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAMA0407) Resolver e elaborar situações- problema envolvendo cálculo de 10%, 25%, 50%, 75% e 100%. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. |