Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
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CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA
A música é uma forma de arte que se expressa através de sons organizados, e três conceitos fundamentais nessa organização são melodia, ritmo e harmonia. Cada um desses elementos desempenha um papel crucial na criação de peças musicais que podem evocar uma ampla gama de emoções e sentimentos.
MELODIA
Melodia é a sequência de notas musicais que são percebidas como uma única entidade. É o componente da música que normalmente captura a atenção e é frequentemente o mais lembrado. A melodia é o aspecto “cantável” da música, consistindo em uma série de tons que variam em pitch e duração. Em muitas músicas, a melodia é carregada pela voz principal ou pelo instrumento principal, guiando o ouvinte através da peça.
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RITMO
Ritmo, por outro lado, é o padrão temporal dos sons e silêncios na música. O ritmo dá à música seu pulso, ou batida, que é essencial para gerar movimento e dinâmica. Ele determina a duração das notas na melodia e como elas se relacionam com a batida constante. O ritmo pode ser simples e previsível, como em uma marcha, ou complexo e variado, como em algumas formas de jazz e música clássica.
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HARMONIA
Harmonia é o resultado da combinação de diferentes notas musicais tocadas ou cantadas simultaneamente. A harmonia enriquece a melodia, adicionando profundidade e complexidade sonora. Ela pode criar tensão ou resolução, dependendo das combinações de notas usadas, e é essencial para o desenvolvimento emocional de uma peça musical. Em geral, a harmonia é construída sobre acordes, que são grupos de notas que soam agradáveis quando tocados juntos.
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INTERAÇÃO
Esses três elementos trabalham juntos para criar a riqueza e a variedade da música. Enquanto a melodia pode ser a face mais reconhecível de uma peça musical, o ritmo e a harmonia fornecem a estrutura e o contexto que permitem à melodia brilhar. A interação entre melodia, ritmo e harmonia é o que torna a música uma forma de arte tão poderosa e emocionalmente ressonante.
QUESTÃO 1
O que é a melodia em música?
QUESTÃO 2
O que é a harmonia em música?
QUESTÃO 3
O elemento musical que determina a “batida” ou “pulso” da música é
(A) a melodia.
(B) o ritmo.
(C) a harmonia.
(D) a instrumentação.
QUESTÃO 4
Numa peça musical a harmonia é
(A) a sequência de notas que forma a linha vocal principal.
(B) o padrão de batidas que suporta a música.
(C) a combinação de diferentes notas tocadas simultaneamente.
(D) a variação do volume da música ao longo do tempo.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Música |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAAR0552) Analisar, reconhecer as estruturas musicais dos diferentes gêneros. |
Referências: | GRAMANI, Daniella; CUNHA, Glória Pereira da. José Eduardo Gramani: Rítmica do Gramani – a consciência musical do ritmo In: ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa (org.). Pedagogias Brasileiras em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 183-205. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica Viva: a consciência musical do ritmo. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008. SCHÖENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: EdUsp: 1993. WISNIK, J. M. O som e o sentido, São Paulo, Companhia das Letras: 1992. |