ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Uma revolução é um fenômeno que impacta e modifica radicalmente aspectos econômicos e sociais. A criação das indústrias e a substituição da manufatura pelas máquinas gerou consequências na sociedade, como o modo de trabalho, a constituição e crescimento das cidades.
INDÚSTRIA E A REVOLUÇÃO
Disponível em:https://docs.google.com/document/d/1FFS9pL_e8dA6HTMB2FWMrMLaD6TNIS9YkyCHX8UGubU/edit.Acesso em 01 jun. 2022
A Revolução é entendida como um processo de mudança rápida e radical em uma determinada ordem social, política, econômica ou cultural. Nas revoluções há uma alteração das bases e modos de vida anteriores.
A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações econômicas, sociais e tecnológicas que ocorreu na Europa, iniciando-se na Inglaterra, a partir do século XVIII.
Nesse período houve uma transição da produção artesanal, baseada na manufatura, para a produção industrial em larga escala, com o surgimento das fábricas e a utilização de máquinas movidas a vapor. A quantidade de produtos produzidos pelas máquinas era consideravelmente maior do que os produtos feitos artesanalmente.
Essas mudanças tiveram um grande impacto nas relações de trabalho, pois a produção passou a ser concentrada em fábricas, com a divisão do trabalho e a inserção dos trabalhadores em um sistema de produção em que trocavam a a força de trabalho por um salário.
Além disso, a Revolução Industrial estimulou o crescimento populacional, a urbanização e o desenvolvimento dos transportes e das comunicações. A Revolução Industrial foi fundamental para que o sistema capitalista se desenvolvesse e a expansão do modo de produção industrial em diferentes partes do mundo. Contudo, também gerou desigualdades sociais, concentração de riquezas e impactos ambientais, que se refletem até os dias atuais.
Agora é com você, vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Antes da revolução industrial, havia o predomínio da atividade de manufatura na produção dos bens.
Veja alguns exemplos de produção manual:
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/rolar-artesanato-de-costura-tecido-663804/Acesso em 01 jun. 2022
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/tear-manual-tecelagem-tear-tecel%C3%A3o-4128631/Acesso em 01 jun. 2022
a) Você ou algum familiar já adquiriu algum produto confeccionado manualmente? Qual (is)?
b) Em sua opinião, quais as vantagens e desvantagens que o produto manufaturado possui quando se compara com o produto industrializado?
QUESTÃO 2
No início da Primeira Revolução Industrial (século XVIII) houve profundas modificações nas relações de trabalho.
Assinale a alternativa que indica uma característica do trabalho no período da Primeira Revolução Industrial:
a) Proibição do trabalho de menores de dezesseis anos.
b) Jornadas de trabalho de no máximo seis horas diárias.
c) Elevação dos salários da classe trabalhadora.
d) Aumento dos acidentes de trabalho.
QUESTÃO 3
A Revolução Industrial gerou uma nova forma de se relacionar com as máquinas, principalmente pela evolução tecnológica. Muitos trabalhadores, que desempenhavam atividades manuais, perderam seus postos de trabalho tendo em vista a adoção de maquinários.
De que forma os trabalhadores podem se adaptar diante da chegada de máquinas e tecnologias para continuarem tendo seus empregos no mercado de trabalho?
QUESTÃO 4
Os impactos da Revolução Industrial são sentidos até a atualidade e em todo mundo, pois os impactos na produção e nas relações de trabalho foram difundidos por várias partes do planeta.
A Revolução Industrial teve início em qual continente?
a) América.
b) Oceania
c) Europa.
d) Ásia
SAIBA MAIS
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF05HI10-A) Identificar os diferentes patrimônios materiais e imateriais de sua região e ou município com ênfase na Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Humanidade. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. IBGE. ODS11: Cidades e comunidades sustentáveis. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GCml3wU2g7g. Acesso em: 01 jun. 2022. MUNDO EDUCAÇÃO. Revolução Industrial. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/revolucao-industrial-2.htm. Acesso em 01 jun. 2022. |