Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Rudolf Von Laban foi um dançarino e coreógrafo húngaro que desenvolveu uma abordagem única para a análise do movimento humano. Em seus estudos, ele identificou quatro fatores principais que compõem o movimento humano: o corpo, o espaço, o tempo e o fluxo.
O primeiro fator é o corpo. De acordo com Laban, o corpo humano pode ser dividido em três partes principais: cabeça, tronco e membros. Cada uma dessas partes pode ser subdividida em outras partes menores, como braços, pernas, mãos, pés e assim por diante. Laban acreditava que o corpo humano é capaz de uma ampla gama de movimentos, que podem ser combinados de várias maneiras para criar expressões artísticas únicas.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/soucheff/8349616164 Acesso em 02, mai. 2023
O segundo fator é o espaço. Laban argumentava que o movimento humano acontece dentro de um espaço tridimensional, e que diferentes partes do corpo ocupam diferentes áreas desse espaço. Ele identificou três dimensões espaciais: altura, largura e profundidade. Além disso, Laban destacou a importância de entender a relação entre o corpo e o espaço, bem como a relação entre as diferentes partes do corpo e o espaço.
Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/dan%C3%A7a-movimento-dan%C3%A7arino-dan%C3%A7ando-4819295/ Acesso em 02, mai. 2023
O terceiro fator é o tempo. Segundo Laban, o movimento humano ocorre em um continuum de tempo, que pode ser dividido em diferentes segmentos ou unidades. Ele identificou quatro segmentos principais: pulso, duração, tempo e ritmo. Cada um desses segmentos pode ser manipulado de várias maneiras para criar uma ampla gama de expressões artísticas.
Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/hip-hop-dan%C3%A7a-frio-estilo-3256398/ Acesso em 02, mai. 2023
O quarto e último fator é o fluxo. Laban argumentava que o movimento humano é caracterizado por um fluxo constante, que pode ser expresso de várias maneiras diferentes. Ele identificou quatro tipos principais de fluxo: livre, pesado, vibratório e flutuante. Cada um desses tipos pode ser usado para criar expressões artísticas únicas.
Disponível em https://jaboatao.pe.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/Espet%C3%A1culo-do-%C3%81ria-Social-premiado-nacionalmente-marca-estreia-do-1%C2%BA-Festival-de-Dan%C3%A7a-do-Jaboat%C3%A3o.jpg Acesso em 02, mai. 2023
No geral, os estudos de Rudolf Von Laban sobre os fatores do movimento oferecem uma estrutura útil para entender e analisar o movimento humano. Ao prestar atenção aos aspectos do corpo, espaço, tempo e fluxo, os artistas e dançarinos podem criar expressões artísticas mais ricas e envolventes, e os cientistas do movimento podem estudar o movimento humano de uma maneira mais completa e detalhada.
QUESTÃO 1
Rudolf Von Laban foi um dançarino e coreógrafo húngaro que desenvolveu uma abordagem única para a análise do movimento humano. Laban identificou quatro fatores principais que compõem o movimento humano
(A) Força, flexibilidade, equilíbrio e postura.
(B) Corpo, espaço, tempo e fluxo.
(C) Altura, largura, profundidade e duração.
(D) Ritmo, pulso, tempo e energia.
QUESTÃO 2
Laban argumentava que o movimento humano é caracterizado por um fluxo constante, que pode ser expresso de várias maneiras diferentes. De acordo com os estudos de Rudolf Von Laban, o que é o fluxo no movimento humano?
(A) Direção em que o corpo se move.
(B) A maneira como o corpo é posicionado no espaço.
(C) A energia e a qualidade do movimento.
(D) A duração e o ritmo da ação.
QUESTÃO 3
Como os fatores do movimento humano identificados por Rudolf Von Laban podem ser usados para aprimorar a compreensão e análise das expressões artísticas?
QUESTÃO 4
De que maneira a abordagem de Laban para a análise do movimento humano pode ser aplicada por cientistas do movimento?
SAIBA MAIS – ARTE/DANÇA – FATORES DO MOVIMENTO
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Dança |
Habilidade | (GO-EF06AR10-A) Explorar as diversas ações corporais, como saltar, girar, rolar, correr, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço, deslocamentos, planos, direções, caminhos e tempo/ritmos de movimento, lento, moderado e rápido, ampliando as percepções e sensações sobre o próprio corpo e o corpo do outro, transformando-o em material de pesquisa e criação para o movimento dançado. |
Referências | GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. – São Paulo: Annablume, 2005. KATZ, Helena e GREINER, Christine. Corpo e Processo de Comunicação. Revista Fronteiras, 2001. LABAN, Rudolf Von.Dança Educativa Moderna (tradução Maria da Conceição Parayba Campos). São Paulo: Ícone, 1990. |