You are currently viewing Arte – Teatro

Arte – Teatro

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.

Você já ouviu falar sobre o teatro? 

Imagem livre Canva Educacional – 31 de maio de 2022

O teatro é uma arte mágica, cheia de histórias incríveis e personagens fascinantes! Vale muito a pena explorarmos juntos esse mundo de emoções, fantasias e aventuras.

O teatro é uma arte muito antiga que nasceu na Grécia, há séculos atrás. A palavra “teatro” não só representa o lugar onde as peças são encenadas, mas também toda a arte por trás delas. Ou seja, “ir ao teatro” e “fazer teatro”, possuem significados diferentes, contudo, dizem sobre a mesma arte.

Mas o que uma peça de teatro? 

São as histórias que foram escritas, contadas, encenadas para e no palco de um teatro! Para melhor compreender, lembre de um livro que você leu, como Peter Pan, João e Maria ou A Branca de Neve. Ao caminhar pela rua ou navegar nas redes sociais, encontra a propaganda de que haverá uma espetáculo de teatro com o mesmo nome do livro que você leu. Você e sua família compraram ingressos. 

Chegou o dia de ir ao teatro, estavam sentados na plateia, olhando para o palco. De repente, os personagens daquele livro que você leu, ganham vida diante dos seus olhos. Eles falam, riem, choram e até cantam! Tudo isso para contar uma história que pode ser engraçada, emocionante, triste ou até mesmo assustadora, igual a do livro que leu ou com algumas diferenças. Esse conjunto de elementos formam uma peça.

E quem são as pessoas que tornam tudo isso possível no palco? 

São os atores! Eles são artistas que se transformam em diferentes personagens, ao colocarem um figurino, maquiagem e entrarem no palco. Eles ensaiam muito para conseguir emocionar e surpreender a plateia a cada apresentação.

Quando você vai ao teatro, não é apenas para assistir passivamente. Você se torna parte da história! Você torce pelos heróis, fica com raiva dos vilões e se apaixona pelos romances. É como se você estivesse vivendo uma aventura junto com os personagens. A plateia faz parte do teatro, da peça e da encenação.

Então, da próxima vez que você vir uma propaganda de uma peça de teatro, não hesite peça ao responsável para vocês irem prestigiar! 

Como vimos, o teatro é um lugar mágico onde os sonhos se tornam realidade e as histórias ganham vida diante dos nossos olhos. Tenho certeza de que será uma experiência inesquecível, cheia de diversão e emoção!

Que as cortinas se abram para muitas aventuras teatrais em sua vida!

Questão 1

A partir do texto que lemos, Teatro é

(A) uma arte antiga, nascida em Portugal 

(B) uma arte recente nascida na Grécia

(C) uma arte antiga nascida na Grécia

(D) uma arte recente nascida na internet

Questão 2

Marque a alternativa que apresenta elementos do Teatro

(A) Telespectador, escritor e atores

(B) Plateia, ator e texto

(C) jogador, jornalista e ingresso 

(D) peça, plateia e jornalista

Questão 3

No Teatro, para os atores as expressões faciais e corporais são fundamentais para que a peça seja um sucesso. 

Por isso, vamos aprender um pouco sobre as expressões faciais e os sentimentos representados por elas.

Obs.: Se possível imprima a folha abaixo, se não for possível identifique e registre no caderno.

Atividade Autoral – 30 de maio de 2022

Questão 4

Vamos brincar?

Canal Ariadiny Candido “Mímica”. Disponível em: <https://youtu.be/8LKMMLLfyWc>. Acesso em: 6 Jun 2022.

Em pequenos grupos, vamos interpretar as três frases abaixo, por meio de mímica, ou seja, não podemos falar. Usamos apenas expressões faciais e corporais.

  • Vamos comer um cachorro quente, hoje?
  • Eu comi muito ontem, hoje estou passando mal! 
  • Estou apaixonado(a) pelo sol!

Questão 5

Com o mesmo grupo, vamos pensar em uma possibilidade de interpretação de roteiro teatral para podermos trabalhar de maneira contextualizada as expressões faciais por meio das ações dos personagens.

Para que facilite o trabalho, podem escolher uma história que gostam e adaptá-la para seu grupo como: A história da Dona Baratinha (Ana Maria Machado) é uma boa possibilidade de adaptação, bem como os Saltimbancos (Chico Buarque, Sergio Bardotti e Luis Enriquez Bacalov). Contudo, temos uma sugestão logo abaixo:


Saber Mais

Mímica, Por Ana Lucia Santana. Disponível em: <www.infoescola.com/artes/mimica/>

Portal Teatro na Escola – BANCO DE PEÇAS para uso livre. Disponível em: www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas

Viver de Teatro – Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg>

Canal Ariadiny Candido “Teatro”. Disponível em: <https://youtu.be/LyUx1Y5ezqE>. Acesso em: 6 Jun 2022.

Canal Viver de Teatro “Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg> Acesso em: 6 Jun 2022.

AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Processos de Criação: Trabalho colaborativo, coletivo e autoral Elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais

Contextos e Práticas: Histórias dramatizadas e outras narrativas



Processos de Criação: Imitação e jogo simbólico, composição e encenação de acontecimentos cênicos.
Habilidades

(GO-EF05AR20) Investigar e experimentar as possibilidades do trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos/criativos em teatro, ampliando o repertório corporal, a partir da exploração da teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano e extra cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

(GO-EF05AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao ver, ouvir, criar e contar histórias dramatizadas e outras narrativas, exercitando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional, refletindo sobre a construção dos enredos, reconhecendo os elementos teatrais envolvidos.

(GO-EF05AR21) Exercitar a imitação e o jogo simbólico, ressignificando objetos, fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, individual e coletivamente, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional, reflexiva e crítica.
Referência GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

SANTANA, Ana Lucia Mímica. Disponível em: <www.infoescola.com/artes/mimica/>

Vídeo: Viver de Teatro. Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg>

Portal: Teatro na Escola – BANCO DE PEÇAS para uso livre. Disponível em: <www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas>