Esta atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da EJA
NA ATIVIDADE DE HOJE VOCÊ APRENDERÁ SOBRE APRECIAÇÃO E LEITURA DE POEMAS E SOBRE OS GESTOS EM NOSSO COTIDIANO. PARA COMEÇAR, ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA IZABEL LEMOS E DESCUBRA ONDE NASCE A POESIA.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
POEMA É UM GÊNERO TEXTUAL ESCRITO EM FORMA DE VERSOS. O POEMA PODE OU NÃO TER RIMAS E TRATAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO: ACONTECIMENTOS COMUNS, PESSOAS, LUGARES, IDEIAS ENTRE OUTROS. ELE É CRIADO COMO SE FOSSE UM JOGO DE PALAVRAS. OBSERVE UM TRECHO DO POEMA ANINHA E SUAS PEDRAS, DE CORA CORALINA. ELE POSSUI RIMAS?
LER OU OUVIR A LEITURA DE UM POEMA PODE SER UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL, DAQUELAS QUE FICAM EM NOSSA MEMÓRIA E NOS MARCAM, DE FORMA POSITIVA OU NÃO. MAS PARA QUE ISSO ACONTEÇA É PRECISO APRENDER A APRECIAR, LER E OUVIR ESTE TIPO DE TEXTO.
ENTÃO AQUI VÃO ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ LER POEMAS.
O POEMA TEM POESIA, É UMA OBRA DE ARTE – COMECE A LEITURA SABENDO QUE ELE É UM TEXTO QUE POSSUI UM FORMATO DIFERENTE E DEIXE DE LADO QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO, AFINAL, O POETA, AO ESCREVER UM POEMA, QUER EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS , IDEIAS OU OPINIÕES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO.
TENHA CALMA – NÃO LEIA UM POEMA COMO VOCÊ LÊ UM TEXTO DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS POR EXEMPLO, AFINAL ELES POSSUEM FINALIDADES E OBJETIVOS DIFERENTES. PARA LER UM POEMA É PRECISO TER CALMA E LER DEVAGAR, APRECIANDO O JOGO DE PALAVRAS E AS SENSAÇÕES QUE O POEMA DESPERTA EM NÓS.
COMECE AOS POUCOS – HÁ VÁRIOS TIPOS DE POEMAS, ALGUNS SÃO MAIS SIMPLES QUE OUTROS. UMA DICA É COMEÇAR COM AUTORES MAIS CONHECIDOS.
VOCÊ PODE NÃO ESTAR PRONTO PARA AQUELE POEMA – ÀS VEZES VOCÊ PODERÁ NÃO COMPREEENDER O POEMA QUE ESCOLHEU E ISSO NÃO É UM PROBLEMA. TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO ESTEJA PRONTO PARA ELE E SAIBA QUE NEM SEMPRE VOCÊ CONSEGUIRÁ LER E COMPREENDER UM POEMA COMO GOSTARIA.
LEIA EM VOZ ALTA – TENTE LER O POEMA EM VOZ ALTA, OBSERVANDO O SOM DAS PALAVRAS E SEUS RITMOS. VEJA VÍDEOS DE PESSOAS DECLAMANDO POEMAS E PARTICIPE DOS SARAUS DA SUA ESCOLA. ESSA É UMA DICA EXCELENTE!
QUESTÃO 1
ASSISTA AO VIDEO A SEGUIR OBSERVANDO A POSTURA DO POETA BRÁULIO BESSA AO DECLAMAR O POEMA NUNCA É TARDE E TAMBÉM DA PLATEIA.
QUESTÃO 2
VOCÊ VÊ O ASSUNTO DO POEMA, NUNCA É TARDE, DA MESMA FORMA COMO O AUTOR?
QUESTÃO 3
O QUE O POEMA NUNCA É TARDE DESPERTOU EM VOCÊ?
QUESTÃO 4
ALÉM DA SUA VOZ, O POETA UTILIZOU ALGUNS GESTOS PARA AJUDÁ-LO NA DECLAMAÇÃO DO POEMA. NÓS TAMBÉM UTILIZAMOS GESTOS EM VÁRIAS DE NOSSAS AÇÕES EM NOSSO DIA A DIA, ELES NOS AJUDAM EM NOSSA COMUNICAÇÃO. PROCURE E SELECIONE EM REVISTAS OU LIVROS, IMAGENS DE PESSOAS QUE FAZEM MOVIMENTOS PARECIDOS COM OS QUE VOCÊ FAZ, QUANDO ESTÁ TRABALHANDO, E FAÇA UM BONITA COLAGEM, COMO A DA DESIGNER KARLA VIDAL.
QUESTÃO 5
AGORA É COM VOCÊ: LEIA UM TRECHO DO POEMA LÁ EM CASA,DE BRÁULIO BESSA E PREPARE-SE PARA DECLAMÁ-LO, ASSIM COMO FEZ O POETA NO VÍDEO QUE VOCÊ ASSISTIU NESTA ATIVIDADE. VOCÊ PODE CONVIDAR ALGUÉM PARA APRECIAR A SUA ATUAÇÃO. VAMOS LÁ?!
QUESTÃO 6
LEIA O POEMA ACIMA NOVAMENTE E ENCONTRE OUTRAS PALAVRAS QUE RIMAM COM A PALAVRA POTE.
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDES 14 E ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO CLICANDO) AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil. (EAJAAR0147) Explorar a teatralidade dos gestos e das ações cotidianas. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/leitura-escrita-e-declamacao-de-poemas/ https://www.prateleiradecima.com/5-dicas-para-ler-poesia/ https://www.karlavidal.com.br/colagem https://www.tudoepoema.com.br/category/braulio-bessa/ https://www.culturagenial.com/cora-coralina-poemas-essenciais/ |