Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
LER PARA DESVENDAR O MUNDO
OLÁ ESTUDANTE!
VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE O POR QUE É IMPORTANTE LER?
A LEITURA NOS AJUDA A ADQUIRIR CONHECIMENTO. AO LER, APRENDEMOS MUITAS INFORMAÇÕES.
LER ESTIMULA NOSSO PENSAMENTO CRÍTICO, AJUDA A MELHORAR NOSSO VOCABULÁRIO, ALIMENTA NOSSA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE.
ALGUNS ESPECIALISTAS DIZEM QUE PODEMOS LER PARA ESTUDAR, POR PRAZER OU PARA BUSCAR INFORMAÇÕES.
E COMO PODEMOS CRIAR O HÁBITO DE LER?
PRECISAMOS SER DISCIPLINADOS, FAZER UM PLANO, SER PERSISTENTES E COMPROMETIDOS.
DEPOIS PODEMOS EXPLORAR UM ASSUNTO DE PREFERÊNCIA. VOCÊ PODE PROCURAR LIVROS, SITES E OUTRAS FONTES. DEDIQUE UM TEMPO TODOS OS DIAS PARA LER.
E VOCÊ SABE QUAL É A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA?
PESQUISAR SIGNIFICA BUSCAR NOVAS INFORMAÇÕES.
A PESQUISA IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TEORIAS, CONCEITOS E IDEIAS INOVADORAS.
ATRAVÉS DA PESQUISA, PODEMOS IDENTIFICAR DESAFIOS, ANALISAR OPÇÕES, COLETAR INFORMAÇÕES RELEVANTES E AVALIAR EVIDÊNCIAS PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES EFICAZES.
PODEMOS ENCONTRAR FONTES DE PESQUISA COMO: ARTIGOS CIENTÍFICOS, ENCICLOPÉDIAS, DOCUMENTÁRIOS, ENTREVISTAS, LIVROS, REVISTAS, INTERNET E OUTROS RECURSOS.
Atividades
QUESTÃO 1
O ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA É UM TIPO DE TEXTO EXPOSITIVO E ARGUMENTATIVO MAIS ELABORADO. SÃO PRODUZIDOS MEDIANTE PESQUISAS, APROFUNDAMENTOS TEÓRICOS E RESULTADOS DE INVESTIGAÇÕES SOBRE DETERMINADO TEMA. VEJA O TEXTO SEGUINTE:
O TRECHO ACIMA PERTENCE A UM TEXTO DO GÊNERO ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POIS:
(A) CONTA UMA HISTÓRIA ONDE OS ANIMAIS TÊM CARACTERÍSTICAS HUMANAS.
(B)FOI PRODUZIDO MEDIANTE PESQUISAS, APROFUNDAMENTOS EM DETERMINADO TEMA.
(C) FAZ PARTE DA LITERATURA E DA CULTURA POPULAR, COM FRASES DIFÍCEIS DE PRONUNCIAR, POIS POSSUEM SÍLABAS COM SONS PARECIDOS.
(D) É UTILIZADO ENTRE AS PESSOAS COM O OBJETIVO DE CORRESPONDEREM ENTRE SI.
(E) CONTA UMA HISTÓRIA DE ASSOMBRAÇÃO.
QUESTÃO 2
AINDA SOBRE O TEXTO APRESENTADO NO EXERCÍCIO ANTERIOR, RESPONDA:
A) QUAL É O ASSUNTO DO TEXTO?
B) QUAL É O TÍTULO?
C) ESCOLHA NO TEXTO UMA PALAVRA QUE VOCÊ NÃO CONHECE, PROCURE O SIGNIFICADO E REGISTRE:
QUESTÃO 3
FAZ PARTE DOS BENEFÍCIOS DA LEITURA EXCETO:
(A) LER ESTIMULA NOSSO PENSAMENTO CRÍTICO
(B) AJUDA A MELHORAR NOSSO VOCABULÁRIO
(C) ALIMENTA NOSSA IMAGINAÇÃO.
(D) ALIMENTA NOSSA CRIATIVIDADE.
(E) ALGUNS ESPECIALISTAS DIZEM QUE PODEMOS LER APENAS PARA ESTUDAR.
QUESTÃO 4
O VERBETE DE CURIOSIDADE É UM GÊNERO QUE TEM COMO OBJETIVO DESPERTAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE DO LEITOR AO FORNECER UM FATO POUCO CONHECIDO OU UMA PERSPECTIVA INCOMUM SOBRE UM TEMA ESPECÍFICO. AS FRASES SÃO INICIADAS POR “VOCÊ SABIA?”, EM SEGUIDA, APRESENTA-SE UMA CURIOSIDADE EM FORMA DE PERGUNTA. AGORA, É COM VOCÊ! QUE TAL PRODUZIR UM “VOCÊ SABIA”? ESCOLHA UM ASSUNTO DO SEU INTERESSE (ALIMENTAÇÃO, ESPORTE, BRINCADEIRAS, VIAGEM, JOGOS, MÚSICA, PESSOAS FAMOSAS…), PESQUISE UMA CURIOSIDADE SOBRE O ASSUNTO ESCOLHIDO E EM SEGUIDA ESCREVA UM VOCÊ SABIA. INICIE COM “VOCÊ SABIA?” E TERMINE COM UMA PERGUNTA. BOA PRODUÇÃO!
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, por meio digital ou impresso. (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |