You are currently viewing Arte – Música – Gêneros Musicais

Arte – Música – Gêneros Musicais

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/2nU5EEE Acesso em 25, jun. 2024.

MÚSICA SERTANEJA

A música sertaneja é um gênero musical profundamente enraizado na cultura brasileira, especialmente no interior do país. Originária das zonas rurais, essa forma de expressão musical reflete a vida, os amores e as dificuldades do homem do campo. Com o passar dos anos, a música sertaneja evoluiu, incorporando novos elementos e ganhando uma popularidade cada vez maior em diversas regiões do Brasil. Um dos estados onde a música sertaneja possui uma presença marcante e significativa é Goiás.

MÚSICA SERTANEJA GOIANA

Goiás tem uma relação histórica e cultural intensa com a música sertaneja. Desde os tempos coloniais, a música regional, que mais tarde evoluiria para o que conhecemos como sertanejo, fazia parte das festas e celebrações locais. A combinação de influências indígenas, africanas e europeias ajudou a moldar o som  que caracteriza a música sertaneja goiana.

GUSTTAVO LIMA, UM REPRESENTANTE DA MÚSICA SERTANEJA GOIANA.

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/bRtbUg Focka. Acesso em 25, jun. 2024.

AS DUPLAS SERTANEJAS

Na década de 1940, o surgimento de duplas sertanejas que cantavam “modas de viola” começou a definir o estilo musical no estado. Duplas como Tonico e Tinoco, que embora paulistas, tiveram grande influência em Goiás, ajudaram a popularizar a música sertaneja em todo o Brasil. Nos primórdios da música sertaneja em Goiás, duplas como João Goiano e Goiazinho e Zico & Zeca começaram a ganhar notoriedade, estabelecendo um estilo próprio e característico.

SERTANEJO MODERNO

A partir dos anos 1980, a música sertaneja começou a sofrer transformações significativas. A introdução de instrumentos elétricos e a fusão com outros estilos musicais, como o pop e o rock, deram origem ao sertanejo moderno. Artistas goianos como Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano foram pioneiros nessa nova fase, alcançando sucesso nacional e internacional e colocando Goiás no centro do mapa da música sertaneja.

ZEZÉ DE CAMARGO & LUCIANO FAMOSA DUPLA SERTANEJA GOIANA

Imagem 3: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d9/Zez%C3%A9_di_Camargo_e_Luciano.jpg/800px-Zez%C3%A9_di_Camargo_e_Luciano.jpg?20070928182355 Focka. Acesso em 25, jun. 2024.

BERÇO DE TALENTOS

Leandro & Leonardo, por exemplo, surgiram de Goianápolis, uma pequena cidade de Goiás, e conquistaram o Brasil com sucessos como “Pense em Mim”. Zezé Di Camargo & Luciano, por sua vez, são originários de Pirenópolis e se tornaram ícones da música sertaneja com hits como “É o Amor”. Esses artistas não apenas alcançaram fama, mas também ajudaram a definir o sertanejo como um dos gêneros mais populares e influentes do país.

LEANDRO DA FAMOSA DUPLA SERTANEJA DE GOIANA, LEANDRO & LEONARDO.

Imagem 4: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leandro_durante_um_Show.jpg . Acesso em 25, jun. 2024.

ATUALIDADES

Hoje, Goiás continua a ser um celeiro de talentos sertanejos. Festivais como o Caldas Country, realizado em Caldas Novas, e o Villa Mix Festival, em Goiânia, são exemplos de como o estado se tornou um ponto de encontro para os amantes da música sertaneja. Esses eventos atraem milhares de fãs de todo o Brasil e do mundo, reafirmando a importância de Goiás no cenário da música sertaneja.

FESTIVAL CALDAS COUNTRY SHOW – CALDAS NOVAS – GO

Imagem 5: Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/78/Caldas_Country_Show.jpg?20141209163911 Acesso em 25, jun. 2024.

GOIÂNIA CAPITAL DA MÚSICA SERTANEJA

Além disso, a cidade de Goiânia é conhecida como a capital da música sertaneja universitária, um subgênero que surgiu nos anos 2000 e que combina elementos do sertanejo tradicional com influências modernas e urbanas. Artistas como Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e Matheus & Kauan, todos de Goiás, são grandes expoentes desse estilo e continuam a levar a música sertaneja a novos patamares de popularidade.

A música sertaneja não é apenas um gênero musical em Goiás, é uma parte integral da identidade e do patrimônio cultural do estado.

QUESTÃO 1

Explique a origem da música sertaneja:

QUESTÃO 2

Qual é a relação do Estado de Goiás com a Música Sertaneja?

QUESTÃO 3

Na década de 1940, o surgimento de duplas sertanejas começou a definir o estilo musical no estado, essas primeiras duplas cantavam

( A ) “roock”.

( B ) “modas de viola”.

( C ) “jazz”.

( D ) “MPB Música Popular Brasileira”.

QUESTÃO 4

A música sertaneja não é apenas um gênero musical é uma parte integral da identidade e

( A ) do patrimônio cultural do estado do Rio de Janeiro.

( B ) do patrimônio cultural do estado de Minas Gerais.

( C ) do patrimônio cultural do estado de Santa Catarina.

( D ) do patrimônio cultural do estado de Goiás.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Música
Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJAAM0603) Conhecer e valorizar a história da música produzida em Goiás
Referências:ALONSO, Gustavo. Cowboys do asfalto: Música sertaneja e modernização brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2015.
CALDAS, Waldenyr. Acordes na aurora: música sertaneja e indústria cultural. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
_______. O que é música sertaneja. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1997.
SANT´ANNA, Romildo. A moda é viola: ensaio do cantar caipira. Marília, São Paulo: Ed. Unimar. 2000.
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2008.