You are currently viewing Ciências da Natureza – Como reduzir o consumo de energia elétrica?

Ciências da Natureza – Como reduzir o consumo de energia elétrica?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

A potência de um aparelho eletroeletrônico,e o seu tempo de uso são determinantes no cálculo do consumo de energia elétrica. Aliás, você sabia que até mesmo a luz emitida por alguns desses aparelhos, quando estão desligados, pode afetar a fatura final? Além da redução de custos, economizar o consumo de energia elétrica é uma atitude cidadã por também poupar todos os impactos socioambientais que a construção de usinas de eletricidade podem provocar, mesmo aquelas que reconhecidamente apresentam menores consequências, tais como as hidrelétricas.

Vamos refletir sobre esse tema?

Disponível em <http://www.comar.eng.br/dicas-praticas-para-a-economia-de-energia-eletrica/>.
Acesso em mai 22.

QUESTÃO 1

Existe no mercado uma grande variedade de lâmpadas: Incandescentes, halógenas, fluorescentes, LED e as de filamento são alguns exemplos. Leia os textos contidos nos links a seguir para responder às questões seguintes:

Link texto 1:
https://www.podergoias.com.br/materia/5516/prefeitura-de-goiania-trocara-toda-a-iluminacao-publica-por-tecnologia-led

Link texto 2:
https://museuweg.net/blog/conheca-os-diferentes-tipos-de-lampadas/

A) De acordo com o texto 1, qual é o tipo de lâmpada utilizada na atualidade, na cidade de Goiânia?

B) Conforme lido em ambos os textos, responda: por qual motivo o uso de lâmpadas de LED é uma boa alternativa, ao considerarmos os demais modelos?

C) Conforme o texto 2 apresentou, escreva quais são as principais medidas que devem ser adotadas em relação ao descarte de lâmpadas em geral e o porquê de tais cuidados.

QUESTÃO 2

A geladeira é um item muito importante no processo de armazenamento de alimentos, aumentando a durabilidade e evitando desperdícios. Ela, também, pode consumir bastante energia, principalmente se não for feito um bom uso. Dessa maneira, preencha a tabela abaixo, apresentando atitudes que representam o mau uso da geladeira. Para cada uma delas, explique por que esse comportamento não é recomendado e aponte uma solução. Siga o exemplo.

AtitudePor que não é recomendadoPossível solução
Inserir um alimento quente na geladeiraA geladeira precisa manter a temperatura baixa e constante, aumentando o consumo de energia elétricaArmazenar bem o alimento (com uso de tampa, por exemplo), armazenando na geladeira quando a temperatura estiver menor.






QUESTÃO 3

Ao adquirir um novo equipamento ou eletrodoméstico, além da pesquisa de preços, é interessante verificar o Selo Procel. O que é esse selo e por que é importante considerar as informações ali contidas?

QUESTÃO 4

Suponhamos que você é um “fiscal da economia”, sendo designada a você a missão de identificar atitudes no espaço escolar que contribuem para o aumento no consumo de energia elétrica. Dessa maneira, faça uma reflexão acerca do seu comportamento e dos demais integrantes da escola em relação a esse tema, respondendo aos itens abaixo.

A) As lâmpadas e ventiladores têm sido apagados quando a sala de aula fica vazia? As lâmpadas dos corredores estão acesas, mesmo quando/se não é necessário? Há algum aparelho que permanece ligado no modo stand by? registre suas impressões.

B) De acordo com a sua resposta ao item anterior, escolha um ponto crítico ou o que considera mais importante e elabore um áudio ou vídeo apresentando uma campanha de sensibilização e conscientização, direcionado à comunidade escolar.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-8o-ano/


SAIBA MAIS

No vídeo a seguir, é discutida a importância da economia no consumo de energia elétrica, sendo apresentadas algumas dicas. Aprenda com a professora Mariana Araguaia!

Canal Mariana Araguaia. “Redução no Consumo de Energia Elétrica”. Disponível em <https://youtu.be/gDCfOWYoA9w>. Acesso em mai. 2022.

Componente curricularHabilidade
Ciências da Natureza(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
(EF08CI05-A) Reconhecer formas de diminuir o consumo de energia elétrica nas residências, instituições escolares, empresas, avaliando os benefícios econômicos, sociais e ambientais.

ReferênciasBASILIO, Patrícia. Conta de luz: confira 10 dicas para economizar energia elétrica. G1. Disponível em https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/06/29/conta-de-luz-confira-10-dicas-para-economizar-energia-eletrica.ghtml. Acesso em mai. 22.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
CEMIRIM. Economia de Energia. Disponível em https://cemirim.com.br/economia-de-energia/. Acesso em mai. 22.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
LEITÃO, Victor. Dicas de Economia de Energia Elétrica: veja as melhores, economize e ajude o planeta! iDinheiro. Disponível em https://www.idinheiro.com.br/financaspessoais/economia-de-energia/. Acesso em mei. 22.
MINAS GERAIS. Dicas para Economia de Energia Elétrica na Iluminação. CEFET-MG. Disponível em http://www.compras.mg.gov.br/images/Legislacao/Energia_El%C3%A9trica/Cartilha_de_Dicas_de_Economia_de_Consumo_de_Energia.pdf. Acesso em mai. 22.