You are currently viewing Educação Física: Elementos da Dança

Educação Física: Elementos da Dança

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Elementos da Dança

A dança é uma prática corporal que surgiu ainda na pré-história, mais precisamente nas cerimônias religiosas, na forma de movimentos que simbolizam os temas de cada cerimônia, como um casamento, nascimento, morte, colheita, mudança de estação climática etc. Portanto, ela se diferencia das outras práticas corporais por ser uma forma de linguagem não verbal que expressa ideias, sentimentos e narrativas através de movimentos e gestos.

Dos movimentos expressivos realizados nas cerimônias religiosas pré-históricas, a dança passou a ser praticada também pelo povo, surgindo assim as primeiras danças populares, que foram criadas e se desenvolveram conforme as características e valores de cada sociedade, expressando assim cada qual o seu modo de vida e costumes.

Assim, nos dias atuais de globalização e internet, existem uma grande diversidade de danças disponíveis que podemos conhecer e praticar em diferentes locais e oportunidades.

Embora seja uma prática muitíssima diversificada, a dança é formada por três elementos básicos, e que podem ser interpretados para entendermos os significados de cada dança.

O primeiro elemento é, obviamente, o próprio Movimento Corporal e os gestos e expressões faciais de quem dança.

Os movimentos corporais da dança são realizados conforme um Ritmo, que pode ser mais intenso, moderado ou lento. O ritmo é, geralmente, composto por compassos de 4 ou 8 tempos.

Por fim, o corpo quando dança se movimento dentro de um ritmo pelo Espaço, ou seja em diferentes direções (para cima, para baixo, para os lados, para frente e para trás e também nas diagonais), em diferentes dimensões (pequeno, médio e grande), em diferentes níveis (baixo e próximo ao chão, médio ou alto e com saltos) e em diferentes extensões (perto, médio, longe)

Assim, a diversidade de danças não se dá apenas por conta da diversidade de modos de vida, mas também pela diversidade de movimentos, ritmos e formas de se deslocar pelo espaço que o ser humano pode criar para se expressar.

Questão 1

Uma das principais características das danças é que elas são práticas corporais

(A) competitivas.

(B) sem sentido.

(C) aleatórias.

(D) expressivas.

Questão 2

Apesar de uma enorme diversidade de danças, todas elas possuem pelo menos 3 elementos básicos comuns, que são

(A) ritmo, compasso e regras.

(B) movimentos, espaço e competição.

(C) ritmo, espaço e equilíbrio.

(D) movimentos, ritmo e espaço.

Questão 3

Como surgiram as primeiras formas de dança?

Questão 4

Explique o que é ritmo no contexto da dança.

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo da Professora Sara Moraes para você saber mais sobre os elementos da dança e como podemos explorá-los.

Canal Sara Moraes. Disponível em: https://youtu.be/91U3nGCSmDk
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0526) Refletir e analisar a evolução histórica da dança, estabelecendo relações com a sociedade atual.
(EJAEF0527) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças.
(EJAEF0528) Experimentar e ampliar a combinação dos diferentes elementos da dança.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022