Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.
Você já foi ao teatro?
Se a resposta for sim, você sabe que o teatro é uma arte que emociona, diverte, faz refletir e até mesmo provoca.
O Teatro tem origem grega, e a palavra “teatro” representa tanto o lugar/estabelecimento quanto a arte.
Para que uma peça de teatro seja um sucesso, é fundamental que os atores sejam capazes de transmitir as emoções da história para a plateia. Isso é feito por meio de expressões faciais e corporais.
As expressões faciais são uma forma de comunicação não verbal que pode ser usada para transmitir uma variedade de emoções, como alegria, tristeza, raiva, medo e surpresa.
As expressões corporais também são importantes para a comunicação no teatro. Elas podem ser usadas para demonstrar ações, sentimentos e emoções. Por isso, os atores devem usar as expressões faciais e corporais para transmitir as emoções da história.
Aqui estão algumas dicas para os atores que querem melhorar suas expressões faciais e corporais:
- Pratique em frente ao espelho: isso vai ajudar você a perceber como as suas expressões são percebidas pelo público.
- Observe as pessoas ao seu redor: preste atenção nas expressões faciais e corporais que elas usam para expressar emoções.
Além das expressões faciais e corporais, os atores também precisam saber como usar a voz para transmitir as emoções da história. A voz é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para criar suspense, humor, tensão e outros efeitos emocionais.
O teatro é uma arte rica e complexa que exige um grande talento e dedicação dos atores. Ao aprender a usar as expressões faciais, corporais e vocais, os atores podem criar performances que emocionam e enchem a plateia de alegria.
A seguir, vamos aprender algumas expressões faciais e os sentimentos representados por elas.
- Alegria: sorriso, olhos brilhantes, sobrancelhas levantadas.
- Tristeza: boca caída, olhos lacrimejados, sobrancelhas franzidas.
- Raiva: sobrancelhas franzidas, mandíbula apertada, nariz franzido.
- Medo: olhos arregalados, pupilas dilatadas, boca aberta.
- Surpresa: sobrancelhas levantadas, boca aberta, olhos arregalados.
Essas são apenas algumas expressões básicas. Na verdade, existem muitas outras.
Espero que este texto tenha ajudado você a aprender um pouco mais sobre o teatro. Se você ainda não foi ao teatro, eu recomendo que experimente. É uma experiência inesquecível.
Questão 1
Assinale a alternativa que define corretamente a expressão facial de alegria:
(A) Sorriso, sobrancelhas levantadas.
(B) Boca caída, sobrancelhas franzidas.
(C) Sobrancelhas franzidas, mandíbula apertada, nariz franzido.
(D) Olhos arregalados, boca aberta.
Questão 2
Assinale a alternativa que apresenta uma expressão facial que pode ser usada para transmitir o sentimento de medo:
(A) Sorriso, olhos brilhantes, sobrancelhas levantadas.
(B) Boca caída, olhos lacrimejados, sobrancelhas franzidas.
(C) Sobrancelhas franzidas, mandíbula apertada, nariz franzido.
(D) Olhos arregalados, pupilas dilatadas, boca aberta.
Questão 3
No Teatro as expressões faciais e corporais são fundamentais para que a peça seja um sucesso.
Por isso, vamos aprender um pouco sobre as expressões faciais e os sentimentos representados por elas.
Obs.: Se possível imprima a folha abaixo, se não for possível identifique e registre no caderno.
Questão 4
Vamos Brincar?
Antes de iniciarmos a brincadeira é importante relembrar que esta é uma atividade importante referente a uma Arte milenar.
Faça em dupla ou em pequeno grupo a representação dos sentimentos a seguir.
Cada criança deverá escolher um sentimento para representar por vez. Todos devem participar.
Feliz | Nervoso(a) |
Sério(a) | Maligno(a) |
Sorridente | Olhar de Piedade |
Gargalhando | Apaixonado(a) |
Envergonhado(a) | Contrariado(a) |
Triste | Bravo (a) |
Chorando | Medo |
Desconfiado(a) | Apavorado(a) |
Nojo | Vergonhado(a) |
Questão 5
Agora, com o mesmo grupo, vamos pensar em uma possibilidade de construção de roteiro teatral no qual poderemos trabalhar de maneira contextualizada as expressões faciais por meio das ações dos personagens.
Para que facilite o trabalho do grupo, podem escolher uma história que gostam e adaptá-la para a uma peça teatral.
A história da Dona Baratinha (Ana Maria Machado) é uma boa possibilidade de adaptação, bem como os Saltimbancos (Chico Buarque, Sergio Bardotti e Luis Enriquez Bacalov) ou ainda as histórias em quadrinhos como as da Turma da Mônica (Mauricio de Souza.)
Caso haja dúvidas na construção do Roteiro veja o exemplo:
Saber Mais
Mímica, Por Ana Lucia Santana. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/mimica/>
Viver de Teatro – Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg>
Portal Teatro na Escola – BANCO DE PEÇAS – para uso livre. Disponível em: https://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Elementos da Linguagem: Elementos constitutivos da linguagem teatral presentes em diferentes manifestações culturais nacionais. Contextos e Práticas: Histórias dramatizadas e outras narrativas. Elementos da Linguagem: Dramaturgia, Vocabulário teatral. Processos de Criação: Imitação e jogo simbólico, composição e encenação de acontecimentos cênicos. | (GO-EF04AR20) Experimentar e investigar as possibilidades do trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos/criativos em teatro, construindo um repertório corporal, a partir da exploração da teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano e extra-cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF04AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao ver, ouvir e contar histórias dramatizadas e outras narrativas, exercitando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional, refletindo sobre a construção dos enredos. (GO-EF04AR21) Exercitar a imitação e o jogo simbólico, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, individual e coletivamente, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva. |
Referência: | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. PDF Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/UNDIME Goiás, 2018. Mímica, Por Ana Lucia Santana. Disponível em: <www.infoescola.com/artes/mimica> Viver de Teatro – Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg> Portal Teatro na Escola – BANCO DE PEÇAS para uso livre. Disponível em: <www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas>. |