ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DANÇA ESPORTIVA
A Dança Esportiva está ligada à dança de salão, sendo uma prática corporal executada por duplas, que mescla elementos do esporte com a arte da dança.
Sua origem deu-se no século XX, sendo que o período de maior desenvolvimento ocorreu entre as décadas de 1910 e 1930, concentrando-se principalmente nos Estados Unidos e na Europa, especialmente na Inglaterra. Já no Brasil, anos depois, a Dança Esportiva foi introduzida por imigrantes japoneses.
A Dança Esportiva abrange 10 ritmos internacionais de danças de salão, que são divididos em duas modalidades distintas: a standard/clássica (incluindo Valsa Lenta, Tango Internacional, Valsa Vienense, Slow Fox e QuickStep) e a latin/latina (englobando Samba Internacional, Cha cha cha, Rumba, Paso Doble e Jive).
Uma variante significativa da Dança Esportiva é a praticada em cadeira de rodas, que se destaca por sua natureza inclusiva. Essa forma de dança é especialmente projetada para pessoas com deficiência, proporcionando-lhes a oportunidade de participar ativamente dessa modalidade esportiva.
QUESTÃO 1
A Dança Esportiva é uma prática corporal realizada em dupla, que harmoniza elementos do
( A ) esporte e brincadeira.
( B ) jogo e ginástica.
( C ) esporte e dança.
( D ) jogo e luta.
QUESTÃO 2
Sobre a dança esportiva, marque ( V )para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.
( ) É dançada somente individualmente.
( ) É dividida nas modalidades standard e clássica.
( ) É praticada exclusivamente por mulheres.
( ) Foi trazida para o Brasil pelos imigrantes portugueses.
QUESTÃO 3
Uma variação da dança esportiva é a com cadeira de rodas. Sobre essa variante, leia o texto abaixo:
Agora responda:
a) Qual estilo de dança esportiva em cadeira de rodas que surgiu, provavelmente, devido à falta de parceiros andantes interessados no esporte?
b) Na sua opinião, qual o motivo desse desinteresse? Justifique.
QUESTÃO 4
A Dança Esportiva em Cadeira de Rodas (DECR) é uma variante esportiva adaptada da dança esportiva, projetada para pessoas com deficiência. Essa forma de dança
( A ) oferece uma alternativa de exercício físico excludente e segregador.
( B ) proporciona a inclusão, melhorando a autoestima e a interação social.
( C ) reduz a acessibilidade de atividades esportivas para pessoas com deficiência.
( D ) limita o desenvolvimento de habilidades físicas e sociais em um ambiente inclusivo.
SAIBA MAIS
Para saber um pouco mais sobre a dança esportiva em cadeira de rodas, assista o vídeo abaixo:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0321) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças. (EJAEF0324) Refletir acerca de modismos e padronizações histórico-culturais na dança, que impactam as relações de gênero e os preconceitos. (EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos. |
Referências | CNDD. Conselho Nacional de Dança Desportiva. Disponível: https://www.cndd.org.br/categoria/danca_esportiva/sobre_as_modalidades/. Acesso em 29 de maio de 2022. CBDCR. Confederação brasileira de dança em cadeira de rodas. Disponível em: https://www.cbdcr.org.br/wordpress/. Acesso em 29 de maio de 2022. |